Como garantir a segurança nos locais de produção de vacinas?

3

Minutos de leitura

Desde o primeiro trimestre de 2020, o mundo todo está enfrentando uma pandemia causada pelo Novo Coronavírus. Por conta dela, inúmeros prejuízos já ocorreram, como inúmeras mortes, por exemplo. No entanto, a produção de vacinas é um passo para que a pandemia seja solucionada.

Em tempo recorde, vários laboratórios estão realizando a produção de várias vacinas, além de inúmeros testes. Em média, a produção de uma vacina eficaz pode levar de 8 a 10 anos, mas com a ajuda de tecnologias e aumento do número de pesquisas, a vacina contra a Covid-19 já está sendo aplicada em uma pequena parte da população, sendo produzida em tempo recorde de apenas 10 meses.

A produção de vacinas ocorre em três fases, sendo a primeira a fase laboratorial para a definição da melhor composição da vacina; a segunda para a realização de testes em animais para a comprovação dos dados; e, por fim, a terceira fase, na qual são realizados testes em humanos para obter respostas do sistema imunológico, segurança, eficácia e possíveis efeitos colaterais.

Os locais destinados para a produção de vacinas, geralmente, são os laboratórios de grandes indústrias farmacêuticas ou de institutos de pesquisas científicas, como é o caso do Instituto Butantan, em São Paulo. Todos os locais necessitam apresentar como principais requisitos condições específicas tanto de refrigeração quanto de armazenamento para evitar possíveis contaminações e riscos.

O uso de Salas Limpas na Produção de Vacinas

Muitos dos laboratórios que realizam a produção de vacinas possuem em seu layout salas limpas, locais de ambientes controlados e apropriados para a manipulação e fabricação de inúmeros produtos que necessitem do máximo de atenção com esterilização e gestão de qualidade para minimizar a retenção de partículas em seu interior.

Para garantir que esses locais sejam seguros no momento da produção das vacinas e em seus respectivos armazenamentos, é necessário medir, analisar e controlar:

  • Fluxo de ar;
  • Pressão;
  • Temperatura;
  • Umidade;
  • Ruído;
  • Vibração;
  • Iluminação;
  • Contaminação microbiana e por partículas.

O armazenamento de vacinas também pode ser realizado em salas limpas, uma vez que possíveis alterações na temperatura do local podem comprometer todo o estoque, ocasionando na perda dos insumos. Algumas vacinas precisam ser estocadas em temperaturas entre 2 ºC e 8ºC, enquanto outras precisam ser estocadas em temperaturas negativas.

Em momentos de crise e pandemia, como a atual causada pelo Novo Corovavírus, cada detalhe do processo de produção, transporte, logística e armazenamento importa, pois qualquer perda pode ser muito significativa no atual momento.

O uso de tecnologias são fundamentais para garantir a segurança de todo o processo e a Rayflex pode ajudar a sua indústria a garantir total segurança nos locais de armazenamento e produção de vacinas com o uso de portas rápidas especiais.

Nós da Rayflex desenvolvemos um infográfico exclusivo sobre  Armazenamento, Estoque e Transporte de Vacinas”. Faça o download agora mesmo e saiba como realizar essas três etapas de maneira eficaz!

Portas Rápidas SL01 para garantir segurança no armazenamento e na produção de vacinas

Com mais de 30 anos no mercado, a Rayflex é uma empresa referência no mercado de portas rápidas industriais para os diversos ambientes industriais, desenvolvendo linhas específicas para cada tipo de aplicação.

Para o uso das portas rápidas em salas limpas, é necessário sempre analisar e considerar a estanqueidade proporcionada, bem como a velocidade de abertura e fechamento e se o fechamento é realizado de forma automática.

Para cumprir todas as exigências dentro dos locais e garantir os benefícios recomendados, a Rayflex desenvolveu a porta rápida SL01, a única porta rápida para salas limpas do mercado brasileiro aprovada em controle de contaminação e resistência a pressões positivas.

É importante ressaltar que o uso das portas rápidas SL01 ainda garante controle de temperatura e evita a entrada de impurezas. Além disso, esse modelo também possui alta tecnologia com sensores de segurança e fácil higienização.

Para saber mais sobre as Portas Rápidas SL01, confira o vídeo abaixo!

Para solicitar um orçamento ou tirar possíveis dúvidas, entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores!

 

Compartilhar em:

Assine nossa newsletter

Inscreva-se gratuitamente e saiba em primeira mão as novidades da Rayflex.

Sobre a Rayflex

Referência no setor há mais de 35 anos, a Rayflex é especializada no desenvolvimento de portas rápidas inteligentes e equipamentos para docas — atendendo de forma personalizada às necessidades do seu ambiente operacional.

Fale com nosso time.

Outras matérias

18609_Blog_O_Futuro_Sem_Improviso

Sucessão Empresarial: por que a estabilidade futura da Rayflex garante a eficiência da sua operação hoje

05/09/2025

Em um país onde 9 em cada 10 empresas são familiares, mas poucas sobrevivem entre gerações, a Rayflex revela como...

18542_Blog-Machismo_Estrutural

Machismo estrutural: um desafio que precisa ser enfrentado no mundo corporativo

20/08/2025

Machismo estrutural: um desafio que precisa ser enfrentado no mundo corporativo A desigualdade de gênero ainda é uma realidade marcante...

17092_Blog_Mais_Que_Portas

Fazer parte, estar perto e abrir portas: o jeito Rayflex de liderar com Giordania Tavares

19/08/2025

Fazer parte, estar perto e abrir portas: o jeito Rayflex de liderar com Giordania Tavares A história da Rayflex não...