Assine a nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

3 Soluções para otimizar a segurança logística em tempos de COVID-19

3 Soluções para otimizar a segurança logística em tempos de COVID-19

Entenda como proteger a saúde de seus colaboradores e otimizar a segurança logística para dar continuidade às operações de forma responsável frente à COVID-19!

A produtividade e a segurança logística nunca estiveram tão interligadas como no momento que estamos vivendo. O setor logístico se tornou indispensável, tanto para movimentar a economia como para fornecer e distribuir produtos importantes, como alimentos e medicamentos.

No entanto, ao mesmo passo que há o aumento da demanda, também há a redução do quadro de funcionários, carga de trabalho e insumos. Assim, a dúvida que fica para muitas indústrias e transportadoras é: Como proteger a saúde dos colaboradores e otimizar a segurança logística para dar continuidade às operações de forma responsável e eficiente?

Maior segurança logística, maior produtividade

Considerando que a logística é uma das áreas com maiores índices de sinistros, perdas e acidentes, é necessário redobrar os cuidados em cada uma de suas etapas.

Uma simples falha no carregamento de um produto pode comprometer todo o andamento e os resultados da operação. Portanto, os procedimentos de segurança devem estar de acordo com as normas do Ministério do Trabalho e do Ministério da Saúde para garantir a integridade física de seus colaboradores e reduzir os riscos de contágio.

Mantenha sempre em mente que uma cultura preventiva na segurança logística é decisiva para a redução de custos a longo prazo, bem como para a garantia de produtividade e agilidade da equipe.

O que não pode faltar para a sua segurança logística?

Portas rápidas

A segurança logística envolve uma série de princípios, incluindo a prevenção de acidentes, avarias, roubos e contaminações cruzadas. Nesses quesitos, as portas rápidas são importantes aliadas, operando de forma autônoma e inteligente.

Indispensáveis para garantir o fluxo seguro de pessoas e veículos, esses equipamentos funcionam como uma barreira sanitária, protegendo locais de produção e armazenamento.

Com qualidade e durabilidade reconhecidas, as portas rápidas RAYFLEX® oferecem:

  • Separação apropriada de ambientes internos e externos, incluindo salas limpas e de pressão positiva;
  • Vedação completa, prevenindo a entrada de agentes contaminantes e impurezas;
  • Isolamento térmico, promovendo a economia de energia com ar-condicionado e climatizadores;
  • Sensores de segurança para os usuários;
  • Sensores de abertura “no touch”, dispensando o contato das mãos e abrindo somente quando necessário para reduzir a proliferação de agentes infecciosos, como a COVID-19.

Além desses benefícios, outra característica das portas RAYFLEX® é determinante na prevenção de contaminações: o design higiênico, que evita o acúmulo de sujeiras e facilita a desinfecção do conjunto.

A lona das portas é lisa e sem barras metálicas horizontais, enquanto as guias laterais são contínuas e sem rugosidades, assim, não formam cantos para acúmulo de impurezas e promovem a rotina de limpeza, que deve ser intensificada em tempos de pandemia. Confira!

Niveladoras para docas

Ao contrário de muitos segmentos do mercado, que estão paralisados ou com volume de atividades reduzido, o setor logístico não parou de operar desde o começo da pandemia, reforçando o papel fundamental do transporte de cargas.

Mas o cenário de maior demanda também exige maiores cuidados com a segurança logística. O acúmulo de veículos e o movimento intensificado nas docas acendem um alerta para a prevenção de riscos e acidentes, ao mesmo tempo que demandam agilidade e eficiência nas operações.

Neste contexto, as niveladoras para docas são equipamentos indispensáveis, capazes de aliar os dois fatores cruciais para o momento atual: segurança e desempenho.

A plataforma serve de ponte entre as docas e a carroceria dos caminhões, e é fundamental para eliminar os desníveis e facilitar o descarregamento ou carregamento dos produtos.

As niveladoras para docas da RAYFLEX® estão disponíveis em modelos manual e eletrohidráulico, todos compostos por chapas de piso antiderrapante e reforçados, conferindo maior vida útil sem deformação. Confira!

Abrigos para docas

Os abrigos para docas, ou portais de selamento, são sistemas de vedação que impedem a troca de ar e entrada de sujeira no ambiente interno, no momento em que a porta fica aberta para o carregamento e descarregamento.

Assim, além de contribuir com o controle a temperatura e a economia de energia, essa solução é essencial para evitar a entrada de contaminantes e impurezas.

Os abrigos para docas da RAYFLEX® são fabricados em tecido especial, com reforço interno e perfis de alumínio, que possibilitam fácil limpeza e alta durabilidade. Além disso, o conjunto conta com faixas amarelas de segurança que orientam o motorista do veículo durante a baliza, bem como uma estrutura retrátil e sustentada por braços articulados que absorvem impactos acidentais.

Para garantir total aderência às suas operações e máxima segurança logística, os abrigos são feitos sob medida e personalizados de acordo com as suas necessidades. Confira!

A pandemia do novo coronavírus vem exigindo profundas adaptações do comércio, da indústria e do setor logístico. Este é o momento ideal para rever as melhores práticas e as normas de segurança em todas as suas atividades, buscando soluções que te ajudem a enfrentar este momento, e o mundo pós-quarentena.

A RAYFLEX® está preparada para te ajudar a implantar as melhores medidas de proteção para a sua equipe. Quer saber mais sobre as nossas soluções e quais vantagens elas têm a oferecer para o seu negócio? Converse com um de nossos especialistas em segurança logística e solicite um orçamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *