Investir em processos logísticos é cada vez mais importante para o aproveitamento operacional de uma empresa. A logística interna é uma excelente aliada para garantir maior produtividade e redução de custos na fabricação de um ou mais produtos. Além disso, ela beneficia a rotina dos colaboradores da empresa e os torna ainda mais producentes.
É muito comum associar a ideia de logística apenas a atividades de movimentação de materiais, mas, para uma boa administração de recursos, é necessário aperfeiçoar todas as etapas da cadeia de produção.
A logística interna auxilia no mapeamento de atividades a fim de garantir total aproveitamento das matérias-primas utilizadas em um ciclo produtivo. O processo tem como objetivo reduzir os desperdícios sem abrir mão da qualidade dos produtos que chegam ao consumidor final.
A logística interna é composta por atividades primárias seguidas de operações de apoio que vão desde o recebimento de mercadorias até o transporte do produto final para o cliente.
Aplicação da logística interna nas indústrias
Os desperdícios, o uso excessivo de energia elétrica e a rotina exaustiva dos colaboradores são sinais de má gestão de fluxo de trabalho, e podem resultar em custos elevados para uma indústria. Para evitar esse tipo de problema, é importante criar uma gestão industrial focada na melhoria dos processos.
As áreas que precisam de uma atenção especial, nesse sentido, são: manutenção de estoque, processamento e transporte de pedidos, recebimento de mercadorias, controle de fluxos e movimentação de cargas no interior da fábrica. Essas etapas estão diretamente relacionadas com a produção e distribuição da peça, e por isso, apresentam um risco muito grande de desperdício e desgaste de materiais.
Para aplicar as noções de logística é necessário um estudo dos processos envolvidos em cada uma das etapas citadas anteriormente. A partir disso, refazer o layout da planta industrial, pensando na distribuição dos equipamentos e principalmente no transporte de materiais ou pessoas é fundamental.
Entre os principais benefícios de uma logística interna, podemos destacar:
- Agilidade e produtividade;
- Redução de gastos;
- Controle de qualidade;
- Segurança operacional e patrimonial;
- Gestão inteligente de estoque.
Como criar projetos orientados para uma boa logística interna?
Fazer o layout pensando em melhorias de processo é uma iniciativa que todas as indústrias deveriam adotar. Organizar o ambiente da melhor forma e maximizar os espaços, visando economia de recursos, é fundamental.
Os projetos são criados, principalmente, em duas etapas: revisão de fluxo de produção da indústria e/ou reformas estruturais no ambiente para facilitar o transporte de cargas.
Uma solução inteligente para preservar matérias-primas e facilitar o transporte de materiais é incluir portas rápidas automáticas no projeto.
As portas rápidas são equipamentos perfeitos para locais que apresentam alto fluxo de pessoas, equipamentos e materiais. Os modelos da RAYFLEX funcionam por meio de acionadores automáticos, evitando que o funcionário desça da empilhadeira para abrir ou fechar a porta, agregando agilidade e dinamicidade à rotina operacional.
Além disso, as portas rápidas oferecem maior segurança, baixo custo de manutenção, praticidade e economia de tempo. Elas possuem um alto nível de vedação, o que auxilia no controle de contaminações, bem como no isolamento térmico e acústico do ambiente.
A alta velocidade de abertura e fechamento de uma porta rápida garante menos tempo de porta aberta, reduzindo a exposição dos ambientes limpos. Essa função é especialmente importante para espaços que exigem elevado controle de temperatura, pressão e limpeza.
Se sua empresa está começando a planejar uma mudança estrutural para maior aproveitamento de recursos e pessoas, uma porta rápida pode ser uma boa aposta. A RAYFLEX é líder no mercado de portas rápidas industriais e possui mais de 30 anos de experiência. Entre em contato com um consultor para saber qual a melhor solução para o seu negócio!