Assine a nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade

o-que-e-doca

O que é doca e quais equipamentos Rayflex ajudam a promover maior segurança?

Saiba o que é doca e conheça os equipamentos da Rayflex para o melhor desempenho em suas operações logísticas.

As docas são ambientes considerados de extrema importância para um negócio. Esses locais são responsáveis pelas operações logísticas de carga e descarga, ou seja, quando veículos de transporte encostam para receber ou descarregar materiais e produtos.

Essa operação requer agilidade e segurança, principalmente com o avanço da tecnologia e as exigências de mercado. Tudo que entra ou sai de sua indústria, galpão ou armazém precisa passar pelas docas, seja para maior controle ou outras questões logísticas.

Uma outra função das docas é o depósito de estoque, na qual o espaço é utilizado para o armazenamento de produtos, sendo eles divididos por tamanhos, lotes ou outros tipos de classificação para serem despachadas para o transporte. No entanto, essa função tem se tornado pouco utilizada, já que a movimentação nas docas se tornou rápida e tudo entra e sai em pouco tempo, evitando que os produtos fiquem parados por longos períodos.

Como locais estratégicos, as docas devem ser bem planejadas, com um layout bem desenvolvido, seguindo todas as normas e diretrizes a depender do segmento em que a indústria atua. Confira neste artigo as inovações relacionadas aos projetos de docas e conheça os equipamentos da Rayflex para o melhor aproveitamento.

Como definir um projeto de docas?

O projeto de sua doca precisa levar em consideração vários aspectos, como o segmento em que sua empresa atua, quais são os cuidados que os produtos exigem de acordo com as principais normas, a forma com que os produtos serão carregados, entre outros aspectos.

A pandemia gerada pelo COVID-19 fez o número de vendas por e-commerce disparar, com aumento de 75% segundo o relatório da Mastercard SpendingPulse e pelo menos 95% dos brasileiros pretendem continuar comprando online, de acordo com pesquisa da EBIT| Nielse.

Diante dessa nova realidade, os locais de docas devem estar alinhados para atender todas essas mudanças, seja com melhor distribuição, aumento da quantidade, treinamento avançado para os colaboradores ou ainda mudanças na sua classificação, alterando o seu layout.

Ao todo, são 4 tipos de docas que existem:

  • Docas de aproximação embutida, ideal para realizar os trabalhos de aproximação devido a entrada ter a mesma altura dos caminhões;
  • Docas de aproximação fechadas, apropriado para indústrias que necessitam de alta vedação e controle de temperatura;
  • Docas de aproximação com zona de entrada em declive, indicada para edifícios que estão em uma subida;
  • Docas em dente de serra, ideal quando o espaço para manobra dos veículos for pequeno.

Para maior facilidade, todo o projeto de docas pode ser feito e desenhado com o auxílio da Biblioteca BIM, software que auxilia arquitetos e engenheiros no planejamento e execução de obras. Na Rayflex optamos pela disponibilização desse sistema de forma gratuita e para fazer o download basta clicar aqui.

Segurança em docas

Estima-se que um colaborador atravesse a doca mais de 100 mil vezes ao ano, devido ao fluxo intenso e a velocidade dos processos de carga e descarga dos produtos, o que faz com que esses locais exijam o máximo de segurança.

Uma das principais causas de acidente nesses locais é o desnivelamento entre os pisos, principalmente com relação ao baú do caminhão. Devido a este desnível, pode ocorrer muito esforço dos colaboradores para manuseio dos produtos, acarretando em doenças ocupacionais.

Outra questão é o chamado choque de docas, quando empilhadeiras atravessam extremidades desiguais, comprometendo a saúde do colaborador com lesões na coluna que podem ser caracterizadas como graves.

Como dito acima, as docas também possuem a função de estoque, pelo menos por um período, e tratando de produtos, é fundamental que eles estejam seguros e cheguem aos seus devidos destinos com qualidade. Vacinas, medicamentos e alimentos são produtos que exigem um rígido controle de temperatura, umidade e vedação e, para isso, é preciso contar com equipamentos específicos nas operações logísticas.

Conheça os equipamentos da Rayflex para a sua Doca

A Rayflex, empresa com mais de 30 anos de mercado, disponibiliza em seu portfólio de produtos equipamentos que podem garantir a segurança de suas docas, além do aumento da produtividade e maior agilidade em todo o setor.

Portas Industriais

A Rayflex possui dois modelos de portas industriais para docas: Seccional e a Dockdoor. Enquanto a primeira é recomendada para segurança do patrimônio, com benefícios para vedação e controle de temperatura, a segunda é projetada para locais com tráfegos mais moderados e aplicações internas e externas, devido à vantagem de suportar rajadas de até 60 km/h.

Niveladoras

A Rayflex também atua com dois modelos de niveladoras para a sua doca: Niveladora de Doca Manual e Niveladora de Doca EletroHidráulica.

Os dois modelos foram projetados para formarem uma ponte entre a doca e o baú do caminhão, proporcionando estabilidade no processo de carga e descarga. A diferença entre eles está no acionamento, já que a Manual utiliza uma alavanca e a segunda pode ser acionada por meio de um botão, sem que o funcionário utilize força física.

Abrigo de docas

O abrigo de docas veda o espaço entre a parede do prédio e o baú do caminhão quando esse estiver posicionado para carga e descarga. Com ele, é possível evitar a entrada de contaminantes e controlar a temperatura impedindo a troca de ar entre os ambientes, garantindo também a economia de energia.

Túnel de docas

O túnel de docas tem como principal objetivo criar uma conexão entre as paredes do galpão e dos veículos de transporte. Fabricado sob medida e atendendo as necessidades da sua operação, o equipamento otimiza e garante maior segurança nos processos de carga e descarga, além de prevenir a troca de ar entre os ambientes externo e interno, sendo indicado para locais que demandam rígido controle de temperatura e qualidade.

A Rayflex conta com garantia de qualidade para os mais diversos setores de sua indústria. Caso a sua empresa trabalhe com docas para as operações logísticas, entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores!

Política de privacidade