Assine a nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade

Movimentação-de-materiais

Movimentação de materiais: Como reduzir os custos operacionais?

A movimentação de materiais pode representar até 25% de todos os custos logísticos. Saiba o que a sua indústria deve fazer para reduzir esse gasto.

Diminuir os gastos das operações logísticas é um dos principais desafios que os gestores buscam superar todos os dias. Para isso ocorrer, é necessária uma ação criteriosa, envolvendo todas as atividades englobadas, como é o caso da movimentação de materiais.

Com o objetivo de transportar um material de um ambiente para outro, esse processo pode parecer apenas corriqueiro na rotina de uma empresa, mas possui uma grande importância nas atividades industriais. Isso porque todas as ações logísticas dependem dessa ação para o seu funcionamento.

Podemos citar, por exemplo, a movimentação de matérias primas do estoque para a linha de produção, do armazém para a área de docas ou ainda o transporte entre cargas no mesmo ambiente. Ou seja, todas as áreas industriais estão em constante movimento.

Quanto custa a movimentação de materiais na sua indústria?

Entre todas as atividades que fazem parte da logística interna de uma empresa, a movimentação de materiais representa um dos maiores gastos.

De acordo com diversas pesquisas, a movimentação de materiais pode chegar a equivaler a 25% de todos os custos da produção de uma mercadoria nos Estados Unidos, com os gastos relacionados às manutenções e ao estoque (quando um material é movimentado) já englobados.

Além disso, a movimentação de materiais é uma das tarefas responsáveis pela condução das operações de uma indústria. Caso essa ação seja feita de maneira inadequada, paralisações, atrasos e, principalmente, avarias podem vir a ocorrer.

Por esses motivos, os gestores precisam começar a elaborar estratégias para o melhor funcionamento do processo.

O planejamento como porta de entrada para a movimentação dos materiais

O mercado hoje exige rapidez e precisão quando o assunto são as entregas de mercadorias. Diante das diversas tecnologias existentes, prazos de entregas não cumpridos não são mais tolerados, o que pode repercutir negativamente na imagem da sua empresa, interferindo nos negócios futuros.

Por isso, o primeiro ponto é realizar um planejamento que defina como a movimentação de materiais será feita dentro do ambiente.  Os gestores responsáveis pelas áreas (estoque, armazém, linha de produção e etc) devem realizar um estudo em conjunto para observar quais pontos merecem mais atenção.

Definição de um layout

A movimentação de materiais depende muito de como o layout de produção industrial está organizado. Para isso, é necessário avaliar entre os quatro modelos mais utilizados pela indústria (Posicional, Funcional, por Produto e Celular) e como o layout do armazém será desenvolvido.

No entanto, independente da escolha, é ideal que o local beneficie o fluxo de pessoas e promova produtividade, agilidade e o maior espaço possível para o desenvolvimento das tarefas.

A Rayflex sabe que cada detalhe importa e está sempre pronta para fornecer as melhores soluções para a sua empresa. Por isso, disponibilizamos gratuitamente o BIM Rayflex para que os engenheiros e arquitetos possam desenvolver um ambiente mais produtivo e ágil para a movimentação de materiais, além de um chão de fábrica bem estruturado. Para fazer o download, basta clicar aqui!

Treinamento de funcionários

Outro ponto importante no planejamento é elaborar constantes treinamentos para os seus profissionais. Todos os empregados devem conhecer os materiais que movimentam, armazenam e manipulam, pois alguns podem ocasionar graves acidentes, como é o caso dos agentes químicos.

Os equipamentos utilizados para a movimentação dos materiais também requerem cursos específicos para o seu time. Os veículos de transporte interno podem ocasionar em colisões e atropelamentos, o que exige conhecimento para o seu manuseio.

Uma dica valiosa que oferecemos é realizar os treinamentos em parceria com os fornecedores, o que irá proporcionar maior conhecimento e assertividade nas tarefas.

A Rayflex pode ajudar a sua indústria!

Como pudemos ver, a movimentação de materiais apresenta altos custos para a indústria, o que influencia diretamente em todo o orçamento da empresa.

A nossa empresa é focada em promover soluções que geram economia para a indústria e promovam mais segurança e produtividade.

Por isso, além da disponibilidade da ferramenta BIM para os seus projetos, contamos com modelos de portas rápidas, para equipar todo o seu ambiente. Com os benefícios de promover vedação ao ambiente, isolamento térmico e segurança, nossos equipamentos também dispõem de sistemas de automação e de autorreparação em caso de choque com os veículos.

Para saber mais sobre nossos modelos de portas rápidas e como a Rayflex atua como uma empresa parceira estratégica, clique aqui e fale com nossa equipe comercial.

Política de privacidade