O ATUAL CENÁRIO DE MOVIMENTAÇÃO E LOGÍSTICA DO BRASIL

O mercado de transporte e logística no Brasil sofre com a falta de investimento em infraestrutura, aumento na variedade dos modais para movimentação de carga, novas tecnologias e inovações. Este cenário faz com que o país perca muitos negócios e deixe de expandir seu mercado logístico, ficando atrás de países como Rússia, Índia e China, todos integrantes do Brics, bloco econômico de países que deveriam possuir investimento parecido nesses setores.

Essa falta de estrutura faz com que as entregas sejam muito mais demoradas do que deveriam ser e as manutenções em caminhões precisem ser feitas com muito mais frequência, já que 60% do transporte de cargas no Brasil é feito por este meio de transporte, que sofrem com as condições precárias das estradas ao longo do país. Em muitos casos, os motoristas cruzam mais de 3 mil quilômetros para levar uma entrega da região Sul até a região Norte. Neste trajeto, a qualidade das estradas será bem ruim. Apenas 10% das estradas brasileiras são pavimentadas, representando cerca de 250 mil quilômetros.

Outro grande problema que atrapalha a evolução do transporte de cargas no país é a falta de padronização da malha ferroviária. Os trilhos dos trens possuem bitolas diferentes entre os Estados, o que impossibilita o transporte de mercadorias de uma região para a outra. O Brasil tem pouco mais de 29 mil quilômetros de linhas de trem, bem pouco para um país com dimensões de continente. Para comparar, os Estados Unidos possuem mais de 220 mil quilômetros de vias férreas.

A RAYFLEX tenta tornar o mercado logístico e de transportes no país um pouco mais eficiente e produtivo, investindo em soluções que melhorem os serviços de seus clientes. Uma das formas em que ela participa do mercado logístico é no desenvolvimento de portas rápidas e também niveladores de docas, produtos que agilizam o momento de carregar e descarregar caminhões, por exemplo.

Para o segmento das operações logísticas, a RAYFLEX fabrica portas seccionais com placas de poliuretano específicas para essa aplicação, que permitem isolamento térmico e acústico, garantindo mais segurança de operação e patrimonial. As operações de docas contam também com as soluções de plataformas niveladoras eletrohidráulicas constituídas em chapa de aço antiderrapante, são acionadas através de botão e não necessitam de esforço físico do operador. Sua pestana basculante adequa-se a qualquer altura de caminhão, reduzindo o tempo de carregamento e expedição nos centros logísticos, galpões, armazéns e áreas de estocagem e abrigos retráteis são ideais para proteger os produtos contra chuva, vento e poeira, durante o processo de carregamento e descarregamento dos caminhões. Além disso, por fazerem a função de seladores entre a doca e o baú do caminhão, também auxiliam na manutenção da temperatura do ambiente interno no momento em que a porta da doca estiver aberta

São soluções pensadas em atender todas as necessidades do cliente na hora de armazenar e transportar os seus produtos. Tecnologias pensadas para tornar o processo mais rápido e automatizado, economizando bastante tempo para que as outras etapas do processo logístico sejam concluídas.

Gostou deste conteúdo? Fique à vontade para compartilhar. A RAYFLEX é sua parceira no setor de logística, apresentando portas rápidas de alta performance e niveladores de doca para armazenagem e transporte mais eficientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *