Assine a nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade

layout de armazem

A importância do layout de armazém nos resultados industriais

Entenda a evolução do layout de armazém ao longo dos anos e importância de utilizar a tecnologia em sua projeção para maior segurança e produtividade.

Com o aumento das exigências e da demanda do mercado com relação a qualidade nas entregas, o layout de armazém passou a receber uma atenção redobrada por parte dos gestores, uma vez que ele possui interferência direta na quantidade de produtos que podem ser armazenados.

No entanto, isso só irá ocorrer quando o local for visto como uma oportunidade de crescimento, já que a sua disposição, quando feita de maneira inteligente, pode agregar ainda mais valores às operações logísticas, ocasionando assim em melhores resultados para a indústria.

Esse é somente um ponto dos vários que envolvem a logística, considerada essa uma das principais áreas de uma empresa. Ela se refere ao processo em que o transporte e o armazenamento de matérias-primas ou mercadorias são feitos de maneira eficiente. Ou seja, a sua função é atender a todos os requisitos do cliente de maneira oportuna e econômica.

Cada vez mais complexos e inovadores, pensando diretamente na qualidade dos produtos, a logística passou a receber constantes atualizações, com a implementação de sistemas e adaptações em suas estruturas, sendo uma delas o desenvolvimento de um layout de armazém mais eficiente.

A evolução do armazém ao longo dos anos

Um armazém chega a representar 30% de todos os custos logísticos de uma indústria e a tendência que aumente cada vez mais

Com o passar dos anos, gestores puderam entender que o local poderia ser algo estratégico, garantindo eficiência e qualidade nas operações. Até os anos 60 e 70, esses locais eram apenas acumuladores de materiais, sem qualquer tipo de controle e segurança.

A mudança começou quando ocorreu uma estabilidade econômica nacional e as pessoas passaram a realizar mais compras, indo mais de uma vez por mês aos comércios e supermercados.

Hoje, o perfil do consumidor já alterou muito em relação a anos atrás. Atualmente, os consumidores passaram a comprar muito mais pela internet, impulsionados também pela pandemia do Covid-19 iniciada em 2020. Um estudo realizado pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) revelou que houve um aumento de 68% no balanço de vendas online no ano e, de acordo com a Bain & Company, 3 em cada 4 brasileiros passaram a fazer as compras de supermercados de maneira online na pandemia.

Essa tendência tende a se manter, o que exige ainda maior adaptação dentro dos armazéns. Inclusive muitas empresas já passaram a migrar para locais estratégicos e investindo em condomínios logísticos, que são armazéns que atendem mais de uma empresa para os processos de armazenagem e transporte. É importante ressaltar que esses locais também exigem adaptações em seus layouts para resultados satisfatórios.

A importância de um layout de armazém

A-importância-de-um-layout-de-armazém-nos-resultados-de-sua-indústria-illustracao

Um bom layout de armazém é definido como um projeto do local em que ocorre a armazenagem de produtos, promovendo o melhor aproveitamento do espaço e com o máximo de organização, atendendo a todos os requisitos necessários, como: movimentação de materiais, equipamentos e operadores, estocagem do material de maneira correta, otimização do fluxo de entrada e saída, impactos na produtividade e etc.

Portanto, o layout de armazém é a etapa que antecede a chegada dos produtos, sendo totalmente estratégica para que a armazenagem seja a mais eficiente possível.

O seu grande objetivo é proporcionar boa movimentação dos materiais e que todos eles sejam armazenados de maneira correta. Por isso, no seu planejamento é fundamental levar em conta questões como quais produtos serão armazenados, quantidade de produtos esperada, equipamentos utilizados, limpeza e organização. Também é importante ressaltar que o espaço não deve ser olhado somente com dimensão, mas também em altura, pois o tamanho da prateleira e capacidade da carga pode influenciar na quantidade de produtos, por exemplo.

Questões como produtividade também são levadas em conta, uma vez que um layout bem desenvolvido proporciona esse benefício, sendo importante para facilitar a disposição dos itens, flexibilidade e redução de custos. Além disso, ele também possibilita que materiais sejam movimentados sem repetições e com maior segurança e auxilia nas próximas etapas logísticas, como controle de estoque e transporte.

Quais são os tipos de armazenagem?

Alguns fatores podem influenciar qual o tipo de layout de armazém que deve ser projetado. O tipo de produto, a sua dimensão, a sua altura, a velocidade com que os produtos devem circular e a quantidade de materiais e funcionários são apenas alguns deles.

Mas, independente do produto a ser guardado, é fundamental que ele esteja sempre organizado, facilitando assim todas as atividades. Lembrando também que a escolha do modelo deve ser um pensamento estratégico, visto que o local apresenta diversas particularidades e possui influência direta no resultado das operações logísticas.

Carrossel

Um sistema carrossel é caracterizado pela utilização de prateleiras que deslizam de maneira horizontal, levando os produtos até a expedição, facilitando os empregados a encontrar e retirar as mercadorias do local e economizando com as movimentações de materiais. Esse tipo de modelo é muito utilizado quando o armazém possui um volume alto de produtos estocados, desde que não seja pesados.

Mezanino

O mezanino se refere a construção de um segundo andar no estoque, aumentando o espaço e aumentando a visualização dos itens, sem a necessidade de equipamentos para isso. Este é um dos mais utilizados pela indústria.

Rack

O Rack tem a finalidade de utilizar equipamentos com alta resistência, aumentando a capacidade de armazenamento e proteção das mercadorias. Uma de suas grandes características é a fácil higienização.

Flow Rack

O Flow Rack é uma prateleira que possui uma inclinação para o deslizamento dos produtos, sendo indicada para produtos mais leves e com alta resistência. Enquanto uma mercadoria é retirada, por exemplo, outra já ocupa o seu lugar, sendo um modelo mais dinâmico que os outros tipos.

Verticalização

Por fim, outro modelo utilizado é o chamado de verticalização, na qual grandes estruturas de aço são utilizadas para aumentar a capacidade. Esse modelo é utilizado para cargas bastante pesadas e maiores que o convencional, necessitando também de uma área de movimentação mais fácil do que outros ambientes.

Todos os modelos necessitam ser projetados e equipados com soluções que apresentam ganho de produtividade e economia de energia. Além disso, é necessário a utilização de tecnologias que realizam a vedação e a agilidade no fluxo de pessoas.

3 tipos de layout de Armazém

Design em formato de U

Esse modelo pode ser utilizado em qualquer tipo de lugar devido ao seu design simples e fácil replicação. O certo é alocar as docas lado a lado, ou seja, nas pontas do “U” e o estoque de produtos ser feito ao fundo, ou seja, no local em que ocupa a maior área do armazém e referente ao semicírculo da letra.

Design em formato de I

O formato em letra I é o mais simples visto que em cada ponta ficam os locais de docas e ao centro todo os produtos estocados, o que facilita a movimentação de funcionários e máquinas. Esse modelo é recomendado quando o espaço é grande e o volume de produtos também é alto.

Design em formato de L

O design em formato de L também costuma ser muito utilizado. Nesse caso, as áreas de docas ficam em cada extremidade do armazém, enquanto o estoque fica concentrado no meio, ou seja, no local em que ocorre o ângulo de 90º.

Como garantir um layout de armazém eficiente?

Após a definição do layout de armazém ideal, é necessário avançar no planejamento estratégico e escolher os equipamentos corretos para garantir segurança, produtividade e uma logística interna eficiente.

Os espaços devem ser aproveitados da melhor maneira possível, de modo que os empregados possam exercer suas funções sem maiores problemas. Além disso, outros pontos merecem atenção como a disponibilidade dos produtos, na qual itens que apresentam um maior número de saída devem ficar em posições de maior facilidade e a posição em que as portas rápidas serão colocadas, de modo que o fluxo seja ágil, aumentando a produtividade de todos.

No caso dos outros produtos, o recomendado é que sejam armazenados em locais que apresentam uma boa ventilação para que não estraguem com o passar do tempo. Já no caso de portas mal colocadas, podem ocorrer bloqueios de circulação que afetam todos os resultados logísticos e podem causar acidentes.

Locais de carga e descarga

Todo armazém apresenta docas de entrada e saída, uma vez que todos os produtos que serão armazenados passarão por ali em algum momento. O seu objetivo é receber os veículos de transporte para o recebimento ou despacho das mercadorias de maneira segura, sem que ocorra prejuízos.

Esses locais também necessitam de equipamentos de segurança para os funcionários, já que, em média, eles atravessam  a borda cerca de 100 mil vezes por ano, o que pode ocasionar sérios acidentes. Portanto, a utilização de niveladoras e EPIs são mais que necessários para evitar os acidentes.

Ao criar o layout de armazém, a localização das docas deve ser pensada estrategicamente, de modo que os processos de carga e descarga não sofram com um tráfego intenso de mercadorias e pessoas que diminuam a agilidade desse tipo de serviço.

A-importância-de-um-layout-de-armazém-nos-resultados-de-sua-indústria-docas

BIM Industrial

A tecnologia é, sem dúvidas, um dos principais auxílios que os operários podem ter para realizar as suas respectivas funções. E para a construção de um layout de armazém, isso não é diferente.

A Biblioteca BIM  (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção), é um software que reúne todas as especificações em um projeto de construção, seja ele qual for. A sua finalidade é garantir maior precisão para os arquitetos e engenheiros, além de praticidade no desenvolvimento dos planejamentos.

Nós da Rayflex sabemos a importância de cada detalhe e disponibilizamos de maneira gratuita uma biblioteca com portas rápidas e equipamentos de docas para que engenheiros e arquitetos possam construir um armazém ainda mais produtivo e seguro para as empresas, facilitando assim todas as operações logísticas que irão ocorrer no espaço.

Economia de custos, produtividade e maior assertividade são outros benefícios que a utilização da ferramenta poderá proporcionar. Para fazer o download, basta clicar aqui!

Política de privacidade