Assine a nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade

porta-industrial

Por que optar por uma Porta Industrial em docas?

Optar por uma porta industrial garante segurança e promove melhor fluxo de trabalho. Conheça mais sobre essa solução da Rayflex!

A porta industrial tem um papel importante para as fábricas de maneira geral. Elas são responsáveis por impedir a entrada de microrganismos no interior do espaço e também conservam as matérias-primas que precisam de estabilidade térmica.

No caso da aplicação em docas, esse elemento cumpre as funções mencionadas anteriormente e, ainda por cima, é capaz de melhorar o fluxo produtivo e garantir a segurança dos bens patrimoniais e dos colaboradores envolvidos no processo de carga e descarga.

A RAYFLEX trabalha com diversos modelos de portas industriais que atendem demandas de segmentos diversos. Se você quer conhecer melhor sobre essas soluções, clique aqui para acessar o conteúdo exclusivo sobre portas rápidas.

Para entender o porquê investir em uma porta industrial para docas é importante, vale a reflexão de como acontece o fluxo de carga e descarga de uma empresa.

Como é o trabalho em uma doca de carregamento?

No período de um ano, estima-se que um colaborador atravesse a doca de carregamento da sua empresa  pelo menos 100 mil vezes. Só vendo este número, já somos capazes de perceber o quanto as operações de carga e descarga desprendem grande parte do fluxo de trabalho do operário.

As docas são locais em que caminhões – ou qualquer outro veículo de carga – encosta para descarregar ou carregar os produtos. Neste trajeto, o funcionário, com o apoio de uma paleteira, se locomove para buscar ou levar as matérias-primas.

Em um ambiente tão movimentado, cuidados para evitar acidentes são fundamentais, tanto para manter a saúde do funcionário como também garantir a segurança dos bens patrimoniais. Os principais fatores de risco em uma doca variam muito e os mais comuns são: distanciamento do veículo da doca e trepidações indevidas da empilhadeira.

Mas e em relação à porta industrial, no que ela pode ajudar para garantir segurança na operação em sua planta industrial? Uma das principais características é que as portas fazem parte da criação de um fluxo mais responsável de locomoção, algo que podemos definir em um passo a passo:

  1. Parada da carreta;
  2. Abertura das portas da carreta;
  3. Posicionamento na doca/abrigo de docas;
  4. Abertura da porta da doca;
  5. Posicionamento do nivelador de docas.

Além disso, as portas também facilitam para que esse fluxo aconteça sem comprometer a produtividade. Para conhecer mais sobre procedimentos de segurança em docas de carregamento, clique aqui para ler um conteúdo exclusivo sobre o assunto!

Porta industrial para docas: quais as vantagens?

Podemos destacar dois pontos principais de desafios em uma operação de doca de carregamento – que são complementares: segurança e praticidade. A porta industrial irá agir para ajudar no bom desempenho de ambos.

A porta industrial para docas contribui para manter máxima vedação, manter o ambiente em uma temperatura amena (ou até refrigerada se for necessário) e protege contra a entrada de sujeira, roedores e outras pragas.

Existem dois modelos de portas industriais para docas de carregamento da RAYFLEX: a porta seccional e a Dockdoor.

A porta seccional tem uma opção de ser automática e em sua versão mais completa possui uma característica conhecida como fotocélula. Já a Dockdoor não possui a fotocélula e todos os modelos são automáticos.

Porta industrial seccional

A porta seccional é um modelo de porta industrial recomendado para aplicação em docas de carregamento por sua alta capacidade de vedação aliada com controle de temperatura e acústico.

Os modelos são bastante resistentes à ação dos ventos e também às alterações climáticas.

A porta seccional possui quatro opções de abertura:

1- Manual: realizada pelo próprio operador;

2- Talha: transmissão indireta acoplada ao eixo do motor;

3- Motorizada: utilizando um botão de acionamento;

4- Automatizada: que contém um microprocessador inteligente que permite integração home/porta por meio de um display IHM.

A porta seccional veda com eficiência o ambiente por abrigar um painel de 40 mm para isolamento térmico. Existem duas opções de material para essa tarefa: PUR e PIR.

Porta Dockdoor

A porta industrial Dockdoor da RAYFLEX é outra opção para aplicação em docas de carregamento. Ela foi especialmente desenvolvida para aplicações internas e externas, incluindo ambientes refrigerados ou com incidência de vento.

Suportando até 60 km/h de pressão do vento, a Dockdoor é um modelo motorizado com reforço horizontal em suas lonas. Existem duas versões do exemplar disponíveis:

  • Dockdoor: Lona em vinil reforçado de 900 gr/m²;
  • Dockiso:  Duas lonas em vinil reforçado e 900 gr/m² + Isolante térmico interno;

A RAYFLEX é a empresa de maior referência de portas rápidas e equipamentos para doca no Brasil, garantindo qualidade e segurança em suas soluções em diferentes segmentos industriais. Se sua empresa trabalha com docas de carregamento, a Rayflex garante a você as melhores soluções do mercado. Solicite um orçamento agora com um de nossos consultores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de privacidade