Como escolher a porta ideal para Sala Limpa?

Como escolher a porta ideal para Sala Limpa?

Como escolher a porta ideal para Sala Limpa?

A Sala Limpa é um ambiente completamente isolado que controla o número de partículas existentes no ambiente. Essas áreas são esterilizadas e possuem controle ambiental de fluxo de ar, pressão, temperatura, umidade, ruído, vibração, iluminação, contaminação microbiana e por particulados.  Elas são projetadas e utilizadas para reduzir a introdução, a geração e a retenção de contaminantes em seu interior.

Para que serve a Sala Limpa?

As Salas Limpas são destinadas à manipulação ou produção de medicamentos, alimentos, vacinas, equipamentos eletrônicos e itens que necessitam de completa esterilização e controle de partículas existentes no ar. Diversas indústrias possuem as Salas Limpas, como a indústria química, farmacêutica, veterinária, alimentícia, cosmética, laboratórios, biotecnologia, mineração, eletrônica, petroquímica e muitas outras.

Quais as classificações das Salas Limpas?

Cada utilização específica determina quais as regras precisam ser seguidas para garantir proteção para as pessoas e a qualidade dos produtos. A pureza do ar, por exemplo, é determinada para cada processo, sendo classificados em diferentes níveis de acordo com a concentração de partículas por unidade de volume de ar. As Salas Limpas estão classificadas em nove classes.

As Salas Limpas Classe 1 à Classe 5 funcionam sob regime de fluxo de ar laminar e tem as seguintes principais características: a reposição total do ar acontece a cada seis segundos; o ar flui uniformemente a partir do forro a uma taxa de 0,45 metros por segundo, há filtros por todo o forro; não há correntes de ar dentro do ambiente controlado; há um fluxo de ar uniforme pelo ambiente sem dispersão transversal de partículas; O ar é retirado do ambiente somente por exaustão pelo piso.

As Salas Limpas Classe 6 à Classe 9 funcionam sob regime de fluxo de ar turbulento e tem entre suas principais características: o ar flui a partir de difusores no forro a uma taxa de 0,45 metros por segundo; há correntes de ar dentro do ambiente controlado; permite-se a existência de dispersão transversal de partículas dentro do ambiente controlado; o ar é retirado do ambiente por exaustão pelo piso ou pelo forro.

O que considerar para construir uma Sala Limpa?

Para construir e montar Salas Limpas é preciso se atentar às estruturas, instalações físicas, edificação, as superfícies interiores (paredes, piso e teto), dry wall, alvenaria, divisórias e forros autoportantes, painel de poliuretano ou poliisocianurato, painel de poliestireno, painel de lã de rocha. Ainda, antecâmara, câmara pressurizada, vestiários das áreas limpas, pass-throughs para salas limpas, portas especiais para áreas classificadas, portas para sala limpa, sistemas de controle de acessos, sistema de comunicação visual, visores para salas limpas, iluminação especial, luminárias para salas limpas, acabamentos sanitários, cantos arredondados, vedação, silicone para salas limpas, acessórios e acabamentos para salas limpas.

Como definir a porta rápida ideal para a Sala Limpa?

Para definir a porta rápida ideal para uma Sala Limpa é importante considerar a estanqueidade que ela proporciona, garantindo que o ar tratado não escape pelas suas extremidades. Também é essencial que ela abra e feche de forma rápida e automática, obtendo-se menor tempo de porta aberta. A porta deve possuir as laterais e a parte superior arredondada e não pode possuir parafusos aparentes, impedindo depósito de impurezas. A lona deve ser lisa e sem barra metálica para não acumular sujeira e facilitar a limpeza da sua superfície.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *