3

Minutos de leitura

Realizar o controle de temperatura na indústria de alimentos, seja na produção ou no armazenamento dos produtos é fundamental e uma das tarefas que exigem maior atenção, já que qualquer descuido nesse sentido pode resultar em perda de produção.

De acordo com pesquisas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), pelo menos 10% de toda a produção alimentícia é desperdiçada no Brasil, enquanto cerca de 30% do total produzido em todo o planeta também acaba tendo o mesmo destino.

Um dos principais motivos para esses números serem tão altos está no comportamento doméstico ou em restaurantes. As indústrias de alimentos tem se apresentado como os setores mais preparados, principalmente com o investimento em um layout bem estruturado e em tecnologias e equipamentos para garantir a integridade do local.

Alimentos que não estão conservados em uma temperatura correta são expostos a proliferação de bactérias, responsáveis pela contaminação dos produtos e que podem ocasionar danos à saúde do consumidor.

Portanto, não restam dúvidas da importância do controle de temperatura em sua indústria de alimentos. Confira nesse artigo como as portas rápidas podem auxiliar com esse ponto de atenção.

A importância do controle de temperatura na indústria de alimentos

Fazer o controle de temperatura na indústria alimentícia é seguir as principais normas estabelecidas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para padronizar a conservação dos alimentos. De acordo com a RDC 216, os alimentos prontos devem ser mantidos nas seguintes temperaturas:

  • Aquecidos: acima de 60°C por até 6 horas;
  • Resfriados: abaixo de 5°C por até 5 dias;
  • Congelados: abaixo de -18ºC até a data de vencimento do produto.

Os ambientes que atuam diretamente com alimentos devem estar equipados com instrumentos que permitam monitorar e manter a temperatura ideal, como é o caso das câmaras frias que possuem a finalidade de evitar a troca de calor entre o ambiente externo e interno e realizam o armazenamento de carnes e frutas e hortaliças, por exemplo.

Em outros locais, como na indústria de chocolates, o controle da temperatura possui extrema importância nos processos de temperagem e de resfriamento, já que são etapas que definem a qualidade final do chocolate produzido.

Outros cuidados que a indústria de alimentos deve se atentar

Ao fazer o controle de temperatura adequado, a indústria também está garantindo a integridade dos seus colaboradores. Ambientes que possuem uma temperatura mais adequada possuem alta influência na produtividade dos colaboradores e promovem a prevenção de doenças respiratórias mais graves.

Entretanto, o controle de temperatura não deve ser o único cuidado que as indústrias de alimentos devem tomar para garantir que os produtos cheguem com qualidade até a mesa do consumidor.

Tanto a higiene quanto a vedação também devem ser prioridades para os gestores, uma vez que evitam o contato de produtos com microrganismos presentes no exterior e a entrada de possíveis impurezas, além de um local fechado auxiliar em um fluxo de trabalho mais direcionado.

O controle de temperatura, a higiene e a vedação são considerados os três pontos de atenção em uma planta industrial de alimentos para garantir a qualidade e a segurança dos produtos. Para garantir os três pontos, o uso de portas rápidas se faz necessário, além de serem soluções práticas e econômicas para a sua indústria.

Portas Rápidas para o controle de temperatura na indústria de alimentos

Especialista no mercado de portas rápidas e com mais de 30 anos de atuação, a Rayflex disponibiliza em seu portfólio diversos modelos de portas rápidas para promover o controle de temperatura dentro de uma indústria de alimentos.

Com alta performance de vedação e projetadas para ilimitadas aberturas diárias, os modelos de portas rápidas da Rayflex possuem fácil higienização e impedem a troca de calor entre os ambientes mesmo quando ocorre o fluxo de pessoas devido a possibilidade de abertura e fechamento de maneira automática.

Para saber mais sobre os modelos que se encaixam na sua indústria e solicitar um orçamento, entre em contato agora mesmo com nossa equipe de atendimento.

Compartilhar em:

Assine nossa newsletter

Inscreva-se gratuitamente e saiba em primeira mão as novidades da Rayflex.

Sobre a Rayflex

Referência no setor há mais de 35 anos, a Rayflex é especializada no desenvolvimento de portas rápidas inteligentes e equipamentos para docas — atendendo de forma personalizada às necessidades do seu ambiente operacional.

Fale com nosso time.

Outras matérias

Infraestrutura Logística 4.0 Como Preparar sua Operação para 2029

Como preparar a infraestrutura logística para o crescimento do setor até 2029?

15/01/2026

Primeiramente, para preparar a infraestrutura logística para o crescimento projetado de 23% no Brasil até 2029, é essencial investir em...

Equipamentos para docas na Logística 4.0

Soluções Rayflex acompanham o ritmo da Logística 4.0

05/01/2026

05/01/2026 Por Rayflex. Certamente, nos últimos anos, a logística passou por uma transformação acelerada. Neste contexto, termos como WMS e...

23734_BLOG_EXTRA_A_responsabilidade_da_industria_vai_alem_do_portao_da_fabrica

Para além do portão da fábrica: a importância da vedação e do controle na cadeia logística estendida

23/12/2025

Por: Rayflex | Publicado em: 23/12/2025 | Categoria: Produtos / Inovação A indústria brasileira de alimentos e bebidas opera com...