Conheça as soluções de portas da Rayflex que auxiliam no desenvolvimento do setor de embalagens no Brasil
O mercado de fornecimento para a indústria de embalagens tem papel fundamental na cadeia de produção e distribuição dos mais variados elementos. Responsável por armazenar, proteger e identificar o que é produzido, as embalagens são indispensáveis para os produtos, da produção à comercialização.
Em um cenário que demonstra cada vez mais uma crescente de demanda e oferta, as embalagens devem ser consideradas parte importante do processo de produção, e as indústrias, por sua vez, devem adequar os seus processos para que as embalagens tenham a devida importância.
Quando pensamos em ambientes de distribuição de produtos, especialmente de embalagens que devem armazenar e proteger os materiais, o mercado exige o máximo em cuidado e seriedade com os padrões de qualidade e higiene.
Por isso, é imprescindível que as indústrias contem com processos atualizados, ambientes adequados e uma infraestrutura preparada para lidar com essa distribuição.
Continue a leitura e saiba mais sobre o setor de embalagens e conheça algumas soluções que podem otimizar a produtividade e qualidade da produção.
Visão geral sobre o setor de embalagens no Brasil
Primeiramente, é importante contextualizar o setor de embalagens como um todo. Fator fundamental desde a produção até a compra por parte do consumidor final, a embalagem deve ser vista com cautela e com a devida importância no processo industrial.
Ela faz parte das etapas de produção, armazenamento, logística, suprimentos e comercial. Ou seja, está presente em praticamente toda a cadeia industrial — da fábrica às prateleiras de escolha do consumidor.
Esse papel que a embalagem ocupa durante o processo de produção faz com que os olhares sejam cautelosos para alguns cuidados que devem ser tomados na hora de criar, manusear e comercializar esses materiais.
Mas, afinal, por que as embalagens ocupam um espaço tão importante? Porque são três as principais funções que elas desempenham: armazenamento, proteção e comunicação.
A função de armazenamento serve para conter o produto a ser comercializado. Seja um alimento, um produto líquido ou sólido, ou qualquer outro tipo de material, a embalagem deve ser adequada para que, por exemplo, não haja vazamento ou queda.
As embalagens também devem proteger os produtos. Seja na hora de manusear, transportar ou armazenar, qualquer artigo precisa ter proteção o suficiente para que nada seja danificado até chegar ao destino.
A função de comunicação, por sua vez, deve servir como forma de publicidade e exibição de informações obrigatórias. Normalmente aquelas relacionadas à marca, à função do produto, usabilidade e textos indispensáveis, como as informações nutricionais de alimentos, são impressas nas embalagens.
A comunicação também tem importância na logística, pois códigos de barras, lotes e demais informações sobre a fabricação são expostos de maneira a facilitar o processo de separação, estocagem e transporte dos produtos.
A importância da indústria de embalagens para a economia brasileira
Independentemente do setor de atuação, empresas precisam de embalagens para que possam produzir, armazenar e comercializar seus produtos. Portanto, quanto mais produtos são desenvolvidos e comercializados, mais embalagens são necessárias.
Dessa forma, é possível enxergar a indústria de embalagens como uma espécie de termômetro para o sucesso dos demais setores industriais no Brasil. Se o setor de embalagens está em crescimento, é um sinal positivo para acreditar que os demais setores de indústria também estão.
Dados divulgados em pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) afirmam que, entre 2014 e 2018, o setor de embalagens teve um crescimento de 1,1% ao ano.
Pensando no cenário dos próximos anos, o estudo acredita que o crescimento deve chegar a 1,6% até 2024, mostrando uma tendência de avanço do setor de embalagens na indústria nacional.
Ainda de acordo com a ABRE, uma outra pesquisa mostrou que no segundo semestre de 2021 o setor apresentou um crescimento de 6,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Os maiores desafios da indústria de embalagens
Ainda que seja um setor em crescimento, a indústria de embalagens tem uma série de desafios para que haja consistência nas operações realizadas.
Alguns fatores que fogem do controle da indústria, como o crescimento populacional, aumento da demanda, saúde pública, meio ambiente, entre outros, afetam diretamente as atividades do setor e necessitam de olhares atentos para que os desafios não sejam empecilhos.
Conheça alguns dos principais desafios que o setor deve enfrentar:
1. Alta competitividade
Quando um setor ganha notoriedade, significa que a demanda está aumentando. É o caso do setor de embalagens no Brasil. Com o crescimento acelerado dessa indústria, cresce também o número de empresas que passam a oferecer produtos e serviços relacionados a esse tipo de produção.
Por isso, compreender o cenário do setor é de fundamental importância para que as indústrias da embalagem possam encontrar maneiras de se destacarem em relação à concorrência.
Estabelecer padrões de qualidade, inovar nos processos e contar com uma infraestrutura adequada para aprimorar os processos são algumas das estratégias que podem ser levadas em consideração.
A alta competitividade, porém, não é um fator impeditivo no crescimento do setor. Com a alta demanda, há espaço suficiente para que a quantidade de oferta aumente e, com isso, mais indústrias de embalagens ganhem espaço no mercado.
2. Responsabilidade ambiental
Assim como em qualquer outro setor fabril, a preocupação com a responsabilidade ambiental deve ser levada a sério na indústria de embalagens.
Na prática, as embalagens estão diretamente ligadas ao meio ambiente. Uma das grandes críticas ao aumento do consumo de alimentos industrializados, por exemplo, está relacionada ao aumento da produção de plástico.
É preciso que as empresas fabricantes de embalagens tenham consciência da importância de utilizar materiais sustentáveis, causando menos impacto ao meio ambiente.
Os processos fabris também devem ser revisados com frequência, para que a produção não seja prejudicial ao meio ambiente, evitando a geração exagerada de poluentes e a utilização de materiais não sustentáveis.
Outro fator que é de responsabilidade da embalagem e está relacionado ao meio ambiente é o desperdício de produtos. No setor alimentício, por exemplo, muitos produtos acabam sendo descartados por estarem com a embalagem danificada.
Isso pode ser evitado, na maioria das vezes, quando as empresas utilizam embalagens de boa qualidade e destinadas para aquele uso específico.
3. Jornada na indústria de embalagens
Compreender a necessidade do consumidor faz parte do processo ideal de produção de embalagens. A indústria deve sempre buscar formas de adequar sua entrega para que os produtos acompanhem as necessidades do usuário final.
Utilizando novamente o setor alimentício como exemplo, é possível analisar a necessidade que o consumidor tem de uma alimentação rápida. Atualmente, quanto mais prática a embalagem, mais fácil o consumo.
Dessa forma, o setor de embalagens precisa estudar os melhores métodos para entregar ao mercado produtos que facilitem o consumo, tornando a rotina do usuário final mais fácil.
Estudos de usabilidade precisam ser feitos com consistência e frequência para identificar novas tendências e compreender se os tipos de embalagens que já existem no mercado ainda fazem sentido.
4. Adequação às normas sanitárias
Voltadas principalmente para o setor de alimentos e bebidas, as normas sanitárias existem para estabelecer critérios que a indústria e o comércio precisam seguir no que diz respeito à saúde e à higiene.
Independentemente do tipo de produto fabricado, todo o processo de produção deve ser desenvolvido com base nessas normas. Além disso, a estrutura física da indústria também deve ser adaptada para seguir as regras.
No caso da indústria alimentícia, os ambientes devem ser constantemente higienizados, precisam ter a climatização correta e passar por rigorosas fiscalizações de qualidade.
Além disso, as indústrias devem tomar cuidado redobrado entre os próprios setores para evitar contaminação cruzada de um ambiente para outro. A vedação correta de cada espaço e a separação dos ambientes devem ser feitas com bastante atenção e cuidado.
5. Redução de tempo e recursos gastos com falhas e retrabalhos
Falhas e retrabalhos são preocupantes e indesejados em qualquer setor, mas ainda acontecem com frequência.
Quando os gestores pensam em soluções que reduzam essas situações, os processos tornam-se muito mais produtivos.
A partir do momento em que problemas processuais são solucionados, falhas deixam de acontecer, retrabalhos não são necessários e, consequentemente, há uma redução considerável no tempo de produção e no custo envolvido.
Soluções Rayflex para a indústria de embalagens
Contar com uma infraestrutura adequada faz parte da jornada de sucesso de toda e qualquer indústria. No setor de embalagens não é diferente.
Diversas adequações ao espaço e ao maquinário utilizado nos ambientes que compõem a empresa podem fazer a diferença na qualidade final do produto comercializado.
Por isso, contar com uma boa estrutura e bons equipamentos pode ser fundamental para que o setor de embalagens tenha bons resultados.
A Rayflex conta com produtos da mais alta tecnologia no mercado de portas rápidas e docas no Brasil, com soluções que se adequam às necessidades de cada cliente.
Confira agora algumas das soluções Rayflex que podem ser utilizadas na indústria de embalagem.
Porta Seccional Isotérmica Rayflex
A Porta Seccional Isotérmica Rayflex é preparada para uso em ambientes industriais, centros de distribuição e locais de expedição e recebimento de materiais.
O modelo é desenvolvido utilizando painéis isotérmicos e borrachas de vedação, fazendo com que a porta possa ser aplicada em locais que necessitam de vedação e controle de temperatura.
Entre os maiores benefícios que a Porta Seccional Isotérmica oferece aos projetos onde é instalada, destaca-se a economia de energia elétrica, uma vez que impede o vazamento da refrigeração.
As portas são compostas por um conjunto de painéis interligados por dobradiças articuladas e funcionam por meio do deslizamento pelas guias laterais.
Benefícios:
» Moderniza a área de operações, deixando-a mais eficiente e segura.
» Painéis com 40 mm de espessura, com isolamento térmico interno, evitando transferência de calor para dentro do galpão, de forma a economizar energia e até mesmo reduzir o uso de ar-condicionado e climatizadores.
» As portas são leves e fáceis de manusear, pois contam com um sistema de molas de torção e aço, que equilibram o peso constantemente. Além disso, o modelo motorizado possui botão de acionamento em três estágios: subir, parar e descer.
Características:
» Indicadas para utilização em docas.
» Fabricação sob medida.
» Alta qualidade com vedação em todo o perímetro da porta.
» Sensor de reversão superior.
» Conjunto de painéis isotérmicos.
Como a Porta Seccional Isotérmica Rayflex pode ajudar sua empresa de embalagens?
» Os modelos são fáceis de manusear, tornando-se uma opção mais eficiente e ágil para as indústrias.
» A vedação pelo perímetro da porta torna o ambiente mais seguro e impede a entrada de contaminação.
» O controle eficaz de temperatura, a baixa manutenção e a economia de energia tornam o modelo uma opção mais econômica para o projeto.
» A alta tecnologia e a confiabilidade garantem segurança ao seu patrimônio.
Niveladora Eletro-hidráulica Rayflex
Com o objetivo de atuar auxiliando os processos de carga e descarga, a Niveladora Eletro-hidráulica Rayflex deve ser instalada nas docas das indústrias, servindo como uma espécie de ponte entre a doca e o caminhão de carga.
O modelo conta com um lábio articulado que proporciona a acomodação perfeita entre a doca e o caminhão, facilitando a carga e descarga de materiais.
A estrutura da niveladora hidráulica é formada por perfis laminados e reforçados para a instalação das partes móveis e do conjunto hidráulico. O reforço também serve para o alojamento e apoio do lábio quando a plataforma está em posição de repouso.
A plataforma é composta por uma chapa de piso antiderrapante e por perfis laminados.
Benefícios:
» A plataforma hidráulica pode ser acionada por um botão, sem a necessidade de emprego de força física por parte dos funcionários da doca.
» O espaço da doca é otimizado com o uso das plataformas, pois quando não estão em uso, podem ficar embutidas no chão.
Características:
» Indicada para uso em docas.
» Possui válvula etiquetada e bloqueador mecânico.
» Conta com uma eletroválvula de segurança.
» Possui um lábio chanfrado, reduzindo o discaste da rodinha na empilhadeira ou paleteira.
Como a Niveladora Eletro-hidráulica Rayflex pode ajudar sua empresa de embalagens?
» Mais segurança durante os processos de carga e descarga.
» Os mecanismos da niveladora hidráulica garantem mais eficiência e praticidade no processo de manuseio dos produtos.
Portas Rápidas RP Rayflex
Indicadas para uso em ambientes internos, as Portas Rápidas RP Rayflex facilitam a fluidez do tráfego por dentro das indústrias. O modelo possui acionamento automático, abrindo e fechando de forma autônoma e veloz sempre que necessário.
O funcionamento das portas é rápido para que o fluxo não seja interrompido e os trabalhos possam ser executados da maneira mais fluida e ágil possível. O modelo não possui limitação de acionamento diário, possibilitando às portas serem abertas e fechadas quantas vezes forem necessárias.
O funcionamento ágil ainda oferece segurança aos ambientes, uma vez que a porta fica aberta somente o tempo necessário para que o usuário com o acesso liberado passe.
Além disso, o fechamento rápido auxilia na vedação dos locais internos da indústria, minimizando a troca de ar entre os ambientes e evitando que ocorram contaminações.
As portas rápidas funcionam no método de enrolar e são fabricadas com lona flexível que fica presa na lateral da porta. Esses encaixes funcionam de forma silenciosa, sem ruídos e sem falhas.
Benefícios:
» As Portas Rápidas RP Rayflex não possuem barras metálicas e, por isso, não amassam ou geram manutenção no caso de colisão acidental de carrinhos de transporte ou empilhadeiras.
» O fechamento por gravidade faz com que não seja necessário o uso de contrapeso e, por isso, necessita de menos manutenção.
Características:
» Produto desenvolvido para uso interno.
» Possuem tecnologia autorreparável exclusiva Rayflex.
» Abertura diária ilimitada, ou seja, podem ser acionadas infinitas vezes durante o dia.
» Possuem as laterais mais estreitas do mercado.
Como as Portas Rápidas RP Rayflex podem ajudar sua empresa de embalagens?
» A abertura automática das portas rápidas permite a criação de processos automatizados na indústria.
» A qualidade e a tecnologia autorreparável das Portas Rápidas RP reduzem o tempo e o gasto com manutenções.
» O modelo oferece uma vedação eficaz para áreas internas, evitando contaminações entre áreas.
Portas Rápidas Vectorflex Rayflex
Projetadas para uso em ambientes externos, as Portas Rápidas Vectorflex Rayflex são desenvolvidas para suportar a incidência de ventos fortes de até 120 km/h.
O modelo é indicado para ambientes com grandes dimensões e com alto fluxo de pessoas ou veículos, protegendo o ambiente da entrada de chuva, poeira, pragas e qualquer outra situação indesejada.
Para suportar os ventos e as situações mais extremas às quais são condicionadas, as Portas Vectorflex contam com um reforço horizontal na lona. Dessa forma, cria-se uma pressão contrária à pressão do vento e a porta torna-se muito mais resistente.
Benefícios:
» Com uma estrutura reforçada e fechamento por gravidade, as Portas Rápidas Vectorflex Rayflex necessitam de menos manutenções.
» No caso de identificação de algum objeto no percurso de fechamento, o sistema da porta identifica e impede o movimento de descida para evitar acidentes.
Características:
» Indicadas para uso em ambientes externos.
» O modelo é resistente a ventos de até 120 km/h.
» O motor de alto rendimento permite elevado número de aberturas diárias.
» Desenvolvida para grandes vãos.
Como as Portas Rápidas Vectorflex Rayflex podem ajudar sua empresa de embalagens?
» Redução do tempo gasto com manutenção, pois as portas não necessitam de esforço humano para funcionarem nem para terem manutenção.
» A lona reforçada suporta ventos fortes e torna o ambiente mais limpo e seguro, uma vez que impede a entrada de chuva, poeira e insetos, além de impedir a contaminação do ambiente.
» Proporcionam mais segurança para a linha de produção e para os colaboradores envolvidos.
Conheça a Rayflex
A Rayflex é a maior referência em alta tecnologia no mercado de portas rápidas e docas no Brasil e América Latina. Com um portfólio completo para atender às necessidades das mais diversas indústrias, temos um produto específico para cada cenário.
As soluções Rayflex são compostas por produtos fabricados com altíssimo padrão de qualidade, que garantem uma entrega com eficiência e produtividade aos clientes.
Para que produtos de qualidade cheguem ao mercado, contamos com profissionais altamente qualificados e especializados nas soluções que entregamos.
Nossos produtos passam por rigorosos testes de qualidade e possuem certificações de segurança e qualidade dos órgãos fiscalizadores de maior importância nos âmbitos nacional e internacional.
As soluções têm como objetivo compor projetos que ofereçam resistência, durabilidade e confiabilidade às indústrias, tornando mais eficazes os processos, desde a produção até a logística.
Conte com as soluções Rayflex para seu negócio!
Para ter uma indústria com eficácia na produção, é importante estar atento aos mais diversos detalhes, pois tudo importa e contribui com a excelência. Por isso, contar com uma boa infraestrutura é fundamental para empresas que querem ter um processo de produção de embalagens eficaz e funcional.
Ter uma boa estrutura está diretamente ligado à produtividade, redução de custos, qualidade do serviço executado e, consequentemente, ao resultado final entregue ao cliente.
Se você deseja ter em sua indústria uma boa infraestrutura, conheça as soluções que a Rayflex oferece para o setor de embalagens.
Entre em contato agora e fale com um de nossos especialistas.