Com soluções específicas para áreas externas e internas, as portas industriais elevam a segurança e a agilidade do setor. Em busca de mais eficiência e produtividade, a complexidade das indústrias tem se tornado cada vez maior, acompanhando as tendências tecnológicas. Isso significa que os caminhos para se conquistar e/ou manter um nível de competitividade são inúmeros e, dessa forma, cada indústria tende a se beneficiar com transformações específicas.
Nesse sentido, com um olhar apurado para os desafios do setor de embalagens, as portas industriais têm se tornado uma alternativa essencial para os ambientes produtivos elevarem a segurança e a agilidade, garantindo assim mais valor para toda a cadeia produtiva.
Como vimos em nosso último artigo, ainda que esse seja um setor em crescimento, a indústria de embalagens enfrenta uma série de desafios na hora de garantir a consistência das operações. Entre os principais, podemos citar a necessidade de manter ambientes isolados e com acesso rápido, a responsabilidade ambiental, adequações a normas sanitárias e até a redução de tempo e retrabalhos.
Em outras palavras, os esforços dessa indústria são voltados para soluções que deixem as transições mais fáceis e seguras. E é sobre isso que vamos falar a seguir.
Afinal, quais desses desafios podem ser superados com as portas industriais? Quais os modelos mais recomendados para ambiente externo e interno? Quais os benefícios para a cadeia produtiva de investir em portas industriais?
Como as portas industriais influenciam na cadeia produtiva?
Quando se trata do setor de embalagens, é fácil entender a sua importância na jornada completa de um produto. Elas são responsáveis por armazenar e proteger os materiais, exigindo o máximo de cuidado e seriedade com os padrões de qualidade e higiene — fatores indispensáveis em toda a cadeia produtiva, desde a produção à comercialização.
É nesta interação entre os processos produtivos e o plano logístico de uma empresa que as portas industriais se destacam, podendo garantir melhores práticas de fabricação e adequação legislativa.
Isso se torna ainda mais relevante em um cenário em que os órgãos públicos de fiscalização e a própria sociedade exigem cada vez mais qualidade e responsabilidade por parte das empresas, seja na entrega final ou nas fases de atuação.
Quais são as portas industriais recomendadas para o setor de embalagem?
Para começar a entender o papel das portas industriais no setor de embalagens, é preciso dividir os seus desafios em duas vertentes extremamente relevantes: os riscos internos e externos.
Características como manter os ambientes fechados e controlados, evitando a entrada de agentes contaminantes, ao mesmo tempo em que se otimiza o processo e o acesso dos ambientes produtivos, ganham relevância significativa em cada uma dessas vertentes.
Simplificando, para escolher o tipo de porta ideal, algumas perguntas precisam ser respondidas pelas empresas:
- Qual será o ambiente de instalação?
- O que passará pelo vão? (pessoas, veículos etc.)
- Quais são as dimensões do vão de passagem?
- O espaço isolado tem temperatura negativa ou alguma característica única?
Para ajudar na hora da escolha, dividimos os principais cuidados e desafios de cada uma das aplicações.
Desafios externos
Independente do segmento, o cuidado com o que entra e o que sai das fábricas é essencial para a segurança e a qualidade da produção.
Isso acontece pois, na maioria das vezes, as áreas externas sofrem mais com a incidência de intempéries climáticas (vento, chuva, calor, vendaval etc.), que podem impactar a área interna.
Geralmente, essas áreas possuem grandes dimensões e elevado fluxo de pessoas e/ou veículos que podem influenciar a intensidade desses efeitos.
Para lidar com esse tipo de desafio, existem portas industriais projetadas com uma estrutura reforçada, como a Vectorflex Rayflex.
Esse modelo possui um reforço horizontal na sua lona, que suporta ventos de até 120 km/h, além de um fechamento por gravidade que é capaz de identificar objetos e evitar acidentes.
Na prática, a lona torna o ambiente mais eficiente, limpo e seguro, impedindo a contaminação do ambiente, dispensando o esforço humano e mantendo a fluidez das operações.
Características das Portas Rápidas Vectorflex Rayflex:
- abertura diária ilimitada;
- painel de comando;
- visor em PVC para visualização;
- sensores de segurança;
- dimensões grandes e adequadas para ambientes externos;
- fechamento com vedação inferior total.
Desafios internos
Já na parte interna, a utilidade das portas industriais é diversa e voltada para cada especificidade.
No geral, as portas industriais são direcionadas para a separação adequada entre as áreas (vedação interna), com uma abertura mais ágil e automatizada para lidar com os elevados ciclos diários.
SAIBA MAIS: Docas internas: Quais equipamentos ajudam a promover maior segurança?
Para enfrentar essas questões, a Porta Rápida RP da Rayflex foi projetada com um acionamento automático que garante a fluidez do tráfego de pessoas e objetos. A sua principal característica é o rápido tempo de abertura e fechamento que permite que o local permaneça sempre fechado.
Como uma porta rápida de enrolar, com lona flexível, ela se mantém presa nos perfis laterais através de encaixes exclusivos que deslizam suavemente, sem ruídos e sem falhas.
Características das Portas Rápidas RP Rayflex:
- tecnologia autorreparável exclusiva;
- abertura diária ilimitada;
- painel de comando e sensor de reversão;
- baixa manutenção;
- laterais mais estreitas do mercado;
- alta segurança e confiabilidade de vedação.
Por que as portas rápidas da Rayflex são referência em confiabilidade?
Para nós, cada detalhe imPORTA. Por isso, desenvolvemos um extenso portfólio visando atender todas as especificidades de cada indústria, inclusive as de embalagens.
Nossos produtos são criados por profissionais especializados e passam por rígidos testes de qualidade. Além do mais, a confiabilidade das nossas portas industriais é certificada pelos mais importantes órgãos de fiscalização nacional e internacional — que não só adequam os ambientes produtivos às principais legislações como elevam a eficiência e produtividade.
Para o setor de embalagem, que prioriza a fluidez e a segurança da operação, a categoria de portas rápidas Rayflex se coloca como uma das principais soluções estruturais. Elas funcionam a partir de um sistema de comando de autodiagnóstico, que recebe sinais externos de abertura através de botoeiras, sensores de movimento, sistemas de controle de acesso, controle remoto ou laço de indução.
São portas rápidas que apresentam um desenho higiênico e de fácil limpeza, evitam riscos de acidentes para as pessoas e reduzem os índices de manutenção em casos de colisões de veículo.
Tudo isso para garantir muito mais resistência, durabilidade e evitar perdas de tempo ou gastos desnecessários com manutenção.
Fale com nossos time de especialistas e solicite um orçamento para a sua empresa.