Assine a nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Docas de carregamento

Procedimentos e cuidados para a operação em docas de carregamento

Conheça as soluções e os cuidados importantes para garantir a segurança e eficiência em docas de carregamento!

As docas de carregamento são o local onde caminhões ou quaisquer outros veículos de cargas encostam para receber ou descarregar materiais e produtos. Por atender a diferentes tipos de meios de transporte, as docas precisam ser equipadas para nivelar sua altura, deixando o processo mais seguro.

Estima-se que, em média, um trabalhador atravessa a borda de uma doca mais de 100 mil vezes no ano. O ritmo acelerado, a grande quantidade de produtos e o fluxo intenso de movimentação de pessoas fazem com que o trabalho seja mais delicado quando o assunto é segurança.

Os cuidados no ambiente de operações de carga e descarga vão muito além de só evitar que o motorista parta antes da ação ser concluída.

Uma das principais causas lesões que acontecem em docas de carregamento é conhecida como “dock shock” (choque de doca).  Os riscos se caracterizam pela constante trepidação quando uma empilhadeira atravessa extremidades desiguais e não planas em um carregamento. Devido à movimentação irregular do equipamento, alguns problemas de saúde podem comprometer o bem-estar dos operadores, desde dores nas costas até acidentes mais graves, incluindo sérias lesões na coluna.

O perigo pode estar relacionado a diversos fatores durante o processo de carga e descarga, como por exemplo: distanciamento do caminhão da doca, movimentação indevida do veículo durante o tráfego do colaborador com a empilhadeira, entre outros.

Para evitar esse tipo de problema, é preciso avaliar os melhores equipamentos e instrumentos de segurança, considerando o fluxo de operações no local, os tipos de produtos transportados, peso máximo da carga, como é feita a movimentação de matérias-primas e mercadorias, entre outros aspectos.

Neste cenário, um dos equipamentos indispensáveis é a niveladora de docas. Fundamentais para a segurança, agilidade e eficiência das operações, as niveladoras uniformizam o espaço entre o baú do caminhão e a doca, prevenindo acidentes e otimizando o processo logístico como um todo.

A RAYFLEX trabalha com niveladoras eletro-hidráulicas que são embutidas no mesmo nível do piso, por exemplo, proporcionando uma transição suave para a passagem de empilhadeiras. Além disso, a plataforma conta um lábio articulável, constituído por uma chapa de piso antiderrapante e a extremidade dobrada em ângulo, garantindo a perfeita adaptação ao piso do veículo de forma a auxiliar o fluxo no local. Assim, o equipamento evita o balanço excessivo que pode resultar em dock shock e outros acidentes.

Em conjunto à instalação das niveladoras, algumas práticas são recomendadas para garantir maior segurança e eficiência operacional em docas de carregamento. A seguir, veremos como elaborar um fluxo adequado e identificar potenciais riscos em suas docas!

Segurança nas docas de carregamento

As docas de cargasão zonas de transferência de material e, por essa razão, são muito importantes em uma cadeia produtiva. Alguns procedimentos no fluxo de trabalho apoiam para que o processo de carga e descarga seja mais seguro.

Para começar, é importante enumerar os riscos em potencial que a área pode oferecer. Considere aspectos como: A carreta pode se deslocar prematuramente? Pode haver queda da empilhadeira durante o processo? Existe alguma possibilidade de a doca ficar molhada e algum colaborador escorregar? As portas de segurança escolhidas são de fato eficientes?

Tratando-se restritamente do processo de entrada e saída, a definição do fluxo operacional ajuda a evitar os riscos de acidentes. Para garantir a segurança, é importante seguir os passos:

1. Parada da carreta;

2. Abertura das portas da carreta;

3. Posicionamento na doca/abrigo de docas;

4. Abertura da porta da doca;

5. Posicionamento do nivelador de docas.

Vantagens de utilizar niveladoras para docas de carregamento

As niveladoras servem como ponte entre a doca e o meio de transporte e possuem diversos dispositivos de segurança que proporcionam economia e produtividade ao recebimento de cargas. O uso do equipamento apresenta muitas vantagens para a empresa de maneira geral:

  • Redução de riscos de queda de cargas em razão de espaço extra entre a doca e o veículo;
  • Agilidade e redução de custos operacionais;
  • Segurança contra acidentes envolvendo as mercadorias e os colaboradores;
  • Eliminação dos degraus e preenchimento da fresta entre o caminhão e a doca;
  • Ganho de produtividade.

Portas industriais para docas de carregamento

As portas para docas contribuem com a vedação dos espaços internos, mantendo o ambiente em temperaturas ideais e protegido contra a entrada de sujeira, roedores, aves e insetos.

Existem dois tipos de portas industriais indicadas para docas de carregamento: a porta seccional e a Dockdoor.

As portas seccionais são fabricadas sob medida e atendem a aplicações industriais, centros de distribuição e locais de expedição ou recebimento de materiais. Os isopainéis que integram os modelos ajudam a proporcionar maior vedação e isolamento térmico, garantindo maior conforto para os colaboradores e, em casos de ambientes climatizados, a redução significativa dos custos de energia com ar-condicionado, uma vez que evitam a transferência de calor das áreas externas para os espaços internos.

Já a porta Dockdoor foi desenvolvida para locais com tráfego moderado. Esse modelo de porta é feito de lona em vinil reforçado, que podem ou não contar com sistema de isolamento térmico. A solução é uma alternativa segura, leve, fácil de operar e com baixo índice manutenção, uma vez que seu material flexível evita acidentes e danos em casos de colisão com empilhadeiras ou outros veículos.

Ambos os modelos podem ser utilizados para ambientes refrigerados, pois possuem alto potencial de vedação, isolamento térmico e resistência a intempéries climáticas.

As portas seccionais e as portas flexíveis para docas (Dockdoor) da RAYFLEX, por exemplo, apresentam operação e instalação otimizadas, dispositivos de segurança antiqueda e uma série de tecnologias exclusivas para a ergonomia das docas de carregamento.

Outros equipamentos para docas de carregamento

Se você chegou até aqui, já deve saber quais são as melhores práticas e cuidados em docas de carregamento. Mas quais outros equipamentos podem integrar o projeto para otimizar essa rotina operacional?

Um item cada vez mais utilizado para conectar a parede o Túnel de Docas, ele é o projetado para criar conexões entre as paredes do galpão e os caminhões, os túneis de docas otimizam e garantem máxima vedação e controle de temperatura aos processos de carregamento e descarregamento de mercadorias, além de ter uma instalação ágil e limpa. São ideais para locais que possuem uma distância entre a parede do galpão e a ponta da doca, mas que precisam de vedação.

Outro equipamento importante e que potencializa a vedação do processo é o abrigo de doca (DOCK SHELTER). Responsável por selar a parede da doca e o caminhão, este acessório auxilia tanto na prevenção da entrada de contaminantes como também no isolamento térmico. Além disso, ele possui faixas amarelas na lateral que orientam o motorista da carreta ao realizar a baliza.

Referência nacional em portas rápidas e niveladoras para as indústrias, a RAYFLEX conta com soluções completas para garantir segurança em docas de carregamento.

Conheça o portfólio completo de soluções da RAYFLEX para promover segurança, economia e qualidade às operações em suas docas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *