Rayflex: Portas industriais podem ser instaladas em eclusas para impedir contaminação

2

Minutos de leitura

Bastante utilizadas em qualquer tipo de indústria, as eclusas ajudam no controle sanitário em locais que exijam um alto grau de limpeza. O sistema de eclusa é indispensável em situações onde não pode haver entrada direta do ar externo no ambiente interno, seja por controle de temperatura ou contaminação.

Para a diretora-executiva da Rayflex, empresa líder do mercado nacional de portas industriais, nos dias atuais que vivemos, com o aumento ainda maior de exigências por limpeza, o sistema de eclusa deve expandir além do setor industrial. “As eclusas já são muito comuns nos parques fabris no acesso a ambientes limpos e na saída dos ambientes contaminados. Porém esse recurso pode ser utilizado em qualquer ambiente onde seja necessária a descontaminação de pessoas ou objetos, como dentro de clínicas e hospitais, por exemplo”, aponta.

A executiva explica que uma eclusa pode ser utilizada para várias finalidades, como por exemplo a desinfecção de pessoas e objetos por produtos específicos, ela também funciona como uma ante sala para higienização de mãos e paramentação antes de entrar na sala limpa, como colocação de touca, propés, aventais, protetores de barba, luvas, entre outros equipamentos necessários para garantir uma entrada segura em um ambiente controlado. “A estratégia funciona também para profissionais da saúde na saída do hospital para a descontaminação após o trabalho”, sugere Giordania.

Entre as indústrias que mais fazem uso de eclusas estão as do segmento alimentício e farmacêutico, devido às maiores exigências de controle de contaminação. Funciona da seguinte forma: a porta de entrada da eclusa é aberta enquanto a segunda porta permanece fechada, formando uma clausura entre as portas. Os modelos AL01 e SL01 da Rayflex são os mais indicados para esses espaços já que possuem desenho sanitário, com guias laterais lisas e sem rugosidade e lona totalmente flexível sem barras metálicas que podem acumular sujeira, por isso são fáceis de higienizar e reduzem o índice de contaminação.

“As portas possuem sistema inteligente e são interligadas, nunca abrindo de forma simultânea. Vemos muito essa situação em ambientes industriais, onde dentro da eclusa é realizada a troca de paleteira que está carregando produto, impedindo que a paleteira suja entre no ambiente limpo”, finaliza a executiva.

SOBRE A RAYFLEX

Criada em 1988, a Rayflex é líder do mercado nacional de portas industriais com fabricação nacional, atuante em todos os estados do Brasil e em alguns países da América Latina nas indústrias alimentícias, farmacêuticas, automobilísticas, metalúrgicas, além de armazéns e centros de distribuição independentes (logística), especializada em porta rápidas, portas para docas e niveladores de docas, desenvolvidos especialmente para isolamento e proteção dos mais variados ambientes industriais.

Compartilhar em:

Assine nossa newsletter

Inscreva-se gratuitamente e saiba em primeira mão as novidades da Rayflex.

Sobre a Rayflex

Referência no setor há mais de 35 anos, a Rayflex é especializada no desenvolvimento de portas rápidas inteligentes e equipamentos para docas — atendendo de forma personalizada às necessidades do seu ambiente operacional.

Fale com nosso time.

Outras matérias

21858_Blog2

Com R$ 120 bilhões em investimentos, a indústria alimentícia está em uma nova era de eficiência

20/11/2025

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) anunciou, em 2024, investimentos de R$ 120 bilhões até 2026, destinados à...

21177_Blog1_13_11_Qual_O_Papel_Feito_Pela_Rayflex_Em_Prol_Da_Prevenção_De_Acidentes_De_Trabalho

Segurança é a porta de entrada para fazer a diferença

13/11/2025

Um estudo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) revelou um dado alarmante: mais de 1.600 colaboradores perderam a vida...

21927_Blog_RDC_Anvisa_Sala_Limpa

RDC 658 e o controle de contaminação nas Salas Limpas

30/10/2025

A RDC 658/2022 da ANVISA entrou em vigor em março de 2022 e trouxe um novo patamar de exigência para...