O setor industrial tem passado por grandes transformações e muitas delas ocasionadas pelas novas tecnologias. Atualmente, é muito comum vermos robôs na indústria automobilística, algo que há muitos anos jamais poderíamos imaginar que poderia ocorrer, por exemplo.
A indústria 4.0, resultado da quarta revolução industrial, é um conceito desenvolvido pelo diretor e fundador do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schawab. Este conceito surge em um determinado momento que muitas indústrias estão investindo cada vez mais em automatizações e inteligências artificiais. A indústria alimentar, automobilística e de manufatura são algumas das mais beneficiadas com este conceito.
Tais transformações não podem ser consideradas apenas um novo desenvolvimento tecnológico, mas uma mudança completa em relação a paradigmas, pois em muitos casos irá transformar a forma como vivemos e realizamos os nossos respectivos trabalhos.
O que fazem os robôs na indústria automobilística?
O setor automobilístico, considerado um dos maiores setores no país, é um dos que apresenta maiores avanços com a tecnologia. A chegada dos robôs na indústria automobilística apresenta 50% das receitas através de serviços puramente digitais e uma redução de até 50% no tempo da produção de um veículo.
Utilizar novas tecnologias em industrial geralmente traz redução de custos e melhora significativa na produção. No entanto, a utilização de robôs na indústria automobilística, por exemplo, não deve ser vista como uma substituição na mão de obra humana, mas uma oportunidade para que os colaboradores se desenvolvam e possam atuar em novos setores.
Além disso, a qualidade dos automóveis tem aumentado. Os robôs podem atuar em todos as fases da produção nas fábricas de automóveis, desde o primeiro parafuso, passando por soldas, equipamentos de corte a lasers, estampagem, linha de montagem, rotulagem e até mesmo nos testes finais, como no de piloto automático.
Segurança no uso de robôs na indústria automobilística
Com o uso de robôs na indústria automobilística, todo o processo na linha de produção ficou mais seguro, pois cada vez menos os colaboradores realizam diretamente os serviços.
No entanto, é necessário um novo modelo de segurança, na qual tanto as máquinas quanto os colaboradores estarão seguros. Deixar o colaborador em contato direto com os robôs na indústria automobilística quando os mesmos estão em funcionamento pode causar ferimentos graves, como queimaduras, choques e fraturas.
Todos os cuidados que as indústrias precisam tomar em relação ao ambiente de trabalho são previstos pela Norma Regulamentadora Número 12 (NR 12). Desenvolvida pelo Ministério do Trabalho, essa legislação garante que a saúde e a integridade física dos funcionários são de responsabilidade das empresas.
O enclausuramento é uma das medidas mais eficazes para a proteção dos robôs na indústria automobilística, pois cria uma verdadeira barreira entre o colaborador e as máquinas.
Com o avanço na tecnologia, os dispositivos de segurança serão integrados e irão garantir agilidade e alta economia nos gastos. A robótica, como vimos, pode ser considerada uma tecnologia que apoia a segurança no ambiente de trabalho, pois automatiza processos e a movimentação no ambiente fica mais segura.
Tecnologia Rayflex para segurança!
A segurança, como pudemos ver, ainda é um dos principais desafios para a indústria 4.0. O uso de robôs na indústria automobilística, por exemplo, necessita de proteção e automação, o que pode gerar mudanças na NR 12.
A RAYFLEX, empresa com a maior referência de alta tecnologia para o mercado de portas rápidas no Brasil, trabalha com janelas de segurança, projetadas sob medida de acordo com cada necessidade, para a proteção de máquinas desenvolvidas para cabines de teste, linhas de produção automatizadas, células de solda, entre outras aplicações.
As janelas são feitas para abrir e fechar ilimitadas vezes ao dia e para restringir o acesso de pessoas durante a movimentação de máquinas e robôs na indústria automobilística, o que garante maior segurança para os usuários externos e os operadores do equipamento.
Com a opção de instalar dispositivos de segurança que evitam a abertura forçada, as janelas de segurança da RAYFLEX possuem comandos imediatos para parada da máquina caso alguém tente acessar a área restrita, sendo um processo mais automatizado e seguro. Além disso, elas possuem interface com cortinas de luz e scanner do local, bem como a integração com os controladores existentes.
A solução está em conforme com todas as normas de segurança previstas e garante para todo o seu ambiente, além de inúmeras vantagens. Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento personalizado para a sua indústria.