Assine a nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade

Controle-de-Riscos

Controle de Riscos: Como as portas rápidas podem auxiliar nesse processo?

Saiba como realizar o controle de riscos em sua indústria e a importância de contar com as portas rápidas para maior segurança.

Garantir que uma indústria tenha alta produtividade por parte dos colaboradores e assim se destaque perante o mercado exige um conjunto de fatores que a indústria precisa se atentar, seja qual for o seu segmento e o setor. Uma delas é o controle de riscos, processo que olha para os diversos elementos da indústria, como ambientais, financeiros, segurança do trabalho e comerciais e tem como objetivo evitar que contratempos ocorram.

No ambiente industrial, todos os trabalhadores estão sujeitos a riscos e acidentes, e a função do gestor é prevenir que eles aconteçam através de um plano de ação. Somente no Brasil, são registrados mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano, de acordo com a Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região. Esse número traz uma grande preocupação, já que fica atrás somente da China, Índia e Indonésia, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Entre as principais causas para este alto número de acidentes destacam-se os descuidos, o não cumprimento de normas e a falta de equipamentos que promovam a segurança industrial, como por exemplo os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). No entanto, esse número de acidentes pode ser evitado caso a empresa adote medidas que promovam a segurança de todos dentro da indústria.

A importância do controle de riscos na indústria

Executar e garantir que o controle de riscos esteja em prática nas indústrias é uma ferramenta essencial para que as indústrias consigam monitorar os principais pontos, setores e atividades que possam resultar em  acidentes e, assim, desenvolver medidas protetivas.

Presente nos principais locais de trabalho e instalações, a sua implantação promove uma melhora significativa em toda a sua produção, além da redução de prejuízos e possíveis perdas que possam vir a ocorrer em sua produção.

Outro ponto que engloba o controle de riscos é a questão do cumprimento de normas exigentes, como a NR-12, que afirma que as empresas são responsáveis por garantir a saúde e integridade física dos colaboradores. Ao estar em conformidade com essas normas, as indústrias evitam possíveis penalidades e multas.

É importante destacar que o controle de riscos envolve o aumento da produtividade. Ao realizar ações que protejam o colaborador, a sua equipe se sente mais segura no trabalho e, com isso, diminuem o estresse e possíveis transtornos de ansiedade ocasionados pelo risco de acidentes, o que promove maior assertividade em suas tarefas e aumenta os níveis de concentração.

Como realizar um controle de riscos em sua indústria?

O primeiro ponto para efetuar um controle de riscos é reconhecer as principais ameaças que a sua indústria está sujeita através de uma análise preliminar feita por um mapeamento. O choque elétrico, ruídos excessivos de máquinas ou ferramentas cortantes são alguns exemplos de riscos físicos.

Entretanto, existem ambientes de trabalho que exigem um controle de riscos relacionado aos produtos, como é o caso das indústrias farmacêuticas e de alimentos. Esse tipo de risco é conhecido como biológico, uma vez que as bactérias e os vírus que se proliferam no ambiente devido ao controle inadequado de temperatura podem ocasionar em problemas de saúde aos colaboradores do local.

Em seguida, ao fazer a identificação e todo o mapeamento, as indústrias passam a investir em ações que irão prevenir que esses riscos ocorram. Como principais exemplos podemos citar o investimento em treinamentos para os seus colaboradores, a definição de um layout bem organizado para as tarefas, o uso de softwares para análises financeiras e a instalação de equipamentos que apresentam os benefícios que as indústrias necessitam, como o caso de portas rápidas que realizam toda a vedação e evitam a troca de temperatura entre o ambiente interno e externo.

Como a Rayflex pode ajudar no controle de riscos de sua indústria?

Com mais de 30 anos de mercado, a Rayflex fornece em seu portfólio soluções que promovem maior segurança em todas as suas operações industriais, desde o recebimento da matéria-prima até o momento em que ela será transportada.

Líder no mercado de portas rápidas em todo o Brasil, nossos modelos de portas abrem e fecham em uma velocidade de até 2,5 m/s e contam com dois sistemas de segurança: auto reparação, no caso de ocorrer uma colisão com veículos; e a fotocélula de segurança, que garantem a abertura imediata caso tenha algo ou alguém impedindo o fechamento das portas. Vale ressaltar que as lonas são totalmente flexíveis e sem nenhuma estrutura metálica.

Além disso, a Rayflex disponibiliza em seu portfólio equipamentos de docas que garantem maior segurança e produtividade em todas as operações logísticas. Contamos com niveladoras de docas para realizar a conexão entre o baú do caminhão e o armazém, túnel de docas e abrigos de docas que proporcionam diversos benefícios.

Todas as nossas soluções são desenvolvidas sob medida para a sua indústria, garantindo qualidade e conformidade que promovem um controle de riscos eficiente. Para solicitar um orçamento, entre em contato com um de nossos consultores.

Política de privacidade