Quando falamos sobre aspectos que podem aumentar toda a produtividade de uma empresa e como garantir maior segurança dos colaboradores, é necessário focarmos em um layout de produção, que muitas vezes também é conhecido por arranjo físico.
Muitas empresas, com o passar dos anos, sempre estão apostando e investindo em inovações. No entanto, apostar e investir em inovação não se trata somente de abordagens tecnológicas ou equipamentos mais modernos. Alterar metodologias e apostar em um novo layout de produção são exemplos de iniciativas inovadoras.
Ao longo deste artigo, vamos entender mais sobre o layout de produção e como ele será fundamental para a sua empresa.
O que é um layout de produção?
O layout de produção nada mais é do que a representação gráfica do chão de uma fábrica. Mais do que ser apenas um desenho, uma planta industrial, a técnica é utilizada tem com o objetivo de distribuir o fluxo de trabalho de maneira organizada, fazendo com que os equipamentos e os postos de trabalho estejam em locais que obtenham maior eficiência na produção.
Muitas vezes, o fluxo de atividade é cansativo e muito trabalhoso. Apostar em uma nova arquitetura e em um novo layout de produção pode gerar novos ganhos, um ambiente mais leve e com mais benefícios para todos os colaboradores.
Muitas vezes, a história do layout se mistura com a história do homem. Os primeiros layouts surgiram quando o homem executava o seu respectivo trabalho ou quando ao arquiteto planejava a sua construção, mas na revolução industrial começou a ganhar destaque, pois os donos das fábricas descobriram que estudar a reorganização dos equipamentos, ferramentas e operários seria mais econômico.
Henry Ford e o Sistema Toyota de Produção foram cases muito utilizados e levados em consideração na hora de montar um layout. Os resultados obtidos mostraram que a preocupação com o layout aumenta toda a produção.
Atualmente, já é possível observar conceitos da indústria 4.0 em toda a composição de um layout de produção.
Tipos de Layout de Produção
Existem pelo menos quatro tipos de layout de produção. Em determinadas situações, novas combinações podem ser estruturadas para suprir a necessidade.
1. Layout Posicional
Esse tipo de layout, o produto sempre irá permanecer parado enquanto os trabalhadores e as máquinas estarão organizadas ao seu redor. Esse modelo de layout é muito utilizado na produção de aviões e navios, e qualquer movimentação, como das máquinas e principalmente dos produtos, pode prejudicar todo o processo.
2. Layout Funcional
O Layout Funcional utiliza o recurso de agrupar processos e equipamentos em uma mesma área, formando setores de trabalhos específicos, com uma supervisão especializada por processo. Esse modelo de layout é muito utilizado em produção de grande variação de peças e na produção sob encomenda. Hospitais, Mercados e Bancos também são locais que utilizam esse modelo de layout.
3. Layout por Produto
O layout por produto segue o exemplo de uma linha de produção, na qual as máquinas são colocadas lado a lado, acontecendo sempre da mesma maneira e em sequência única. O uso desse layout é muito encontrado nas indústrias automobilísticas e alimentícias, favorecendo toda a automatização do processo e a produção em grande volume.
4. Layout Celular
O Layout Celular é um modelo mais híbrido entre o layout por produto e o layout funcional. Todas as células são autossuficientes e autogerenciáveis, além de serem responsáveis pela produção de um produto ou família. Com isso, o processo todo acontece em um mesmo local, sem a necessidade de grandes movimentações.
Ao vermos que existem 4 tipos de layout de produção, não existe de fato uma escolha de layout certo, pois é necessário analisar o que mais se encaixa com o fluxo de trabalho da sua indústria. É importante frisar que o layout deve seguir a Norma Regulamentadora NR-12, criando barreiras para a proteção dos funcionários de uma empresa.
Benefícios de um layout de produção
Investir em um novo layout de produção pode acrescentar inúmeros benefícios para a sua indústria. Além de trazer mais segurança aos colaborar e garantir o aumento da produtividade, seguem outros benefícios:
- Melhor utilização do espaço;
- Mais integração entre as áreas;
- Redução de custos;
- Facilita a entrada e saída de matérias;
- Melhor supervisão por parte dos gestores;
- Controle da produção.
Solução Rayflex
Para realizar o seu Layout de Produção, a Rayflex, empresa com mais de 30 anos de experiência e milhares de equipamentos instalados em todo o Brasil e América Latina, dispõe, para o projeto arquitetônico de sua indústria, a Biblioteca Bim (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção), um software que reúne todas as especificações técnicas de produtos, materiais e equipamentos que fazem parte de um projeto arquitetônico.
A ferramenta oferece todos os dados importantes para que os profissionais sejam capazes de projetar layouts industriais com soluções focadas em dinamicidade, segurança, controle de temperatura e pressão, higiene e vedação.
Dois exemplos que podemos citar para segurança são: o uso de niveladoras eletrohidráulicas, que facilitam todo o processo de carregamento e descarregamento de caminhões, pois elimina o vão entre a doca e o veículo; e o uso de portas rápidas para a divisão de ambientes internos, pois são extremamente rápidas e garantem que o local opere de maneira mais segura e sem interrupções.
Sendo assim, a Biblioteca Bim da Rayflex facilita todo o processo de escolha dos produtos que melhor se encaixam ao layout e à necessidade do fabricante. Acesse já a nossa Biblioteca e garanta já os melhores resultados ao seu projeto.