Assine a nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

O que é uma porta rápida? Entenda os diferentes tipos

O que é uma porta rápida? Entenda os diferentes tipos

Presentes nos mais diversos segmentos industriais, as portas rápidas oferecem economia de tempo e energia, evitando a passagem de ar nos ambientes. Confira!

Presentes nos mais diversos segmentos industriais, as portas rápidas atuam como barreiras sanitárias e evitam a entrada de contaminação no ambiente, oferecendo segurança, baixo custo de manutenção, praticidade e economia de tempo.

As portas rápidas são equipamentos fundamentais para locais com alto fluxo de passagem de pessoas ou movimentação de produtos e que precisam ser mantidos fechados. O equipamento é projetado para abrir e fechar ilimitadas vezes ao dia em alta velocidade, podendo chegar a até 2,5 m/s*.

Entenda o que é uma porta rápida na prática, quando essa solução é indicada e quais benefícios ela oferece para diferentes segmentos!

Como a porta rápida funciona?

As portas funcionam a partir de um sistema de comando de auto diagnóstico, que recebe sinais externos de abertura, podendo ser através de botoeiras, sensores, controles de acesso, entre outros. Os acionadores são dimensionados da melhor forma para a operação de cada local e o fechamento pode ser automático através de temporizador, garantindo que a porta se feche após a passagem.

Para garantir segurança total as pessoas e produtos que transitam pela porta, ela é dotada de fotocélulas de segurança que comandam sua abertura imediata caso algum obstáculo interrompa seu fechamento.

As portas rápidas da RAYFLEX são compostas por uma lona lisa com guias contínuas, que se prendem aos perfis laterais mantendo-a esticada sem utilizar barras metálicas na lona. Assim, a porta apresenta um desenho higiênico e de fácil limpeza, evita riscos de acidentes para as pessoas e reduz os índices de manutenção em casos de colisões de veículos.

Além da vedação, é sempre importante se atentar à durabilidade e eficiência da porta rápida. Com isso em mente, a RAYFLEX desenvolveu portas rápidas com motor de alto rendimento, sem limite de aberturas diárias, e um sistema exclusivo de auto reparação, que possibilita o reestabelecimento automático da lona nas guias laterais em casos de impactos com empilhadeiras ou outros veículos.

A tecnologia patenteada se destaca por otimizar a vida útil das portas e a rotina operacional do negócio, reduzindo as interrupções e a necessidade de manutenção. Por essas e outras razões, as portas rápidas oferecem segurança aos colaboradores, insumos e produtos da empresa.

Diferenças entre portas internas, externas e frigoríficas

A RAYFLEX trabalha com dois modelos de portas rápidas internas: a RP, AL 01 e SL 01. Elas oferecem as melhores vedações para o interior do ambiente e facilidade de tráfego entre as áreas. O principal diferencial entre elas é a velocidade, o design e a resistência à pressão, que variam de acordo com o grau de limpeza e exigência do local, podendo atender desde ambientes mais simples aos mais exigentes, todos com máxima vedação e desempenho.


Já para ambientes externos, as portas rápidas Vectorflex e Vector M2 são perfeitas para locais com grandes dimensões, onde passam equipamentos, veículos ou peças grandes.  Elas são projetadas para trabalhar sob intempéries climáticas e resistir a ventos de forte intensidade.

Nas versões para câmaras frigoríficas, a Frigoiso e a Frigo M2 desempenham um papel fundamental no controle de temperatura e redução de custos. A alta velocidade de abertura e fechamento reduz a entrada de ar quente na câmara, diminuindo o consumo de energia. Além disso, o motor de alto rendimento e o sistema de auto reparação tornam a porta perfeita para operações de alto fluxo, reduzindo os índices de manutenção. Esses modelos de portas rápidas da RAYFLEX Possuem lona com isolamento térmico e sistema de degelo nas laterais, permitindo maior eficiência nas aplicações congeladas de até -30°C.

Portas rápidas rígidas

Ideais para o setor industrial e logístico, as portas rápidas da RAYFLEX da linha Hörmann podem ser aplicadas tanto em ambientes internos como externos, oferecendo segurança patrimonial além da vedação. Elas possuem resistência, que seguem padrões técnicos de produtos industriais e científicos da Alemanha, com até 133 km/h contra pressão dos ventos.

As portas são compostas por aço galvanizado espiral e oferecem isolamento térmico e acústico de até 26 dB. O conforto acústico acontece graças a uma dupla camada de folhas de aço e espuma PU (opcional) de 42 mm.

Se sua empresa precisa das vantagens que uma porta rápida oferece, entre em contato com a RAYFLEX, líder no mercado nacional de portas rápidas, com mais de 30 anos de experiência no atendimento às demandas da indústria. Solicite um orçamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *