Assine a nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade

isolamento-termico-industrial

Isolamento Térmico Industrial: O que é e quais as suas principais vantagens?

O isolamento térmico industrial oferece diversos benefícios para empresas, como redução no consumo de energia elétrica e melhor conservação de produtos.

O trabalho com indústrias seja qual for o segmento não é fácil por várias razões. Atentar-se à qualidade das matérias-primas, no fluxo logístico, na gestão do estoque, entre outras partes que englobam a supply-chain trazem necessidades bastante específicas, como o isolamento térmico industrial, que em muitos casos chega a ser o principal ponto de atenção.

O isolamento térmico industrial é uma tática bastante utilizada por diversas empresas em diferentes etapas de sua jornada. Ela pode ocorrer desde o fornecedor agrícola, no transporte para o armazém e até na distribuição do produto no varejo e supermercados.

Existem diferentes maneiras de alcançar o isolamento térmico em uma indústria, seja por meio de embalagens com material isolante, equipamentos de resfriamento ou mesmo com portas rápidas que criam uma barreira e impedem a entrada de calor. Uma empresa pode inclusive fazer uso de todas essas soluções, tudo a depender do segmento e do nível de necessidade de isolamento.

Seja em maior ou menor quantidade, a verdade é que praticamente todos os negócios precisam em algum momento investir em isolamento térmico. Confira nesse artigo a importância de realizar e quais os ganhos de sua indústria!

O que é isolamento térmico industrial?

O isolamento térmico industrial é uma verdadeira barreira para evitar a troca de calor entre um ambiente interno e outro externo, que pode ser tanto um espaço físico que recebe pessoas, como uma sala, como também o interior de uma embalagem que acomoda produtos, por exemplo.

Diferente do que muitos pensam, o isolamento térmico não é sinônimo de ambientes gelados ou armazenamento de produtos congelados. A verdade é que o que está em pauta não é a temperatura em si, mas a capacidade de evitar a variação climática no interior de um ambiente.

Diferentes indústrias fazem uso do isolamento térmico industrial para garantir a qualidade de seus produtos, como por exemplo o segmento farmacêutico para a conservação de produção de vacinas que necessita do isolamento térmico para garantir a sua eficácia. O mesmo também ocorre nas indústrias de alimentos e bebidas para a conservação de produtos perecíveis como as frutas.

Qual a função do isolamento térmico industrial?

O isolamento térmico industrial possui três funções principais: a de garantir a qualidade e conservação de produtos estocados e transportados, reduzir custos na indústria e preservar a segurança, evitando acidentes e até incêndios.

Uma empresa que investe em isolamento térmico economiza de diversas formas, sendo uma delas a redução de energia elétrica. No lugar de investir em refrigeradores ou em ar-condicionado, criar barreiras que impeçam a entrada e saída de calor podem ser boas pedidas e não consomem energia extra.

Prevenir o desperdício de produtos também é um jeito de economizar com recursos. Investir em isolamento térmico industrial ajuda a manter os produtos conservados e com boa qualidade, o que resulta futuramente em maior satisfação do cliente.

Por fim, fazer uma barreira isolante torna o espaço mais seguro para os colaboradores, pois evita a incidência de incêndios, e de quebra, se feita com bons equipamentos, ainda ajuda no fluxo operacional da empresa.

Tecnologia Rayflex para realizar o isolamento térmico industrial

Fazer o isolamento térmico industrial pode ser mais simples do que você imagina. Isso porque existem equipamentos que ajudam a criar uma verdadeira barreira de calor – e de quebra ainda possuem outras funcionalidades, como é o caso das portas rápidas industriais

As portas rápidas são equipamentos fabricados com o objetivo de garantir a segurança e o isolamento térmico industrial. Feitas com alto grau de vedação, os modelos de portas industriais impedem a entrada de calor no interior do ambiente, e ainda por cima, são capazes de barrar a entrada de microrganismos e impurezas no espaço, que podem ocasionar em possíveis contaminações e perdas dos produtos.

Com tempo de abertura e fechamento bem rápido, as portas rápidas Rayflex evitam a troca de calor mesmo quando há fluxo de pessoas no interior do ambiente isolado devido a possibilidade de abertura e fechamento de maneira automática.

Ficou interessado em saber mais sobre como promover o isolamento térmico industrial fazendo uso de uma porta rápida Rayflex? Entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de privacidade