Assine a nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade

O-que-é-eclusa-e-por-que-eu-devo-utilizar-em-minha-indústria-

O que é eclusa e por que eu devo utilizar em minha indústria?

As eclusas são equipamentos indicados para locais que têm alto nível de exigência em relação à limpeza. Entenda!

Um sistema de eclusa é importante para fazer o controle de descontaminação em locais que tem um alto nível de exigência em relação à higiene. Mais do que nunca, entender o que é eclusa na indústria e quais benefícios ela pode trazer é fundamental, já que a limpeza industrial se tornou algo muito importante, principalmente após o surgimento do COVID-19.

A seguir, separamos tudo que você precisa saber sobre uma eclusa, bem como dicas para criar uma para sua empresa ter mais qualidade na higienização. Confira!

O que é eclusa?

A eclusas são sistemas completos e indicados para locais que exigem alto grau de limpeza e possuem o objetivo de evitar a entrada de ar de um ambiente externo para um ambiente controlado. Elas ainda possuem a função de higienização, pois antes de adentrar no espaço controlado, o funcionário tem a possibilidade de fazer toda a higienização necessária.

Portanto, elas funcionam como uma “ponte de higienização”, capaz de retirar todas as impurezas do ambiente externo, para que o profissional adentre o interno higienizado.

As indústrias passaram a ter essa preocupação maior após a pandemia do coronavírus, para evitar que seus colaboradores ou outros produtos que vieram de outros locais entrem no espaço controlado com vírus causadores de doenças (e o próprio coronavírus).

Como funciona uma porta eclusa?

Agora que você já entendeu o que é eclusa e como elas são importantes para manter a limpeza da sua indústria, é importante ficar claro como elas funcionam. Trata-se de um sistema completo: quando a porta eclusa é aberta, uma segunda permanece fechada, o que impede que as impurezas passem de um espaço para o outro.

Dentro da eclusa, é possível fazer a higienização completa, como mãos, pés, troca de sapatos, vestir roupas especiais etc. Em seguida, deve-se fechar a porta de entrada da eclusa e abrir a do ambiente controlado. Vale ressaltar que em momento algum as duas portas devem ficar abertas simultaneamente.

O Uso de eclusa para armazém

As eclusas também são verdadeiras barreiras para isolar um espaço e criar uma barreira que evite troca de calor entre ambientes, o que ajuda a prevenir contra infiltrações e mudanças climáticas frequentes. Isso ajuda tanto a garantir uma logística que preserve a produtividade como também o bem-estar dos produtos.

Nesse sentido, uma eclusa vai atuar da mesma forma, mas com o objetivo de barrar a passagem de calor e fazer a movimentação segura dos bens patrimoniais. É importante que todo o projeto esteja de acordo com as necessidades que o local exige, como pressão positiva ou negativa, climatização e outros aspectos.

Portas para eclusas industriais

Saber o que é eclusa e conseguir incluir equipamentos precisos para montar uma é o caminho para garantir limpeza, segurança e produtividade na logística da sua empresa.

A Rayflex, empresa com mais de 30 anos de experiência e líder nacional no mercado de portas rápidas, trabalha com dois modelos de portas rápidas para eclusas: as Portas Rápidas RP AL 01 e a RP SL 01. O modelo RP AL 01 possui ótimo grau de vedação e é uma excelente porta eclusa, pois impede a entrada e saída de agentes contaminantes.

Já o modelo RP SL 01 vai além da vedação e possui um design totalmente higiênico, o que evita o acúmulo de sujeiras e torna a limpeza muito mais simples. É importante destacar que este modelo é o único que atende a ambientes com controle de pureza e qualidade até a classe 5.

Para saber mais, solicite agora mesmo um orçamento de porta eclusa com a RAYFLEX!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de privacidade