Assine a nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade

Parcerias-estratégicas-na-indústria

Parcerias estratégicas na indústria 4.0: Como se destacar no mercado atual?

Conheça a importância das parcerias estratégicas para sua empresa diante do aumento da competitividade do mercado atual.

Com a alta competitividade do mercado, as indústrias precisam elaborar ações para se destacar perante a concorrência. Uma delas é a formação de parcerias estratégicas com outras empresas, na qual ambas saem ganhando.

No entanto, essa não é uma estratégia relativamente nova dentro do mercado industrial. O grande problema era que os gestores não aproveitavam ou não sabiam das oportunidades que isso poderia gerar para os negócios, como aumento dos lucros e da produtividade.

Agora, com o desenvolvimento mais rápido devido a indústria 4.0, uma verdadeira “corrida” começou em busca de maior destaque e maximização dos negócios. E com isso, essa estratégia passou a fazer parte do planejamento dos gestores.

Confira abaixo como a sua indústria pode se beneficiar e como a Rayflex pode ser a sua parceira estratégica ideal para futuros negócios.

Parcerias estratégicas como forma de impulsionar a economia

A inovação industrial é considerada uma exigência dentro do mercado. Isso porque gestores que não apostam neste conceito podem ver as operações de sua corporação se encerrarem em médio prazo.

De acordo com o Índice Global de Inovação de 2021, o Brasil se encontra na 57ª posição entre 131 países. Com uma posição baixa e que não vem se alterando significativamente nos últimos anos, a economia brasileira não consegue crescer num ritmo acelerado.

Quando ouvimos o termo inovação, é comum imaginarmos uma nova revolução industrial. No entanto, o cenário é outro, com desenvolvimento e resolução de um problema em vista, como o caso da necessidade de implantação de um novo sistema para maior controle administrativo, por exemplo.

É nesse ponto que as alianças estratégicas podem funcionar. Ou seja, uma empresa B apresenta uma solução que irá proporcionar uma inovação para a empresa A, seja com um sistema financeiro ou equipamentos que aumentem a produtividade e segurança. Com isso, ambas saem ganhando, o que fortalece a economia, já que mais negócios são gerados.

Além disso, com a indústria 4.0 mais presente, as indústrias vão precisar contar com parcerias que proporcionem a integração dos equipamentos, seja com o uso de equipamentos para controle de acesso sem contato ou equipamentos de proteção de máquinas enquanto elas funcionam.

Como saber a hora certa de buscar uma empresa aliada no mercado?

Como pudemos ver anteriormente, a busca por uma parceria estratégica, geralmente, é feita quando a indústria em questão possui algum problema no seu chão de fábrica ou deseja implementar alguma novidade, como um novo software.

No entanto, essa procura também pode ocorrer quando a indústria vê a necessidade de adaptar os seus serviços e produtos para mercados que até então não atendia. Nesse caso, é ideal que ambas as organizações se complementem e promovam em conjunto a melhor solução para o cliente.

Um exemplo que podemos citar é a ação entre empresas e universidades, com o objetivo de proporcionar cursos e novidades no ramo para os empregados, que assim poderão executar melhor suas tarefas com base no novo conhecimento.

Outro exemplo é uma companhia que atua com armazenagem de grãos. A Rayflex pode atuar com uma empresa parceira desse segmento, oferecendo soluções de portas rápidas que garantam a vedação e o controle de temperatura ideal no armazém.

Benefícios das parcerias estratégicas

Além de impulsionar a inovação industrial e adaptar o seu chão de fábrica para a indústria 4.0, realizar ações em conjunto com outros negócios também proporciona os seguintes benefícios:

  • Aumento da produtividade;
  • Maior assertividade nos projetos;
  • Diferencial competitivo;
  • Implantação de novas metodologias, quando viável;
  • Novas oportunidades de negócio;
  • Melhores oportunidades para os clientes;
  • Redução de custos;

A Rayflex como parceira estratégica!

Como pudemos ver, contar com uma empresa parceira em seus negócios promove diversos benefícios para a indústria, principalmente na potencialização dos negócios, proporcionando a exploração em novos mercados e segmentos, além de impulsionar a economia.

A Rayflex possui mais de 30 anos de mercado e está sempre atenta para as grandes alterações do mercado. Além de contar com equipamentos de qualidade que ajudam a promover a sua indústria no mercado como um local mais produtivo e seguro, oferecemos uma equipe especializada para o melhor atendimento.

Nossos comerciais técnicos (consultores comerciais) estão sempre atentos às perspectivas do mercado. Por isso, através de um bom atendimento, elaboramos um planejamento eficaz e estratégico para garantir a melhor solução para a sua indústria.

Vale ressaltar que nossa empresa também é parceira dos principais segmentos do mercado, como agronegócio, logística e metalúrgico.

Para saber mais em quais segmentos atuamos e como podemos estabelecer uma aliança estratégica, fale com um de nossos consultores.

Política de privacidade