Assine a nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Biblioteca BIM

Biblioteca BIM: O que é e como ela pode auxiliar em projetos industriais?

Modelo virtual auxilia na identificação de possíveis interferências em uma obra e integra todos os responsáveis na criação do projeto. Entenda as funcionalidades e vantagens da Biblioteca BIM!

A Biblioteca BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) é ferramenta digital que já se tornou uma importante tendência no segmento da construção civil.

O software auxilia arquitetos e engenheiros tanto no planejamento como na execução da obra, disponibilizando, de maneira sistêmica e transversal, todas as informações técnicas sobre os itens a serem incluídos no projeto.
Dessa forma, o BIM tem como objetivo criar maior segurança e precisão para a construção. Os itens (como portas, docas, niveladoras, etc.) podem ser inseridos no desenho digital já com suas medidas e outras informações disponíveis para o conhecimento do profissional, assim, dando uma ideia mais realista de como ficará o ambiente.

A Biblioteca BIM é importante para que arquitetos e engenheiros sejam capazes de simular o resultado da obra antes de tirá-la do papel. Além da representação gráfica em 3D, o BIM oferece uma gama de informações sobre o produto escolhido, possibilitando o completo entendimento das características físicas dos elementos da obra.

O BIM é capaz de integrar todas as partes interessadas em uma construção, ou seja, arquitetos, engenheiros e construtores (AEC). Isso porque a Biblioteca BIM pode ser acessada por todos os envolvidos em tempo real. Assim, os peritos podem avaliar os itens e o planejamento do projeto com uma visão especializada de cada aspecto da obra, o que reforça o caráter rico do BIM em relação aos seus dados.

É possível ter acesso às informações durante todo o ciclo de uma obra, desde a demolição até a finalização, podendo criar um orçamento mais preciso em cada uma das etapas. Dessa forma, os profissionais da construção civil são capazes de identificar imprevistos e gastos adicionais durante toda a criação de um espaço. A principal vantagem é que essa resolução digital prevê e previne gastos desnecessários e quaisquer imprevistos.

Aplicações do BIM na Indústria

Desenvolver um layout industrial não é uma tarefa fácil. Diferente de obras residenciais e comerciais, os projetos voltados para fábricas exigem um conhecimento avançado de profissionais da construção civil acerca do produto e da rotina dos colaboradores no local.

O design industrial precisa levar em conta dois fatores importantes: produtividade e fluxo de trabalho. Apesar dessas duas coisas se complementarem, é função do engenheiro ou arquiteto envolvido no projeto da obra avaliar a melhor maneira de dispor os equipamentos, criando um ambiente que ofereça fluidez no desempenho de atividades, bem como conforto aos operadores.

Pensando no fluxo produtivo e logístico, um layout industrial precisa contemplar principalmente a passagem de equipamentos e pessoas. Nessa hora, é importante avaliar e dimensionar as portas que serão utilizadas nos ambientes internos e externos, bem como as niveladoras que deverão ser instaladas nas docas para facilitar o carregamento e descarregamento de produtos.

Para tornar o processo mais ágil, é essencial contar com tecnologias que auxiliem o processo de criação e execução do projeto. Uma dessas ferramentas para suporte dos peritos é a Biblioteca BIM. Além da questão de escolher os itens que melhor se encaixam no projeto, a ferramenta contribui com a escolha dos elementos que podem otimizar a rotina dos colaboradores de uma indústria.

Tomemos como exemplo um local em que existe grande fluxo de pessoas e cargas e que os profissionais envolvidos precisam realizar o trajeto de maneira mais rápida e fluída possível. Fica a cargo do arquiteto escolher itens que podem promover maior dinamicidade à planta, como o uso de portas rápidas com comandos de abertura e fechamento automáticos.

Biblioteca BIM da RAYFLEX

A RAYFLEX oferece uma biblioteca BIM completa e exclusiva de portas rápidas e niveladoras de docas. O modelo virtual oferece as informações necessárias para que os profissionais sejam capazes de pensar layouts de uma planta industrial com soluções focadas em dinamicidade, segurança, higiene, vedação, bem como controle de temperatura e pressão (caso seja preciso).

Assim, a Biblioteca BIM da RAYFLEX apoia engenheiros e arquitetos na criação de projetos industriais, logísticos e comerciais, facilitando o processo de escolha do produto que melhor se encaixa ao layout e à necessidade do fabricante.

A RAYFLEX é a primeira empresa do segmento a oferecer essa tecnologia, reforçando seu compromisso com a qualidade em cada detalhe de seus produtos.

Maior referência no mercado nacional de portas industriais, a RAYFLEX possui mais de 30 anos de experiência e milhares de equipamentos instalados em todo o Brasil e diversos países da América Latina. Acesse a Biblioteca BIM da RAYFLEX e conte com um time de especialistas para garantir os melhores resultados ao seu projeto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *