Assine a nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

ISO-22000

Entenda o que é e como atender a ISO 22000

Conheça os principais pontos da ISO 22000 e saiba como as portas rápidas da Rayflex podem ajudar no cumprimento das normas!

Quando falamos em alimentos, é fundamental pensarmos em toda a segurança da cadeia alimentar, da “colheita à mesa”, processo conhecido como Farm to Fork. Para garantir toda essa segurança, um conjunto de normas e regras devem ser seguidas e recebe o nome de ISO 22000.

Todo ponto é considerado crucial na cadeia de alimentos, seja na colheita, no transporte, no empacotamento ou nas prateleiras do supermercado. Qualquer desvio dos padrões pode causar uma séria contaminação e colocar em risco à saúde dos consumidores finais.

Reportagens e matérias divulgadas na mídia podem colocar em xeque a credibilidade das empresas do setor. O principal intuito é que todas as etapas da cadeia passem por uma rígida fiscalização.

Mudanças na ISO 22000

A versão atual da ISO 22000 foi publicada em meados de 2018 e substitui a que estava vigente desde 2005, que foi a primeira versão. Participaram desta atualização especialistas em segurança de alimentos de mais de 30 países.

Um dos principais motivos para a criação de uma nova versão da ISO 22000 foram os constantes desafios que os usuários ao longo de toda a cadeia alimentar têm enfrentado para garantir a segurança dos alimentos.

A nova versão sobre SGSA (sistemas de gestão de segurança de alimentos) apresenta uma grande melhoria na gestão de riscos da segurança dos alimentos, no entanto, a implementação de um SGSA é de decisão interna de cada organização.

Confira abaixo as principais mudanças na ISO 22000:

  • Codex Alimentarius: a presença de um forte vínculo com o grupo de alimentos da ONU que desenvolve diretrizes de segurança dos alimentos para governos
  • Ciclo PDCA: presente tanto no sistema de gestão quanto nos princípios do Plano APPCC.
  • Operação: uma descrição mais clara das diferenças entre Pontos Críticos de Controle (PCCs), Programas de Pré-Requisitos Operacionais (PPROs) e Programas de Pré-Requisitos (PPRs).
  • Contexto da organização: consideração pelos processos externos em que a organização está inserida e não apenas as questões internas de segurança de alimentos. Tais considerações podem afetar o SGSA.

Outras mudanças que valem ser destacadas foram na questão de lideranças, comunicação, desburocratização de documentos e estabelecimento de mais cenários para tratamento de emergências e incidentes.

Vantagens de garantir a certificação ISO 22000

Além de garantir credibilidade para sua empresa, como citado anteriormente, existem outras vantagens de trazer a certificação ISO 22000.

  • Reconhecimento Internacional: Todos os processos que são utilizados nas normas do ISO 22000 possuem reconhecimento internacional, o que garante maior visibilidade e legitimidade.
  • Abertura de novos negócios: Relações internacionais exigem a certificação para garantir que o produto em vista está seguro. Com isso, a conquista do selo pode adquirir novos clientes e aumentar o ramo de atuação.
  • Transparência na prestação de contas: Apresentar de forma clara as responsabilidades colabora e muito com as organizações participantes e a confiança do cliente.
  • Qualidade dos alimentos: Os produtos ficam mais seguros e distante das fontes de contaminação. Além disso, os métodos utilizados na fabricação e no transporte, por exemplo, garantem a melhoria da qualidade dos alimentos.

A ISO 22000 na saúde pública

No conceito de cadeia alimentar, a ISO 22000 irá garantir a segurança dos alimentos e com isso promover a saúde pública, possibilitando a competitividade dos alimentos brasileiros no mercado internacional.

A garantia do cumprimento de normas evita os perigos alimentares, que são divididos em três grandes grupos que podem causar danos ou ferimentos ao consumidor:

  • Perigos biológicos: Todos os microrganismos (fungos, parasitas patogênicos, vírus e bactérias) e as toxinas microbianas.
  • Perigos químicos: essa categoria engloba tudo que envolve agentes químicos, como as pesticidas, herbicidas, antibióticos, promotores de crescimento, toxinas naturais ou quaisquer substâncias que possam causar alergias, câncer entre outros problemas ainda mais graves ou até mesmo a morte.
  • Perigos físicos: esses são perigos mais aparentes e que podem causar algumas lesões ou danos físicos, como cortes, arranhões etc. Pedras, metais, madeiras ou quaisquer outros objetos que fazem parte desta categoria.

Com o aperfeiçoamento dos métodos, as barreiras não-tarifárias elevam-se, o que faz com que países mais ricos coloquem restrições de importação de alimentos, protegendo assim o seu mercado. Com isso, os países que atendem todos os requisitos impostos acabam ganhando o mercado internacional.

Conte com as soluções RAYFLEX para cumprir a ISO 22000

Há mais de 30 anos no mercado, a RAYFLEX é referência no fornecimento de portas rápidas para ambientes industriais, desenvolvendo linhas específicas para cada tipo de aplicação.

Para garantir o cumprimento da ISO 22000, principalmente nos três pontos de atenção de uma planta industrial alimentar (controle de temperatura, higiene e vedação), a porta rápida para ambientes internos RP AL 01 é uma ótima solução.

Com um design diferenciado, a limpeza fica mais fácil e deixa o ambiente mais limpo e estanque. Projetada para elevados ciclos diários, a porta rápida AL 01 é a melhor solução para ambientes que exigem cuidados especiais.

Além disso, a RP AL01 garante vedação e controle de acesso, liberando apenas pessoas autorizadas.

Confira na prática as propriedades e os diferenciais da AL 01!

Como pudemos ver, o ISO 22000 é um conjunto de normas que garantem que a segurança de toda a cadeia alimentar e que o alimento chegue em segurança ao consumidor final.

Dentro de câmaras frias e salas específicas, é fundamental o impedimento da entrada de impurezas, garantindo que todos os alimentos que ali passaram estejam em condições propícias para o consumo.

Para te ajudar a entender melhor os detalhes que realmente importam, nós preparamos o eBook 7 Diferenciais das portas rápidas RAYFLEX para a prevenção de contaminações, um material exclusivo e gratuito para você baixar e analisar sem compromissos.

Caso queira saber mais sobre como a Rayflex pode ajudar sua empresa a garantir o cumprimento das normas da ISSO 22000, entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *