Assine a nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

o-que-e-moega-de-graos

O que é uma moega de grãos e como as portas rápidas auxiliam na segurança dos locais?

A moega de grãos é um equipamento para armazenar insumos triturados, mas precisa de cuidados em relação a emissão de pó no ambiente. Entenda!

A moega de grãos é um equipamento importante para a indústria pois tem a função de moer e servir como depósito de matérias-primas moídas. Trata-se de uma máquina metálica disponível para o recebimento de grãos a granel – mesmo depois de triturados.

Este equipamento está inserido em uma linha produtiva na qual é disponibilizado máquinas de pré-limpeza, secadores, transportadoras e outros equipamentos para conquistar o acondicionamento e o processamento dos grãos. A moega entra em cena para fazer a recepção e armazenamento destes produtos a granel.

Além de servir como “depósito” dos grãos, a moega oferece aos produtos um ambiente limpo e livre de impurezas para preservar a qualidade dos armazenados. Por essa razão, contar com uma porta rápida para barrar a passagem de sujeiras que podem ser agentes contaminadores dos grãos é fundamental.

Neste artigo você poderá entender o papel fundamental que uma moega desempenha, bem como a importância de utilizar portas rápidas para segurança e máxima produtividade de todo fluxo logístico. Continue a leitura!

Como funciona uma moega de grãos?

Durante o processo de carga e descarga de grãos, é comum que ocorram muitas perdas de matérias-primas. Isso é algo que acontece com diferentes insumos, em especial com os triturados.

A moega de grãos vai ajudar a evitar que esse tipo de situação aconteça, já que acumula os grãos. Além disso, ela vai ter um papel fundamental para conter o pó emitido pelos triturados, que podem ocasionar na poluição do ar (interno e externo).

É por essa razão que o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) entra em cena para fiscalizar e garantir que o pó exalado não esteja comprometendo a saúde dos funcionários e nem sendo emitido para o exterior da fábrica, o que aumenta a poluição do ar de maneira geral.

Qual a preocupação do CONAMA em relação à moega de grãos?

O pó exalado no ar proveniente dos grãos triturados precisa ser captado rapidamente e, por isso, contar com uma barreira que impeça a saída para o ar externo é fundamental para manter tanto a salubridade dos funcionários e da moega, como também evitar a poluição do ar.

O CONAMA usou como base a Organização Mundial da Saúde para definir diretrizes e parâmetros de qualidade do ar, e isso impacta diretamente nas moegas de grãos.

Para isso, algumas recomendações podem ser feitas:

  • O ambiente deve ser hermético, com equipamentos que impeçam a troca de ar entre o espaço interno e externo;
  • É fundamental dispor de um exaustor e despoeiramento eficiente;
  • É necessário fazer a limpeza periodicamente, para evitar a presença de roedores e insetos no interior das moegas, já que os animais são atraídos em razão dos alimentos mantidos nas moegas;
  • Utilizar equipamentos rápidos para facilitar o processo de carga e descarga da moega de grãos sem muita troca de ar.

Quais os riscos para a saúde?

Não é de hoje que o processo de logística de grãos vem preocupando profissionais do agronegócio e o CONAMA. Os principais riscos estão relacionados a: explosões, inalação da poluição ou de fungos e bactérias alocados na poeira, que podem causar doenças diversas e problemas crônicos para o pulmão, como asma, bronquite e alergias.

Essas doenças podem ser evitadas utilizando equipamentos de proteção individual (EPIs), mas ainda assim, é importante contar com equipamentos que impeçam que as partículas de poluição fiquem presentes, pois elas podem danificar até mesmo a moega.

Como um porta para moega pode ajudar?

A porta rápida é capaz de exercer praticamente todos os cuidados indicados pelo CONAMA. Por suas rápidas abertura e fechamento, feitas de forma automática, a porta para moega impede que ocorra a troca de ar entre o ambiente interno e o externo.

Trata-se de um equipamento que aumenta a eficiência e produtividade na logística envolvendo a moega de grãos e também colabora para maior segurança dos funcionários.

Com mais de 30 anos de experiência, a Rayflex disponibiliza para a utilização em locais de moegas de grãos as portas rápidas Vectorflex, projetadas exclusivamente para locais externos que sofrem com incidência de vento.

Com excelente vedação, as portas rápidas evitam a entrada de poeira, insetos, roedores, pombos e outras pragas, além da proteção em caso de chuvas. O equipamento também evita a passagem do ar poluído para o ambiente externo e possui fotocélula tipo barreira de luz entre as colunas, fazendo com que a porta se abra caso alguém passe durante o seu fechamento, evitando assim maiores acidentes.

Além disso, elas contam com acionamento automático para abertura e fechamento, o que torna o fluxo logístico mais produtivo e ágil e visor em PVC Cristal para visualização do ambiente e segurança do tráfego.

Quer saber mais? Solicite agora mesmo um orçamento de portas rápidas com a RAYFLEX e descubra qual o modelo ideal para sua empresa.

2 thoughts on “O que é uma moega de grãos e como as portas rápidas auxiliam na segurança dos locais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *