Assine a nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade

Rayflex-projeto-de-docas

Conheça os principais benefícios de um projeto de docas

Saiba quais são os benefícios de um projeto de docas e como a Rayflex ajuda sua empresa a garantir segurança e agilidade em todo processo.

Um dos sistemas maios valiosos de todo o armazém é, sem dúvidas, as áreas de docas. Tudo que está presente dentro dele em algum momento passará, caso tenha, pela doca, seja para a entrada ou para a saída do produto. Nesse sentido, é fundamental realizar um projeto de docas que atente a todos os detalhes para que ela funcione da melhor maneira e com segurança.

Em locais de docas, muitos acidentes podem vir a ocorrer, causando possíveis lesões nos colaboradores devido a trepidações e extremidades desiguais e não planas por exemplo. Distanciamento do caminhão da doca, movimentação indevida do veículo durante o tráfego do colaborador com a empilhadeira são outros perigos que podem causar acidentes.

Ao longo desse artigo, vamos entender mais sobre como um projeto de docas ajuda a garantir segurança e como as soluções da Rayflex garantem que o seu projeto seja eficaz e possua alto rendimento.

O que é um projeto de docas?

As docas de carregamento são locais onde caminhões ou quaisquer outros veículos de cargas se aproximam para realizar o recebimento ou descarregamento de materiais e produtos. Por atender diferentes tipos de meios de transporte, as docas necessitam ser equipadas para funcionarem da melhor maneira possível.

Em média, um funcionário faz a travessia a borda de uma doca mais de 100 mil vezes por ano e nesse sentido, um dos principais pontos de atenção. Por conta disso, um projeto de docas deve ser focado na segurança do colaborador.

O projeto de docas, que está presente em uma planta industrial, tem como principal objetivo garantir a otimização da entrada e saída de cargas, de modo que ela seja mais prática e segura a todos os colaboradores. É necessário considerar a frequência de carregamento e descarregamento, qual o tipo do produto, o modelo de equipamento de movimentação, o ambiente interno, entre outros aspectos.

Ao realizar um projeto de docas, é necessário incluir três passos:

  1. Determinar a localização adequada das docas;
  2. Determinar a quantidade e dimensão das portas de doca (Dockdoor e Seccional) necessárias;
  3. Equipamentos essenciais para as operações na doca, como Portas, Abrigo e Niveladoras.

A Rayflex poderá ajudar com soluções para a eficiência do seu projeto, desde a escolha da melhor opção de porta (Dockdoor ou Seccional) como os demais equipamentos que compõe a doca.

Benefícios de um projeto de docas

Além de garantir maior segurança como citamos, um projeto de docas pode garantir outros benefícios para o funcionamento da área, garantindo:

  • Melhor produtividade;
  • Redução de custos com a utilização de soluções certas;
  • Otimização de espaço;
  • Oportunidade para novas instalações;
  • Baixa manutenção;
  • Isolamento térmico.

Soluções Rayflex para o seu projeto de docas

Para garantir que o seu projeto de docas seja o mais eficaz e garanta ao seu armazém mais segurança e praticidade, a Rayflex, empresa com mais de 30 anos de mercado e maior referência de portas rápidas e equipamentos para doca no Brasil, dispões de soluções práticas e eficientes para o seu negócio.

Abrigo de docas

Os abrigos de docas possuem elevada vida útil e são os mais resistentes do mercado para realizar a vedação entre a parede do prédio e o caminhão quando estiver posicionado para carga e descarga.

Fundamental para evitar a entrada de contaminantes, o abrigo de docas auxilia no controle de temperaturas a partir do impedimento da troca de ar entre ambientes quando a porta está aberta, garantindo elevada economia de energia.

Niveladora

A Rayflex atua com dois modelos de niveladoras para o seu projeto de docas: Niveladora de Doca Manual e Niveladora de Doca EletroHidráulica.

A niveladora de doca manual é uma solução econômica e eficiente para sua operação e são indicadas para os espaços que permitem sua fixação. O seu funcionamento é realizado por uma alavanca manual e permite que o operador a manuseie sem esforço, pois possui pistões hidráulicos. Esse modelo de niveladora supera as expectativas, pois possui itens de segurança como as laterais fixas e suas pestanas são feitas em chapas de aço confeccionadas com relevos antiderrapantes.

Já a Niveladora de Doca Eletrohidráulica possui a diferença da automação, ou seja, pode ser acionada por um botão, evitando que um funcionário faça força física para a operação, garantindo assim mais segurança e agilidade nas tarefas. Esse modelo possui um motor trifásico e cilindros que atuam na elevação da plataforma. Quando não estão sendo utilizadas, as plataformas ficam embutidas no chão, otimizando todo o espaço.

Portas Industriais

Ainda para o seu projeto de docas, a Rayflex possui dois modelos de portas industriais: a Porta Indústria Seccional e a Porta Dockdoor

A Porta Industrial Seccional é recomendada para segurança patrimonial e aplicação em docas pela sua capacidade de vedação aliada com o controle de temperatura. Os modelos ainda são bem resistentes à ação dos ventos e a alterações climáticas. Os seus modelos de abertura podem ser manual, de talha, motorizada ou automatizada.

Já a Porta Dockdoor foi desenvolvida para aplicações internas e externas, incluindo ambientes refrigerados ou com forte ação dos ventos, suportando rajadas de até 60 km/h. A porta Dockdoor possui dois exemplares: a Dockdoor, que contém a lona em vinil, e a Dockiso, que contém duas lonas em vinil reforçado e isolamento térmico.

A Rayflex conta com garantia de qualidade e segurança em soluções elaboradas para diferentes segmentos industriais. Se sua empresa atua com docas, entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores e solicite um orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de privacidade