Porta Rápida Autorreparável: o que é e como funciona

2

Minutos de leitura

Vamos conhecer o cenário que faz com que uma porta rápida autorreparável seja um equipamento fundamental: é de conhecimento comum que, por vezes, acidentes acontecem em locais de trabalho. Nos processos do dia a dia, situações podem acontecer e colocar em risco as instalações da fábrica.

Um levantamento feito pelo Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho aponta um número significativo de acidentes com máquinas no ambiente industrial. De acordo com a pesquisa, operadores de empilhadeiras se envolveram em 24.858 entre os anos de 2012 e 2021.

São situações que podem acontecer pois o ser humano está suscetível a erros. Esses números representam uma média de 200 ocorrências.

Imagine que uma empilhadeira está em movimento a caminho de uma porta e não consegue parar a tempo. Normalmente isso causaria danos à instalação, à máquina e ao operador.

Uma Porta Rápida Autorreparável da Rayflex evitam esse tipo de problema. Elas são desenvolvidas para proporcionar segurança completa à produção e aos trabalhadores. 

 

Como funciona uma Porta Rápida Autorreparável?

Sem elementos rígidos, as Portas Rápidas da Rayflex são fabricadas com uma reforçada lona flexível. Elas são conectadas ao cilindro superior, que fica na parte de cima do equipamento e as laterais, que mantêm a solução esticada para proporcionar vedação em todos os perímetros.

Caso ocorra um acidente, a Porta Rápida da Rayflex se desprende dos guias laterais, evitando danos da máquina ao equipamento, deixando o operador seguir o caminho sem travar.

Após essa situação, a porta pode ser reparada sem a necessidade de manutenção. A autorreparação do equipamento é simples: ao ser aberta (como deveria ter sido, para evitar o impacto), a lona sobe completamente ao cilindro superior. Depois, basta fechá-la novamente para que ela se conecte nas laterais e se torne operável novamente.

NOTA:

Por mais que nossas Portas Rápidas proporcionem essa segurança, não é recomendado dirigir equipamentos em máquinas sem a atenção às sinalizações de tráfego e é necessário ao operador 100% da atenção.

A pessoa que operar máquinas industriais precisa de certificação para isso. É imprescindível o treinamento de acordo com as Normas Regulamentadoras de cada equipamento.

 

Compartilhar em:

Assine nossa newsletter

Inscreva-se gratuitamente e saiba em primeira mão as novidades da Rayflex.

Sobre a Rayflex

Referência no setor há mais de 35 anos, a Rayflex é especializada no desenvolvimento de portas rápidas inteligentes e equipamentos para docas — atendendo de forma personalizada às necessidades do seu ambiente operacional.

Fale com nosso time.

Outras matérias

21927_Blog_RDC_Anvisa_Sala_Limpa

RDC 658 e o controle de contaminação nas Salas Limpas

30/10/2025

A RDC 658/2022 da ANVISA entrou em vigor em março de 2022 e trouxe um novo patamar de exigência para...

19806_BLOG_Futuro_da_Manutencao

A evolução da Indústria 4.0 passa por uma Porta Rayflex

22/10/2025

egundo uma pesquisa da McKinsey, os processos relacionados à Indústria 4.0 podem reduzir entre 10% a 40% o custo de...

Thumb do post sobre Produtividade e qualidade de vida: parte do sucesso de qualquer indústria

Produtividade e qualidade de vida: parte do sucesso de qualquer indústria

01/10/2025

Empresas e pessoas têm vida. E são escolhas inteligentes que determinam o sucesso de ambas. Por exemplo, economizar energia, manter...