Saiba a importância de utilizar portas rápidas na indústria química

3

Minutos de leitura

Utilizar portas rápidas na indústria química tem como um dos objetivos principais a garantia de maior segurança, principalmente para evitar riscos de contaminação e possíveis acidentes devido à proximidade com as máquinas.

Nos últimos anos, a indústria química tem sido cada vez mais participativa na economia do país, figurando sempre nas primeiras posições no PIB da indústria de transformação. No mundo, a indústria química brasileira está entre as 10 maiores do ranking internacional, de acordo com a ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química).

Responsável por desenvolver fórmulas ou substâncias que são utilizadas em produtos como cremes, por exemplo, a indústria química exige alto grau de segurança, principalmente aos colaboradores. Confira mais no artigo quais são os riscos e como as portas rápidas podem promover maior segurança nesses ambientes!

Quais são os principais riscos dentro da indústria química?

A indústria como um todo é um local que pode apresentar risco a todos que ali estão, principalmente pelo contato próximo com as máquinas e entre outros motivos. Em termos de segmentos, a indústria química é considerada uma das que mais apresentam riscos, devido a utilização de substâncias tóxicas e corrosivas. Confira abaixo os principais riscos:

Riscos Mecânicos

Os riscos mecânicos são um dos principais pontos que as indústrias químicas devem tomar cuidado, pois muitos colaboradores estão em proximidade com equipamentos que podem causar cortes, choques entre outros riscos.

Uma opção para evitar estes possíveis acidentes é a utilização de janelas de segurança, solução projetada sob medida e desenvolvida para evitar a entrada de pessoas durante a movimentação de máquinas e robôs, seguindo as recomendações da NR-12.

Armazenamento de produtos em locais incorretos

Por se tratar de produtos químicos, é importante que o armazenamento seja o mais apropriado possível, principalmente para evitar possíveis contaminações, vazamentos ou outros danos. A higienização dentro desses locais também deve ser uma das prioridades e, portanto, o uso de portas rápidas pode se tornar uma saída por serem de fácil higienização e realizarem a vedação do ambiente.

O mesmo vale para a questão do transporte, já que se o mesmo for realizado de maneira inadequada e com veículos incorretos, pode ocasionar em acidentes. É importante sempre a empresa seguir as principais normas regulamentadoras para evitar possíveis danos.

Por se tratar de produtos que exigem controle de temperatura, o uso de abrigo de docas é fundamental na hora do carregamento e descarregamento de materiais para evitar a troca de ar entre o ambiente interno e externo e evitar possíveis perdas.

Contato com produtos de contaminação

Outro risco dentro das indústrias químicas é o dos colaboradores terem contato com os produtos e, por isso, sofrerem graves lesões, como queimaduras e inflamações, ou desenvolverem doenças respiratórias pela inalação. Portanto, é fundamental que os colaboradores estejam sempre com os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Como as portas rápidas na indústria química promovem maior segurança?

Além de evitar a entrada de possíveis contaminantes, utilizar portas rápidas ainda promove a separação de ambientes com o objetivo de proporcionar maior segurança tanto para os produtos quanto para os colaboradores, ou realizar o isolamento de ambientes, visando apenas a separação por ambientes produtivos e por áreas.

Alguns pontos da indústria química exigem alto grau de limpeza. Portanto, pode ser necessário a instalação de sistemas de eclusa, locais em que é possível realizar a higienização e impedem a troca de ar entre os ambientes. Nesse caso, as portas rápidas auxiliam para realizar a vedação da área e possuem um sistema de automatização das portas, evitando que as duas fiquem abertas ao mesmo tempo.

Tecnologia Rayflex para a indústria química

Com mais de 30 anos de atuação e líder do mercado nacional de portas industriais com fabricação nacional, a Rayflex garante portas rápidas especializadas para a indústria.

Com baixa manutenção, vedação e higiene, as portas rápidas da Rayflex abrem e fecham em uma velocidade rápida que pode chegar até 2,5 m/s e são equipadas com lonas flexíveis, que são leves e sem nenhuma estrutura metálica em caso de choque, promovendo maior segurança em sua indústria química.

Além disso, a empresa conta em seu portfólio com as janelas de segurança, solução que possui um sistema inteligente de controle que permite que a porta opere de forma integrada com o sistema de produção e um motorredutor de alto rendimento para aberturas diárias ilimitadas.

Outra solução que a Rayflex possui é o abrigo de docas, que conta com um material reforçado e promove todo o selamento entre a doca e o baú do caminhão.

Para saber mais sobre os modelos de portas rápidas na indústria química e outras soluções da Rayflex, fale agora mesmo com um de nossos consultores e solicite um orçamento agora mesmo!

Compartilhar em:

Assine nossa newsletter

Inscreva-se gratuitamente e saiba em primeira mão as novidades da Rayflex.

Sobre a Rayflex

Referência no setor há mais de 35 anos, a Rayflex é especializada no desenvolvimento de portas rápidas inteligentes e equipamentos para docas — atendendo de forma personalizada às necessidades do seu ambiente operacional.

Fale com nosso time.

Outras matérias

18609_Blog_O_Futuro_Sem_Improviso

Sucessão Empresarial: por que a estabilidade futura da Rayflex garante a eficiência da sua operação hoje

05/09/2025

Em um país onde 9 em cada 10 empresas são familiares, mas poucas sobrevivem entre gerações, a Rayflex revela como...

18542_Blog-Machismo_Estrutural

Machismo estrutural: um desafio que precisa ser enfrentado no mundo corporativo

20/08/2025

Machismo estrutural: um desafio que precisa ser enfrentado no mundo corporativo A desigualdade de gênero ainda é uma realidade marcante...

17092_Blog_Mais_Que_Portas

Fazer parte, estar perto e abrir portas: o jeito Rayflex de liderar com Giordania Tavares

19/08/2025

Fazer parte, estar perto e abrir portas: o jeito Rayflex de liderar com Giordania Tavares A história da Rayflex não...