Assine a nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

controle-de-temperatura-e-umidade

Controle de temperatura e umidade: o que é, qual a importância e como realizar

Fazer o controle de temperatura de umidade é fundamental para manter a qualidade dos seus produtos ou matérias-primas. Entenda!

Fazer o controle de temperatura e umidade é uma das maiores e mais importantes tarefas que uma indústria precisa se atentar, especialmente nos segmentos alimentícios e farmacêuticos, em que os cuidados precisam ser redobrados para evitar a contaminação e o desperdício dos produtos.

Tamanha rigorosidade requer também soluções especializadas. É importante unir os esforços e ajustar a logística da sua fábrica para atender as necessidades de produtos específicos.

Quando se trabalha em uma empresa com um portfólio vasto de produtos, é necessário pensar o controle de temperatura e umidade para cada um dos bens, afinal, cada um possui uma “temperatura ideal”, bem como uma quantidade exata de umidade que suporta.

Na indústria farmacêutica, por exemplo, o rigor com esse processo é levado muito a sério, ora para produção de medicamentos, ora para as vacinas. Isso além de garantir a qualidade dos produtos, ainda evita problemas com a legislação dos padrões exigidos por órgãos sanitários. Inclusive, o próprio Ministério da Saúde criou um guia de boas práticas para a estocagem de medicamentos.

A indústria alimentícia não fica assim tão distante, já que também existem diversos padrões sanitários, feitos pela Anvisa, que precisam ser seguidos para o cuidado com frutas, legumes e os demais alimentos.

Não restam dúvidas de que tanto para essas empresas, como qualquer outra que lida com bens materiais sensíveis, fazer o controle de temperatura e umidade é uma exigência. Nós separamos para você um guia completo que vai ajudar a entender mais sobre como controlar a temperatura e umidade. Continue a leitura para saber!

Por que é importante fazer o controle de temperatura e umidade?

Em poucas palavras, fazer o controle de temperatura e umidade é importante para garantir a qualidade dos seus produtos e evitar que os desperdícios ocorram.

Pensando em relação a frutas e hortaliças, a mudança de temperatura, especialmente climas mais quentes, aceleram a atividade do metabolismo, e faz com que o produto envelheça e estrague rapidamente. O mesmo acontece, por exemplo, com vacinas, que possuem vírus atenuados que podem ter uma mudança em seu metabolismo, e com isso, o insumo deixa de ser eficaz.

Já no caso da umidade, é importante manter frutas com um nível de umidade correto (que vai depender do produto que você está transportando e armazenando) para evitar a desidratação e o estrago dos produtos.

Controle de temperatura e umidade: quais os benefícios para a empresa

Para sua empresa, fazer o controle de temperatura e umidade pode ir mais além do que simplesmente evitar o estrago de produtos. Investir em um sistema completo que ajuda a impedir a entrada de calor e faz o controle ideal da umidade no ambiente, pode ajudar a fidelizar os seus clientes, que confiam na integridade e qualidade dos produtos que sua indústria se responsabiliza.

Além disso, não há como evitar que os gastos com energia elétrica sempre acabam pesando no orçamento de uma empresa. Com um ambiente controlado, sem a entrada de calor, é possível contar com o isolamento térmico industrial, que é uma maneira mais econômica de manter a temperatura em um ambiente preservado.

Outro benefício de fazer o controle de temperatura e umidade é a garantia de um fluxo de trabalho mais produtivo, já que os colaboradores podem contar com a tecnologia para assegurar que a entrada de calor está sendo barrada e podem focar em suas tarefas mais tranquilamente.

Regulamentação sobre o controle de temperatura e umidade

A Anvisa é o principal órgão responsável pela qualidade e preservação dos produtos, especialmente medicamentos, cosméticos e alimentos. O não cumprimento dos padrões rigorosos estabelecidos por essa instituição podem acarretar em multa para sua indústria.

A indústria farmacêutica, por exemplo, deve seguir a RDC nº304/2019, uma legislação específica para o segmento que determina um conjunto de padrões que devem ser seguidos do recebimento, distribuição e armazenagem do transporte de remédios.

A seguir, entenda os principais pontos do controle de temperatura e umidade para este setor previstos na regulamentação da Anvisa:

  • As áreas que recebem os produtos para armazenagem deve estar equipadas com instrumentos que permitam monitorar e deixar no padrão tanto a temperatura como a umidade exigidos por lei;
  • Os medicamentos termolábeis são mais sensíveis à troca de calor, e por isso, precisam de estratégias para reduzir a exposição dos lotes a temperatura ambiente;
  • Construa áreas refrigeradas próxima do local de expedição e recebimentos dos produtos e matérias-primas.

Fazer o controle de temperatura e umidade é importante na indústria alimentícia  para ajudar a evitar a contaminação cruzada que pode acarretar em problemas de saúde ao consumidor final, como Salmonelose, infecção por bactérias, intoxicação por Staphylococcus aureus, entre outras, que podem causar desde um desconforto, uma virose e até serem fatais.

Como fazer o controle de temperatura e umidade

Agora que já entendemos o que é e especialmente a importância de fazer o controle de temperatura e umidade para sua indústria, vamos, a seguir, trazer os principais pontos que vão ajudar a colocar isso em prática ou aperfeiçoar um processo já existente no seu negócio.

Faça o treinamento da sua equipe

Uma equipe treinada é capaz de desenvolver estratégias para agilizar todo o processo de resfriamento e também fica ciente de quais são os padrões de qualidade que precisam ser seguidos em cada tipo de matéria-prima.

Por isso, deixar a sua equipe por dentro dos padrões exigidos pela Anvisa é o caminho para o sucesso.

Faça a manutenção preventiva da sua câmara fria

Garantir que os equipamentos responsáveis pelo resfriamento da câmara fria estão em pleno funcionamento, é fundamental para não ter imprevistos que sejam capazes de danificar a sua matéria-prima ou produto final.

Verificar de maneira periódica se os resfriadores estão funcionando como devem, se a temperatura está adequada e o controle de umidade também é fundamental.

Invista em uma porta rápida

As portas rápidas são equipamentos fundamentais se sua empresa deseja fazer o controle de temperatura e umidade. Afinal, são equipamentos que oferecem um nível elevado de vedação e evitam a troca de temperatura entre os ambientes.

Contar com modelos automatizados, com abertura e fechamento ilimitados durante todo o dia é uma boa aposta para ainda garantir um fluxo logístico mais produtivo.

Tecnologia Rayflex para o controle de temperatura e ambiente

A Rayflex, empresa com mais de 30 anos de mercado, oferece soluções especializadas em portas rápidas industriais perfeitas para fazer o controle de temperatura e umidade na sua indústria.

As portas rápidas da Rayflex foram desenvolvidas para ilimitadas aberturas diárias e possuem uma lona flexível de fácil higienização e que garante o isolamento térmico no ambiente. Com alto grau de vedação, elas impedem a entrada de calor no ambiente mesmo quando ocorre o fluxo de pessoas devido a possibilidade de abertura e fechamento de maneira automática.

Além disso, alguns modelos de portas rápidas foram desenvolvidas especialmente para locais em que exigem alto controle de temperatura e umidade, suportando até -30ºC e são capazes de barrar a entrada de microrganismos e impurezas no espaço, que podem ocasionar em possíveis contaminações.

Quer aperfeiçoar agora mesmo o seu setor de armazenagem para ficar em dia com as regulamentações e ainda garantir mais qualidade dos produtos e economia de recursos? Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento com a RAYFLEX!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *