Como o uso de portas rápidas promovem adequação às normas técnicas para câmara frigorífica?

3

Minutos de leitura

Seguir as principais normas técnicas para câmara frigorífica é uma ação fundamental para garantir a segurança dos colaboradores e dos produtos. Por se tratar de locais que exigem alto controle de temperatura e com um alto número de acidentes por ano, essa atividade deve ser tratada como prioridade pelas empresas.

Esses ambientes geralmente são utilizados pelas indústrias de alimentos e, em alguns casos, até mesmo para a indústria farmacêutica, química e automobilística. Portanto, são vários os segmentos que podem usufruir desse ambiente para as suas respectivas operações.

A seguir, entenda a importância de contar com uma câmara fria em sua indústria e saiba como estar de acordo com as principais normas técnicas e evitar possíveis acidentes.

Importância das Câmaras Frigoríficas em uma indústria

As câmaras frigoríficas, ou câmaras frias, possuem o objetivo de garantir que os produtos sejam armazenados em uma temperatura controlada. Elas atuam como verdadeiras barreiras protetoras para promover o isolamento térmico e o refrigeramento, necessitando de uma série de equipamentos que auxiliam nesses processos.

Em uma indústria de alimentos, por exemplo, carnes, frutas e hortaliças podem ser armazenadas em uma câmara frigorífica. Já na indústria farmacêutica, bolsas de sangue, vacinas e outros materiais médicos hospitalares podem ser acondicionados e assim por diante.

Fazer o controle de temperatura e umidade são atividades que exigem constantes verificações e muita atenção, já que uma simples entrada de calor pode acarretar em infiltrações e os produtos que ali estão podem ser desperdiçados.

Atualmente, existem dois modelos de câmaras frias: congelamento, que armazena produtos em uma temperatura abaixo de 0ºC; e refrigeração, que realiza a proteção de produtos entre 0ºC e 18ºC.

Principais normas técnicas para câmaras frigoríficas

As câmaras frigoríficas são os locais em que mais ocorrem acidentes ao longo do ano. Considerando apenas os países do G-20 e das Américas, o Brasil ocupa o segundo lugar no número de ocorrências com aproximadamente 8 mil óbitos a cada 100 mil empregados.

Diante desses altos números, diversas normas foram desenvolvidas para proporcionar maior segurança tanto nas câmaras frigoríficas, quanto em outros ambientes industriais.

NR36

A Norma Regulamentadora 36 é uma das mais famosas, sendo conhecida como a NR dos frigoríficos. O seu principal objetivo é garantir um padrão de qualidade nas diversas atividades que ocorrem dentro dos frigoríficos, além de reduzir os riscos de acidentes em câmaras frias.

Uma de suas principais exigências é que o local tenha um especialista em segurança do trabalho que atue diretamente no cumprimento dessa norma e o uso de EPIs como prevenção ao combate de agentes nocivos e prejudiciais à saúde.

NR06

A Norma Regulamentadora 06 não é específica aos frigoríficos, mas tem como finalidade proporcionar segurança em ambientes industriais. O seu principal objetivo é a obrigação das empresas fornecerem EPIs (Equipamentos de Segurança Individual) aos colaboradores independentemente do tipo de risco ao qual eles são expostos.

A empresa também deve realizar treinamentos contínuos para garantir que os funcionários saibam da importância de utilizar os EPIs e como usá-los de maneira correta.

NR15

A NR15 tem como finalidade descrever as atividades consideradas insalubres, gerando adicional de insalubridade aos trabalhadores.

Por se tratar de um local insalubre, as câmaras frigoríficas também fazem parte dos ambientes que precisam seguir a Norma Regulamentadora 15. No entanto, isso só irá ocorrer se os colaboradores não utilizarem a proteção adequada ou quando não houver um descanso após um determinado período dentro das câmaras.

NBR14701

Esta norma foi criada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e tem como finalidade apresentar e explicar as responsabilidades de cada parte envolvida nas operações logísticas, desde o armazenamento em câmaras frigoríficas no produtor até a entrega em seus respectivos destinos.

Além disso, essa norma também estabelece os critérios de temperatura em toda a operação de produtos alimentícios refrigerados para garantir a integridade e qualidade.

Por que utilizar portas rápidas em câmaras frigoríficas?

Como pudemos ver, existem uma série de normas específicas e não específicas para as atividades em câmaras frigoríficas serem realizadas com maior segurança, além de proteger os produtos.

As Portas Rápidas são equipamentos que devem compor a sua câmara frigorífica, principalmente por possuírem um sistema de reversão no caso de um obstáculo impedir o seu fechamento e oferecerem alta performance para vedação, o que diminui a troca de ar entre os ambientes.

Elaboradas sob medidas para os seus projetos de câmara frigorífica, as portas rápidas também proporcionam o condicionamento térmico, redução de custos e maior economia de energia.

A velocidade de abertura e fechamento das portas rápidas pode atingir até 2,5m/s e são equipadas com sistema de degelos, no qual as guias laterais são aquecidas para evitar o acúmulo de gelo na porta. Toda a sua estrutura não possui barras metálicas horizontais e o seu design favorece que a higienização seja feita com facilidade.

Com mais de 30 anos de mercado, a Rayflex é líder no mercado de portas rápidas em todo o Brasil e possui diferentes modelos para atender as normas técnicas para câmara frigorífica. Para saber mais, entre em contato agora mesmo com os nossos consultores.

Compartilhar em:

Assine nossa newsletter

Inscreva-se gratuitamente e saiba em primeira mão as novidades da Rayflex.

Sobre a Rayflex

Referência no setor há mais de 35 anos, a Rayflex é especializada no desenvolvimento de portas rápidas inteligentes e equipamentos para docas — atendendo de forma personalizada às necessidades do seu ambiente operacional.

Fale com nosso time.

Outras matérias

18609_Blog_O_Futuro_Sem_Improviso

Sucessão Empresarial: por que a estabilidade futura da Rayflex garante a eficiência da sua operação hoje

05/09/2025

Em um país onde 9 em cada 10 empresas são familiares, mas poucas sobrevivem entre gerações, a Rayflex revela como...

18542_Blog-Machismo_Estrutural

Machismo estrutural: um desafio que precisa ser enfrentado no mundo corporativo

20/08/2025

Machismo estrutural: um desafio que precisa ser enfrentado no mundo corporativo A desigualdade de gênero ainda é uma realidade marcante...

17092_Blog_Mais_Que_Portas

Fazer parte, estar perto e abrir portas: o jeito Rayflex de liderar com Giordania Tavares

19/08/2025

Fazer parte, estar perto e abrir portas: o jeito Rayflex de liderar com Giordania Tavares A história da Rayflex não...