Assine a nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade

Estufas-agricolas

3 Cuidados que devem ser tomados nas estufas agrícolas

As estufas agrícolas são estruturas cada vez mais utilizadas de cultivo protegido no campo e nas cidades. Conheça os 3 principais cuidados nesses ambientes.

Uma produção agrícola totalmente desprotegida pode ocasionar em diversos tipos de prejuízos ao produtor, seja pelo descuido com a luminosidade, com a entrada de pragas e animais, intempéries como a chuva de granizo e geadas ou até mesmo na proliferação de microrganismos devido à falta de controle de temperatura e umidade. A solução para isso pode ser a utilização de estufas agrícolas.

Esses ambientes são estruturas ideais para uma forma de cultivo cada vez mais utilizada pelos produtores rurais  e urbanos, principalmente pela segurança proporcionada. Alguns tipos de alimentos, flores e plantas são consideradas bem sensíveis, como é o caso do tomate e do pimentão, o que exige uma atenção especial, principalmente com relação ao local em que ela se desenvolve, sendo essa uma estrutura mais reforçada.

As estufas agrícolas passaram a ser cada vez mais utilizadas, principalmente na Região Sul do país, a partir de 2009 devido às fortes geadas que acometeram o local. Como resultado, de acordo com os especialistas da Emater-PR, a migração do campo aberto para esses ambientes minimiza as perdas no setor.

Esse formato é apenas um dos mais diversos que existem em todo o Brasil para a produção no campo. O país hoje é líder nesse processo na América do Sul e considerado um dos grandes centros do agronegócio, devido a sua alta capacidade de produção e desenvolvimento de pesquisas.

A importância das estufas agrícolas

As estufas agrícolas possuem o objetivo de garantir a proteção de toda a lavoura e cultivo contra qualquer dano relacionado ao meio ambiente, como grandes ventanias e chuvas, além da falta de água que pode vir a ser um problema diante da crise hídrica dos últimos anos.

O ambiente também proporciona mais eficiência no controle de pragas, pois evita a entrada de animais e insetos que se alimentam de plantas e que podem destruir todo o cultivo.

Essa é apenas uma das diversas modalidades existentes do cultivo protegido, técnica geralmente utilizada em culturas vegetais. Entre os principais benefícios dessa estrutura, que pode ser feita de diversos tipos de materiais, podemos destacar o controle de temperatura, maior velocidade na colheita e a diminuição do consumo de água.

Além disso, as estufas agrícolas também podem ser usadas como ambientes estratégicos para realizar a produção de determinados cultivos na entressafra, período em que os agricultores fazem o planejamento entre o fim de uma safra e início de uma lavoura e que ocorre um número menor de atividades no campo.

3 cuidados essenciais em sua estufa agrícola

Para a boa funcionalidade de sua estufa agrícola, é necessário que o produtor responsável tenha atenção com três pontos principais e realize diversas ações para a maior eficiência em cada caso.

Controle de temperatura e umidade

A temperatura e a umidade possuem ação direta no desenvolvimento e nas funções vitais de todo o plantio. No entanto, cada cultura apresenta diferentes particularidades, exigindo maior atenção dos produtores com essa questão.

Ao garantir o controle de temperatura e umidade em sua estufa, microrganismos não irão se desenvolver, o que promove maior segurança a toda a produção, além de aumentar a qualidade do plantio.

Vedação contra a entrada de pragas

Outro cuidado essencial nas estufas é a vedação contra a entrada de pragas. Diversos animais se alimentam de plantas e ao entrar no ambiente podem comprometer toda a produção e, consequentemente, causar a perda do cultivo.

Higienização

A higienização também é outro ponto que deve ser levado em consideração dentro das estufas, principalmente após um período de colheita. Isso porque a matéria orgânica acumulada pode se espalhar e causar a proliferação de microrganismos no ambiente, o que irá comprometer o novo plantio.

Para os três casos descritos, a utilização de equipamentos confiáveis e uma infraestrutura bem desenvolvida é a solução para a segurança de todo o plantio, evitando as perdas e outros prejuízos. Um dos equipamentos que a sua estufa agrícola deve contar é a porta rápida da Rayflex.

Nossa solução apresenta isolamento térmico, vedação completa e fácil higienização, garantindo os principais cuidados do seu plantio. Com mais de 30 anos de experiência, somos referência no mercado de portas rápidas e contamos com especialistas para o desenvolvimento sob medida para a sua estufa.

Para saber mais sobre o assunto e solicitar um orçamento, entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores!

Política de privacidade