2

Minutos de leitura

05/01/2026
Por Rayflex.

Certamente, nos últimos anos, a logística passou por uma transformação acelerada. Neste contexto, termos como WMS e AGVs deixaram de ser tendências para se tornarem realidade em operações que buscam precisão, velocidade e inteligência no fluxo de materiais.

No entanto, há um ponto pouco discutido — e extremamente estratégico — que ainda precisa ser enfrentado: para que a automação digital entregue todo o seu potencial, a estrutura física precisa estar à altura.

Portanto, neste artigo, você vai entender como preparar sua planta para a Logística 4.0 e conhecer as características e benefícios dos equipamentos para docas Rayflex para esse segmento.

Continue a leitura a seguir.

A estrutura da sua doca acompanha a agilidade da automação? 

Antes de aprofundarmos neste assunto, vale reforçar rapidamente o papel dessas tecnologias.

Por exemplo, o Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) é responsável por orquestrar toda a operação interna: endereçamento, separação, conferência, rastreabilidade e gestão de estoque. Por outro lado, os Veículos Guiados Automaticamente (AGVs) realizam movimentações internas de forma autônoma, sem intervenção humana, garantindo precisão e eliminação de erros operacionais.

Quando integrados, WMS e AGVs transformam o DNA logístico de uma empresa. Entretanto, essa transformação só é completa quando o fluxo — do recebimento à expedição — é contínuo. Ou seja, isso só acontece quando as docas acompanham a agilidade da automação.

Equipamentos para docas Rayflex

A Rayflex oferece um portfólio completo de equipamentos para docas que atendem às principais exigências da logística 4.0. Confira a seguir.

  • Porta Seccional Isotérmica: primeiramente, foi desenvolvida para oferecer vedação perfeita e isolamento térmico aos ambientes, aliados à funcionalidade, durabilidade e segurança aos operadores. Além disso, possui 4 tipos de acionamento: manual, talha/corrente, automatizada e automática.
  • Porta Dockdoor: Essa solução é ideal para aplicações internas e externas em locais com fluxo moderado de abertura e fechamento. Possui tubos horizontais embutidos dentro da lona, proporcionando estabilidade e resistência a ventos de até 60km/h e intempéries climáticas.
    • Abrigo de Docas: ideal para evitar a entrada de contaminantes e auxiliar no controle de temperatura quando a porta da doca está aberta.
  • Niveladora de Doca Eletro-Hidráulica: desenvolvida para cobrir o vão e compensar com precisão a diferença de altura entre a carroceria dos diferentes tipos de caminhões e a doca. 

A evolução da Logística passa por uma Porta Rayflex

Há mais de 35 anos, a Rayflex segue expandindo de porta em porta.

Somos uma empresa 100% brasileira, referência em Portas Rápidas e equipamentos para docas, com presença consolidada no Brasil e em diversos países da América Latina.

Desenvolvemos soluções que aliam eficiência, segurança e tecnologia para uma ampla gama de segmentos, como o agro, alimentício, farmacêutico, frigorífico, químico, entre outros — além de contar com um time de engenheiros que desenvolvem soluções sob medida para cada tipo de operação.

Fale com nossos especialistas e solicite uma proposta para o seu segmento.

Compartilhar em:

Assine nossa newsletter

Inscreva-se gratuitamente e saiba em primeira mão as novidades da Rayflex.

Sobre a Rayflex

Referência no setor há mais de 35 anos, a Rayflex é especializada no desenvolvimento de portas rápidas inteligentes e equipamentos para docas — atendendo de forma personalizada às necessidades do seu ambiente operacional.

Fale com nosso time.

Outras matérias

23734_BLOG_EXTRA_A_responsabilidade_da_industria_vai_alem_do_portao_da_fabrica

Para além do portão da fábrica: a importância da vedação e do controle na cadeia logística estendida

23/12/2025

Por: Rayflex | Publicado em: 23/12/2025 | Categoria: Produtos / Inovação A indústria brasileira de alimentos e bebidas opera com...

22663_Blog_1_11_12

Rumo a 2026: perspectivas para a indústria segundo Giordania Tavares, CEO da Rayflex

15/12/2025

O ano de 2025 trouxe desafios importantes para a indústria brasileira, exigindo flexibilidade para acompanhar as tendências do setor. Nesse...

21858_Blog2

Com R$ 120 bilhões em investimentos, a indústria alimentícia está em uma nova era de eficiência

20/11/2025

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) anunciou, em 2024, investimentos de R$ 120 bilhões até 2026, destinados à...