Niveladora de Doca: processo de carga e descarga mais eficiente

Niveladora de Doca: processo de carga e descarga mais eficiente

Niveladora de Doca: processo de carga e descarga mais eficiente

Alguns equipamentos foram criados para facilitar o desempenho de atividades repetitivas e promover uma performance melhor dos processos logísticos e industriais. Um desses equipamentos é a niveladora eletro-hidráulica de doca, temos niveladoras na versão manual e na versão hidráulica. Preparamos este artigo para te ajudar a entender a importância das niveladoras e como escolher a melhor para sua operação.

O que é uma Niveladora de Doca?

A niveladora de doca é muito usada para os processos de carga e descarga, desempenhando uma função de ponte entre a doca e o piso onde os caminhões fixam suas carrocerias, garantindo segurança e estabilidade na operação de transferir as cargas.

Elas funcionam de forma a compensar a variação entre a altura do piso de concreto e o da carroceria do veículo de entrega. Essa nivelação permite o acesso de carrinhos, paleteiras e empilhadeiras para agilizar o processo de carregamento e garantir segurança para as pessoas e as cargas.

Quais as vantagens de ter uma Niveladora de Doca?

Ao utilizar a niveladora de doca sua empresa diminui os riscos de acidentes com funcionários e colaboradores e reduz os danos aos materiais por quedas. Além disso, ter um piso nivelado otimiza o tempo dos processos de carga e de descarga, gerando maior produtividade para sua operação. 

Além de proporcionar maior velocidade e otimização da mão de obra, ela garante a segurança das pessoas e das cargas. A eficiência da niveladora de doca longo do tempo, representará também a redução de custos, já que demandará menos docas, menos caminhões, menos equipamentos para movimentação de cargas e menos pessoal.

Niveladora de Doca Manual

A niveladora de doca manual é uma solução econômica e eficiente para sua operação, indicada para os espaços que permitem que ela seja fixada ou embutida. Seu funcionamento é realizado por alavanca manual e permite que o operador a manuseie sem esforço, pois possui pistões hidráulicos. Ao ser puxada, a alavanca eleva a pestana da plataforma e, ao ser empurrada, acomoda a pestana na traseira do caminhão para formar uma rampa e facilitar a passagem dos veículos e mercadorias. Para fechar a plataforma, basta puxar a alavanca para trás e colocar sobre os apoios na base.

As plataformas niveladoras manuais da Rayflex superam as expectativas do mercado, pois possui itens de segurança como as laterais fixas e suas pestanas são feitas em chapas de aço confeccionados com relevos antiderrapantes.

Niveladora de Doca Hidráulica

Já a niveladora de doca hidráulica também cria uma ponte entre a carroceria do caminhão e o piso da edificação, porém pode ser acionada por um botão, sem a necessidade de emprego de força física do operador, garantindo mais segurança e agilidade para os funcionários. 

A niveladora de doca eletro-hidráulica Rayflex possui um motor trifásico e cilindros que atuam na elevação da plataforma. Quando não estão sendo utilizadas, as plataformas ficam embutidas no chão, para otimizar o aproveitamento do espaço disponível.

Há 30 anos a Rayflex é referência no segmento de portas-rápidas e niveladoras de docas. Elimine acidentes e garanta a integridade dos operadores de carga e descarga com as plataformas niveladoras Rayflex!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *