Assine a nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade

segurança-em-suas-operações-logísticas

5 maneiras de garantir segurança em suas operações logísticas

Saiba o que são operações logísticas e conheça 5 maneiras de garantir a segurança dos colaboradores e produtos!

Garantir total eficiência em suas operações logísticas depende de uma série de fatores. Desde o seu planejamento até a etapa final, é necessário promover processos seguros e contar com equipamentos que auxiliem todo o processo.

Essa atividade industrial tem como um dos seus objetivos reduzir custos em toda a cadeia de suprimentos, além de controlar e organizar as diversas atividades do setor. Promover o aumento da produtividade e melhorar a relação com parceiros e fornecedores também são outros reflexos dessas operações.

Entretanto, essa atividade industrial ainda é considerada um dos maiores desafios que os gestores buscam superar. Por exigir cada vez mais agilidade e rapidez, os protocolos de segurança industrial precisam ser seguidos à risca, tanto para os colaboradores quanto para a conservação dos produtos a fim de evitar que eles sejam desperdiçados.

O que são operações logísticas?

Operações logísticas são ações que envolvem o planejamento e a execução do transporte, armazenamento e estoque de produtos. Seu objetivo final é disponibilizar determinada mercadoria solicitada no horário e local correto.

Todo o departamento logístico de uma indústria carrega a pressão de ser o mais estratégico, principalmente por oferecer maior sustentação a outros processos. Essas operações ocorrendo conforme o planejado, apresenta mais chances da indústria se tornar autossustentável, melhor organização perante ao mercado e sustentação para as demais atividades internas.

A depender do segmento, cuidados extras serão necessários, como o armazenamento em salas e ambientes especiais devido a necessidade no controle de temperatura e umidade, por exemplo. Portanto, são atividades que vão muito além da associação feita com a movimentação de materiais.

5 formas de promover segurança nas operações logísticas

Em atividades logísticas, a segurança é o principal ponto que deve ser proporcionado e várias estratégias devem ser consideradas e colocadas em prática. Por se tratar de ações que envolvem grandes quantidades de mercadorias, equipamentos e colaboradores, os riscos de acidentes e perdas são mais altos do que imaginamos.

Diante disso, separamos para você 5 maneiras de garantir que as suas operações logísticas sejam mais seguras.

1. Cultura da segurança do trabalho

Um dos primeiros pontos mais aconselhados para promover segurança nas operações logísticas é apresentar uma cultura, ou seja, mentalidades e posturas que os funcionários devem seguir para evitar e diminuir determinados riscos.

É importante ressaltar que promover essa segurança deve fazer parte dos valores da empresa e não somente como prioridades no momento da execução dos trabalhos, já que este último pode ser alterado de tempos em tempos.

Espalhar avisos e sinalizações em toda a área industrial e utilização de roupas especiais e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para determinadas operações são exemplos de promover a cultura da segurança do trabalho.

2. Treinamento de equipe

Em espaços destinados para operações logísticas, a falta de treinamento aos colaboradores é uma das principais causas de acidentes. A falta de experiência e o uso inadequado no processo de movimentação de materiais pode ocasionar sérios danos.

Periodicamente, é aconselhado às indústrias implantarem treinamentos de capacitação para, além de uma melhor preparação dos colaboradores para as suas respectivas funções, também sempre esteja atualizado de possíveis mudanças e da importância dessa ação.

Como utilizar determinados equipamentos, direção defensiva de veículos pesados e normas e protocolos de segurança são alguns exemplos de treinamentos aconselhados para a indústria fornecer aos seus colaboradores.

3. Manutenção preventiva de equipamentos

O uso incorreto de equipamentos ou o uso constante provoca danos que ao não serem solucionados, pode acarretar em acidentes e colocar a saúde do colaborador em risco. Realizar suas funções com equipamentos em dia promove o aumento da produtividade e evita possíveis paradas na produção.

A manutenção preventiva é uma excelente alternativa para assegurar o funcionamento dos equipamentos no dia a dia. A sua função é garantir as máquinas o mais próximo possível das condições de fábrica e prevenir problemas através de manutenções feitas periodicamente.

4. Promover o fluxo de trabalho

Promover um fluxo de trabalho é uma outra maneira de evitar acidentes nas operações logísticas. Esse conceito tem como principal objetivo mapear todos os processos que devem ser realizados, o que facilita aos colaboradores saber exatamente as suas funções.

Redução de erros, aumento da produtividade e investimento para a otimização de recursos são alguns benefícios dessa filosofia, além de avaliação constante de procedimentos operacionais para maior praticidade e segurança

5. Utilizar portas rápidas e equipamentos para docas

Optar por equipamentos confiáveis e que apresentam alto grau de segurança é fundamental para diminuição de riscos em suas operações logísticas.

O uso de portas rápidas não só promove maior segurança aos produtos, como isolamento térmico e vedação contra a entrada de agentes contaminantes, mas também permite que as operações sejam feitas com maior agilidade devido a possibilidade de serem fechadas de maneira automática e sistema de autorreparação em caso de choque com veículos.

Os equipamentos de docas também proporcionam a integridade nos locais. As niveladoras de docas, disponíveis nos modelos eletrohidráulico e manual, realizam a conexão entre o baú do caminhão para compensar a altura entre as duas superfícies. Sendo assim, os processos de carga e descarga também se tornam mais rápidos.

Com mais de 30 anos, a Rayflex é líder no mercado de portas rápidas e disponibiliza em seu portfólio modelos de portas rápidas e niveladora de docas para a sua indústria. Solicite um orçamento agora mesmo com um de nossos consultores.

Política de privacidade