Assine a nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

3 pontos de atenção em uma planta industrial de alimentos

O layout de uma planta industrial de alimentos deve não só criar um ambiente fluido como garantir a conservação dos produtos. Entenda!

A criação de uma planta industrial de alimentos envolve uma série de cuidados. De acordo com o Sebrae, um layout inadequado é capaz de aumentar em até 30% o tempo de produção de uma fábrica. Pensando que economizar processos é também reduzir gastos indevidos, elaborar um projeto industrial é fundamental!

Para uma fábrica de alimentos, é impossível pensar em um único modelo que atenda todas as necessidades, independente do segmento, já que cada insumo tem suas particularidades tanto em processo como também em relação ao estoque.

Atualmente, quatro tipos de layout industrial são os mais aplicados: produto, processos, celular e posicional. Cada um deles possui o foco maior em uma metodologia de trabalho, mas todos apresentam uma preocupação importante: estocagem, movimentação e fluxo de pessoas. A seguir, elencamos os três principais tópicos que o responsável pelo projeto de uma fábrica de alimentos deve se atentar.

3 pontos de atenção em uma planta industrial de alimentos

1. Controle de temperatura

Trabalhar com a fabricação de alimentos demanda uma série de cuidados importantes e o controle de temperatura é um dos mais rigorosos.

Pensar em estratégias para controlar a temperatura é um dos pontos mais importantes na hora de criar uma planta industrial de alimentos. A razão é simples: o controle climático pode ser decisivo tanto na conservação do produto ou, por outro lado, na perda de matéria prima por estrago.

As indústrias de alimentos precisam manter uma temperatura que seja ideal para o tipo de insumo que está sendo fabricado. Para isso, oscilações climáticas devem ser evitadas. É importante que tanto o estoque como também a área de produção possuam elementos que apoiem no isolamento térmico do espaço, garantindo que ele se mantenha estável em todas as etapas de criação do mantimento.

2. Higiene

Manter o ambiente limpo e isolado de impurezas externas oferece segurança no preparo dos alimentos em uma indústria e evita estragos em razão do contato do produto com microrganismos presentes no exterior da fábrica.
Nesse caso, é importante que a planta industrial de alimentos inclua equipamentos ou processos que evitem esse tipo de proliferação.

Além de pensar em barreiras para evitar a entrada de impurezas que podem ter contato com o produto, é importante investir em estruturas de fácil higienização, assim tornando a rotina de limpeza mais rápida para economizar em tempo de operação.

3. Vedação

A vedação é o que vai garantir que os outros dois pontos se concretizem: isolar a temperatura e evitar a proliferação de microrganismos no interior da indústria.

Em uma planta industrial de alimentos é importante pensar em equipamentos que ajudem a manter o ambiente isolado e controlado para maior segurança dos produtos. Além disso, o local fechado ajuda a focar na operação e criar um fluxo de trabalho mais direcionado.

Soluções da RAYFLEX para a indústria alimentícia

Incluir na planta industrial de alimentos um modelo de porta rápida é uma solução prática e econômica capaz de sanar os três pontos listados acima.

As portas rápidas atuam como verdadeiras barreiras que evitam a entrada de microrganismos de um espaço para o outro, e de quebra, oferecem isolamento térmico e acústico ao ambiente.

Além de ajudar na conservação do produto, as portas rápidas também são eficazes para garantir uma movimentação mais fluida dos colaboradores, já que elas são automáticas e com velocidade de abertura e fechamento que podem chegar a até 2,5 m/s*.

A RAYFLEX é líder no mercado nacional de portas rápidas com um portfólio que inclui equipamentos que podem ser utilizados para ambientes internos, externos e até câmaras frigoríficas.

Com mais de 30 anos de experiência, a RAYFLEX oferece as melhores soluções para empresas do ramo alimentício. Para consultar valores ou tirar dúvidas sobre as soluções para o seu negócio, entre em contato com nossa equipe de atendimento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *