Assine a nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade

norma-NR10

O que é a norma NR10 e como a Rayflex pode ajudar em sua conformidade?

A Norma NR10 é uma das mais importantes para empresas que exercem atividades relacionadas ao manuseio de energia elétrica. Ela tem o objetivo de estabelecer regras para condições mínimas de operação para garantir maior segurança no ambiente de trabalho.

Trata-se de uma norma regulamentadora do governo federal para proteger os profissionais que realizam trabalhos em instalações elétricas direta ou indiretamente. Ela prevê a implementação de sistemas preventivos para garantir a segurança e a saúde de pessoas que operam com esse tipo de projeto.

A norma prevê que todas as intervenções em instalações elétricas precisam contar com medidas preventivas para evitar o risco elétrico contra os trabalhadores. A fiscalização é feita pelo Ministério do Trabalho e o seu não cumprimento pode ocasionar em possíveis punições e multas.

Para isso, as empresas precisam contar com projetos robustos de construção para evitar o risco que o trabalho em instalações elétricas pode oferecer. Isso pode acontecer por placas de sinalização ou até mesmo com equipamentos de proteção.

Entendendo a importância do tema para as empresas, separamos esse guia completo sobre a Norma NR10. Continue a leitura para saber mais.

O que é a norma NR10?

A NR10 é uma legislação brasileira regida pelo Ministério do Trabalho que visa estabelecer uma série de padrões para proteger e garantir a saúde e segurança dos profissionais que lidam com instalações elétricas, dessa forma, reduzindo acidentes de trabalho nesse tipo de segmento.

A norma NR10 surgiu como uma resposta para as discussões que começaram a partir dos anos 60 sobre como tornar o ambiente de trabalho dos profissionais que operam com instalações elétricas mais seguras. Afinal, os acidentes nesse ambiente costumam ser graves e muitas vezes fatais.  Em 1978, o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) publicou a primeira NR10 e a última atualização foi feita em 2020.

As principais razões para o índice de acidentes em instalações elétricas ser tão alto eram a falta de capacitação de boa parte dos profissionais envolvidos e a baixa segurança que os ambientes ofereciam, sem conseguirem isolar os espaços perigosos.

Anos mais tarde, boas práticas começaram a ser aplicadas, tanto na capacitação dos profissionais como também dos ambientes, com o objetivo de torná-los mais salubres.

Como destaque para colocar a norma NR10 em prática, podemos citar:

  • Criar medidas protetivas coletivas e individuais;
  • Ambientes com sinalização e alertas para segurança e saídas de emergência;
  • Sistemas de proteção contra incêndios e explosões;
  • Capacitação dos funcionários.

A lei prevê a obrigatoriedade que projetos de instalações elétricas especifiquem dispositivos de desligamento de circuitos, algo que veremos mais adiante.

Como se adequar à NR10?

O cumprimento da NR10 é fundamental para evitar multas, e, especialmente, garantir um ambiente de trabalho mais seguro, evitando acidentes que causam danos emocionais e patrimoniais ao seu negócio.

O seu cumprimento também é questão de ética e compromisso social, sendo incorporado nos principais valores de uma empresa.

Os equipamentos que contém eletricidade necessitam de sinalização para evitar o contato do homem diretamente com uma fiação sem o uso de equipamentos especiais, por exemplo.

Por este motivo, é importante seguir um passo a passo em seu projeto para contar com máxima proteção. Algumas das etapas a serem seguidas são:

  • Avaliar as instalações próximas ou na própria porta rápida;
  • Garantir o uso de Equipamento de Proteção Individual e Coletiva (EPIs e EPCs);
  • Contar com uma barreira de áreas quando as portas precisam de manutenção;
  • Necessidade de contar com ferramentas exclusivas e apropriadas para a instalação;
  • Desenergização de equipamentos que podem apresentar risco;
  • Reforço da supervisão do processo e diálogos com os mais diversos setores da produção.

Além disso, também é fundamental que empresas forneçam treinamentos especializados para que o operador esteja mais atento e cuidadoso em suas operações e saiba avaliar os riscos nas atividades elétricas.

Rayflex em conformidade com a norma NR10

A Rayflex, empresa com mais de 30 anos de mercado e referência no fornecimento de portas rápidas industriais, possui a opção do fornecimento dos painéis elétricos NR10 que são responsáveis por toda a parte eletrônica da porta rápida industrial. A porta é fundamental para garantir maior segurança em todo o ambiente, além de isolamento térmico, separação de ambientes e outras várias funções.

É por meio desses painéis que é realizado o controle e acompanhamento da porta e possui um adesivo contendo todas as informações técnicas necessárias para o seu uso.

Além da opção dos painéis na norma NR10, também tem a opção com a norma NR12, conjunto de procedimentos que possuem a finalidade de garantir a segurança tanto para o ambiente de trabalho quanto para os colaboradores que atuam na montagem e na operação dos mais diversos tipos de máquinas existentes.

Para saber mais sobre a norma NR10 e como podemos te ajudar no fornecimento do painel adequado para portas rápidas, entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores.

Política de privacidade