PÓS-VENDA E FIDELIZAÇÃO: O SEGREDO PARA VENCER O DINAMISMO DO MERCADO

Para ser competitivo nos dias atuais, não basta ter qualidade, é preciso sensibilidade. A conquista do cliente vai muito além de apenas apresentar os produtos da empresa. Ele precisa acreditar na marca. Manter-se no mercado hoje não é uma tarefa fácil. É possível fazer belas apresentações e assinar bons contratos. Mas, não é garantido que eles serão duradouros.

O cenário nem sempre é promissor se os diferenciais oferecidos se restringirem aos produtos. Tecnologia todos adquirem, conhecimento todos podem obter. Como fazer, então, para fidelizar o cliente? Quatro palavras podem ajudar: confiança, segurança, parceria e rapidez. Olhar ao redor é o primeiro passo para uma caminhada de sucesso. Entender as necessidades dos clientes é o segredo para o desenvolvimento de produtos, que não vão se tornar rapidamente obsoletos. A melhor fórmula é a do caminho inverso, no qual a equipe é formada para atender a demanda do mercado, o material é adquirido para produzir os equipamentos mais confiáveis e resistentes do setor. E ainda assim, é preciso muito mais.

O objetivo não é apenas vender, mas sim continuar vendendo e seguir de mãos dadas com o cliente. Quebrou uma peça e acabou a garantia? A mercadoria precisa ser entregue com urgência? O comprador precisa saber com quem contar, em quem confiar. É preciso ouvir e entender o cliente, que hoje muda de ideia rapidamente. É necessário estar atento ao dinamismo do mercado.

É primordial também ter um serviço diferenciado, informação com qualidade e atendimento rápido para que haja confiança em toda a cadeia e não apenas no produto. Planejamento e organização também são peças-chave para grandes resultados e as empresas que agem assim são as que driblam as crises e alavancam seu crescimento.

De acordo com o chamado guru do marketing, Philip Kotler, reter o cliente pode custar até cinco vezes menos do que prospectar novos. Além disso, um pós venda eficaz é a melhor estratégia, pois um cliente satisfeito com o atendimento após a aquisição do produto, irá compartilhar a sua boa experiência, gerando novos contatos e contratos para a empresa.

Vale lembrar que muitos podem vender produtos equivalentes em qualidade e preço, porém uma minoria consegue oferecer boa experiência para o cliente.

Não são as semelhanças que fazem a diferença. Os caminhos conhecidos não são os únicos que podem levar a marca além. Uma empresa pode ser o que quiser, desde que acredite, e saiba que sempre haverá clientes dispostos a acreditarem também.

Giordania Ribeiro é Diretora da RAYFLEX

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *