2

Minutos de leitura

O período entre início de março e meados de abril é marcado por um dos feriados mais aguardados pela população: a Páscoa. As novidades do mercado que estão sendo preparadas pelas indústrias de chocolate chamam a atenção e muitos aguardam para apreciá-las.

No entanto, o que poucas pessoas conhecem é o processo de produção dos ovos de chocolate e quais são os cuidados necessários para garantir a qualidade dos produtos.

Com a pandemia ainda em vigor neste ano, as indústrias buscam recuperar os números de queda que apresentaram no ano passado. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), houve um aumento na contratação de profissionais para as indústrias de chocolates e o foco está na venda em diversos canais.

Outro fato importante é com relação aos cuidados referente a contaminações. O recente aumento de casos do novo coronavírus no primeiro trimestre mostra que os locais precisam redobrar os cuidados para evitar que possíveis contaminações ocorram, inclusive por parte dos colaboradores. Portanto é fundamental que as indústrias de chocolate sigam todos os protocolos para evitar contaminações e apostem em tecnologias como as botoeiras no touch, que não exigem contato.

Os cuidados que as indústrias de chocolates necessitam

Assim como nas indústrias de alimentos em geral, as indústrias de chocolate precisam adotar uma série de cuidados para evitar que os produtos sofram algum tipo de dano e assim serem desperdiçados. Os três principais pontos que podemos destacar para o setor são: controle de temperatura, higiene e vedação.

A contaminação cruzada também é outro ponto que as indústrias de chocolate necessitam de atenção, uma vez que ela pode ocasionar graves prejuízos tanto para o negócio quanto para os futuros consumidores.

Além disso, as indústrias de chocolate precisam se atentar nos processos de temperagem, processo em que o chocolate é derretido entre 45ºC e 50ºC para depois ser moldado, e resfriamento, processo em que o chocolate sofre um choque térmico para uma temperatura entre 27ºC e 30ºC. As temperaturas nesses dois casos precisam ser exatas, já que são essas duas etapas que garantem a qualidade final do chocolate.

Para evitar que possíveis contaminações ocorram e garantir o melhor funcionamento das indústrias de chocolate com todos os cuidados, é fundamental contar com tecnologias que ainda promovam maior segurança em toda a planta industrial.

Tecnologia Rayflex para as indústrias de chocolate

Referência no segmento de portas rápidas para a indústria, a Rayflex garante total segurança a sua indústria de chocolate e qualidade em todos os produtos que são produzidos no local.

As portas rápidas para ambientes internos da Rayflex oferecem vedação completa para os ambientes, evitando assim a entrada de ar, insetos e contaminantes, e como o nome já diz são rápidas para abertura e fechamento, garantindo assim que não haja qualquer perda de temperatura, mantendo assim a climatização dos ambientes.

As portas rápidas também possuem baixa manutenção, sistema de autorreparação em caso de colisão com veículos e alta durabilidade, garantindo assim um aumento de produtividade nos locais de fabricação dos chocolates.

Além de contar com as portas rápidas para o ambiente interno, as indústrias de chocolate também podem optar pelas portas rápidas para ambientes externos para as áreas de docas, locais que possuem grande variação climática. A porta seccional da Rayflex possui painéis isotérmicos e contam com uma excelente vedação, garantindo que os chocolates cheguem às lojas em perfeitas condições.

Para saber mais sobre as portas rápidas da Rayflex para as indústrias de chocolate e solicitar um orçamento, entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores!

Compartilhar em:

Assine nossa newsletter

Inscreva-se gratuitamente e saiba em primeira mão as novidades da Rayflex.

Sobre a Rayflex

Referência no setor há mais de 35 anos, a Rayflex é especializada no desenvolvimento de portas rápidas inteligentes e equipamentos para docas — atendendo de forma personalizada às necessidades do seu ambiente operacional.

Fale com nosso time.

Outras matérias

Infraestrutura Logística 4.0 Como Preparar sua Operação para 2029

Como preparar a infraestrutura logística para o crescimento do setor até 2029?

15/01/2026

Primeiramente, para preparar a infraestrutura logística para o crescimento projetado de 23% no Brasil até 2029, é essencial investir em...

Equipamentos para docas na Logística 4.0

Soluções Rayflex acompanham o ritmo da Logística 4.0

05/01/2026

05/01/2026 Por Rayflex. Certamente, nos últimos anos, a logística passou por uma transformação acelerada. Neste contexto, termos como WMS e...

23734_BLOG_EXTRA_A_responsabilidade_da_industria_vai_alem_do_portao_da_fabrica

Para além do portão da fábrica: a importância da vedação e do controle na cadeia logística estendida

23/12/2025

Por: Rayflex | Publicado em: 23/12/2025 | Categoria: Produtos / Inovação A indústria brasileira de alimentos e bebidas opera com...