Controle Integrado de pragas: Como garantir maior vedação em seu ambiente

3

Minutos de leitura

Entenda o que é o controle integrado de pragas e como as portas rápidas da Rayflex podem ajudar em medidas corretivas.

Visando minimizar o uso abusivo de componentes químicos que podem ocasionar diversos prejuízos, o controle integrado de pragas é uma ação obrigatória em diversos ambientes, principalmente naqueles em que ocorrem a manipulação, produção e consumo de alimentos.

Desde os tempos remotos e início da civilização humana, as pragas são responsáveis por diversos riscos à saúde da humanidade que podem levar até mesmo à morte. Infecções, Botulismo e Toxoplasmose são alguns exemplos de doenças ocasionadas pela contaminação de alimentos. Na indústria farmacêutica, todos os medicamentos produzidos podem ser descartados em caso de contato com pragas de qualquer tipo.

Dentro do ambiente industrial, independente do segmento, as pragas podem gerar diversos outros danos, principalmente financeiros, como destruição do estoque, surtos de doenças entre os colaboradores, interrupções de todas as operações, imagem negativa da indústria perante ao mercado, além da baixa produtividade dos colaboradores devido à falta de segurança e falta de limpeza industrial.

Principais normas para o controle integrado de pragas

Como forma de garantir que não ocorra a contaminação dos produtos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estabelece algumas normas que devem ser seguidas pelas indústrias e de acordo com os seus segmentos, com o objetivo de evitar a entrada de pragas e a proliferação de bactérias.

A Resolução RDC nº 216, estabelecida em 15 de setembro de 2004, tem como objetivo garantir as boas práticas para todos os serviços de alimentos de modo higiênico-sanitário visando sempre a saúde da população. Vale ressaltar que indústrias que possuem áreas de alimentação, como lanchonetes e refeitórios, a RDC também precisa ser seguida.

Na indústria de alimentos também deve estar presente a RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002, que define os conceitos de limpeza, higienização, controle integrado de pragas e outras práticas de segurança para garantir aos fabricantes os cuidados necessários em toda a cadeia logística do setor, como qualidade sanitária e conformidade dos produtos alimentícios.

Já para as indústrias farmacêuticas, a ANVISA estabelece a RDC nº 17, de 16 de abril de 2010, na qual o principal objetivo é a obrigação do ambiente conter um procedimento rígido para o controle de pragas na fabricação de medicamentos.

Como garantir o controle integrado de pragas?

O controle integrado de pragas urbanas e rurais se baseia em duas linhas de ação para ser colocado em prática: medidas preventivas e corretivas. Enquanto a primeira consiste em treinamentos e o uso de produtos químicos para a limpeza e higienização, o segundo método cria estratégias para a captura dos animais e limitações físicas de vedação, na qual a Rayflex pode auxiliar a sua indústria com equipamentos de alta performance.

Em muitos casos, é necessário sempre utilizar os dois métodos em conjunto para mais eficácia. O motivo para isso é que existem maneiras de ocorrer a contaminação dos produtos (veja abaixo), e no caso delas não serem feitas em doses corretas, o controle pode não ser eficaz e acarretar em novos problemas.

  • Contaminação Física: Ocorre devido a entrada de animais como roedores, pássaros e insetos no ambiente;
  • Contaminação Biológica: Ocorre através da proliferação das bactérias e fungos em ambientes com temperatura e umidade inadequadas;

Para colocar em prática os métodos, é necessário ter o conhecimento de algumas informações, como o tipo e o grau de infestação, o ambiente que está inserido, as principais causas do aparecimento, os principais problemas ocasionados e etc.

Conte com a Rayflex para realizar o controle integrado de pragas

Líder no mercado de portas rápidas, a Rayflex entende a importância de garantir higienização no seu ambiente e vedação completa para evitar a entrada de pragas que podem ocasionar em diversos prejuízos da sua indústria.

Com modelos para ambientes internos e externos, as portas rápidas da Rayflex são fabricadas sob medida para a sua indústria e possuem a opção de abertura e fechamento automático, evitando assim que as portas fiquem abertas por longos períodos, facilitando a entrada dos animais. Nossos modelos também apresentam fácil higienização, evitando o desgaste, corrosão e pontos para o acúmulo de sujeiras.

Além disso, as soluções da Rayflex irão promover maior redução de custos, separação de ambientes e economia de energia em toda a sua indústria. Caso queira saber mais sobre os nossos modelos de portas rápidas e como podemos ajudar a sua indústria, clique aqui e entre em contato com um de nossos consultores.

Compartilhar em:

Assine nossa newsletter

Inscreva-se gratuitamente e saiba em primeira mão as novidades da Rayflex.

Sobre a Rayflex

Referência no setor há mais de 35 anos, a Rayflex é especializada no desenvolvimento de portas rápidas inteligentes e equipamentos para docas — atendendo de forma personalizada às necessidades do seu ambiente operacional.

Fale com nosso time.

Outras matérias

18609_Blog_O_Futuro_Sem_Improviso

Sucessão Empresarial: por que a estabilidade futura da Rayflex garante a eficiência da sua operação hoje

05/09/2025

Em um país onde 9 em cada 10 empresas são familiares, mas poucas sobrevivem entre gerações, a Rayflex revela como...

18542_Blog-Machismo_Estrutural

Machismo estrutural: um desafio que precisa ser enfrentado no mundo corporativo

20/08/2025

Machismo estrutural: um desafio que precisa ser enfrentado no mundo corporativo A desigualdade de gênero ainda é uma realidade marcante...

17092_Blog_Mais_Que_Portas

Fazer parte, estar perto e abrir portas: o jeito Rayflex de liderar com Giordania Tavares

19/08/2025

Fazer parte, estar perto e abrir portas: o jeito Rayflex de liderar com Giordania Tavares A história da Rayflex não...