Assine a nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade

logística-de-medicamentos

Conheça os principais cuidados no processo de logística de medicamentos

Fazer uma boa logística de medicamentos é importante para garantir o acesso e a qualidade do consumidor final. Entenda como fazer e boas práticas!

Nunca foi tão falado sobre a importância de uma boa gestão médica como nos dias de hoje, e especialmente em relação a equipamentos e mantimentos do segmento. Pensar a logística de medicamentos é um dos pontos principais para melhorar a distribuição, e o resultado disso é um planejamento mais eficiente da entrega do seu produto.

Diferente de outros produtos, a logística de medicamentos exige alguns cuidados específicos, ou seja, eles vão além dos já exigidos para produtos comuns, especialmente em relação à armazenagem e transporte.

Entendendo a importância e relevância do assunto para o momento, preparamos esse artigo completo, falando sobre as boas práticas, o que está previsto pela ANVISA e os principais cuidados que se deve ter durante a etapa de logística. Confira!

O que é logística de medicamentos?

A logística de medicamentos é uma das etapas de uma supply chain que engloba as partes de recebimento da matéria-prima, armazenagem, controle de estoque e distribuição de produtos farmacêuticos, não somente medicamentos, mas também soros, injeções, vacinas entre outros.

Por essa razão, é uma etapa tratada com bastante vigor, pois os medicamentos costumam ser bastante sensíveis e exigem um controle rigoroso. Um dos pontos principais de atenção quando pensamos nesse tipo de material é em relação à sua temperatura.

Os medicamentos precisam ter uma temperatura controlada, e cada um deles tem uma específica, o que deve ser consultado com o fornecedor para garantir as condições ideais. O não cumprimento desse critério pode ocasionar em diversos prejuízos e até mesmo em problemas de saúde para o consumidor final.

Para esses casos, o uso de portas rápidas industriais para o armazenamento em temperaturas ideais e o uso de abrigo de docas no momento em que for realizado o carregamento e o descarregamento dos produtos são soluções que devem instaladas.

O que diz à ANVISA sobre a logística de medicamentos?

No Brasil, existem marcos regulatórios da ANVISA, conhecidos como RDC, cujo objetivo é atribuir responsabilidades a empresas e profissionais a fim de garantir as Boas Práticas de transporte, distribuição e armazenamento de medicamentos, além de assegurar a integridade e rastreabilidade dos produtos farmacêuticos até o seu destino final.

Em 2020, a ANVISA em 2020 aprovou a nova redação, que ficou conhecida como RDC 430/2020. Confira abaixo dois pontos previstos:

  • É obrigação da empresa de transporte de medicamentos fazer o controle de temperatura e umidade de maneira contínua;
  • As distribuidoras devem gerar documentos contendo o mapeamento da temperatura e umidade que subsidiarão as medidas de controle ativo ou passivo, e posteriormente aplicadas aos sistemas de transporte.

Como fazer uma boa logística de medicamentos?

A logística de medicamentos é fundamental e precisa de muita atenção. A seguir, separamos os principais pontos de atenção que sua empresa deve tomar cuidado em relação ao trabalho com produtos voltados para o segmento médico:

Gestão de estoque

Antes mesmo da etapa de deslocar um medicamento, é importante que o estoque tenha um bom gerenciamento. Dessa forma, você evita ter muito produto acumulado, que pode estragar com o tempo se não for utilizado – e também pouca matéria-prima estocada.

Para uma boa gestão de estoque de medicamentos é importante contar com câmaras frias bem divididas, para submeter cada tipo a sua temperatura ideal. No caso de vacinas e insulinas, por exemplo, a temperatura costuma ser inferior à de remédios, que podem até mesmo ser estocados em temperatura ambiente.

Isolamento térmico

O isolamento térmico é fundamental para manter a qualidade dos produtos médicos. Por essa razão, quando falamos em logística de medicamentos é fundamental adotar métodos e equipamentos que permitam máxima restrição.

É o caso, por exemplo, de investir em portas rápidas para o seu armazém. Afinal, trata-se de um equipamento robusto, que conta com tecnologia para evitar a troca de calor entre o ambiente interno e externo.

Nós da Rayflex elaboramos um material exclusivo para garantir maior segurança dentro dos ambientes de salas limpas. Faça o download agora mesmo!

Veículos refrigerados

Garantir que o veículo responsável pelo transporte atue em diferentes temperaturas e que fique adequado aos produtos é fundamental. Além disso, recomenda-se que o transporte seja equipado para agrupar as embalagens de forma a não balançar muito, para não comprometer a qualidade ou mesmo perder matéria-prima.

É de se ressaltar a importância de realizar o carregamento e o descarregamentos dos produtos com todos os cuidados possíveis a fim de evitar uma troca de temperatura entre o ambiente interno e externo. Para esse caso, é fundamental o uso de abrigo de docas.

Embalagens adequadas

As embalagens também precisam ser levadas em consideração. É importante investir em produtos que sejam isolantes térmicos, assim, mesmo com o carro refrigerado, é possível garantir que o produto estará em boas condições e não recebendo calor do material da embalagem.

Tecnologias Rayflex para a logística de medicamentos

A RAYFLEX, empresa com mais 30 de mercado e referência no fornecimento de portas rápidas, está sempre preocupada e pensando em como melhorar os serviços logísticos de sua empresa.

Para isso, nossas soluções de portas rápidas irão garantir o armazenamento correto de todos os produtos, devido os benefícios de promover o controle de temperatura e evitar a entrada de possíveis impurezas.

Além disso, a Rayflex ainda disponibiliza em seu portfólio o Abrigo de Docas, solução que promove todo o selamento entre a doca e o baú do caminhão.

Para saber mais sobre as soluções Rayflex, ente em contato agora mesmo com um de nossos consultores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de privacidade