Assine a nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade

Condomínio-Logístico

Condomínio Logístico: Entenda essa nova tendência na logística

Na busca por melhorar as operações logísticas e assim garantir lucratividade, as indústrias estão cada vez mais expandindo os seus processos. Com isso, o condomínio logístico vem ganhando destaque e é mais utilizado a cada dia que passa pelas empresas que procuram otimizar esse processo.

O crescimento da produção junto com a alta inflação e gargalos do setor, principalmente no transporte, nos anos 90, foram um dos grandes motivos para esse modelo de imóvel ser cada vez mais procurado pelas empresas. Ainda nos dias atuais, não é fácil encontrar locais que promovam uma armazenagem e estoque eficazes e que consiga acompanhar a velocidade da produção.

Por outro lado, este sendo um motivo mais recente, o crescimento do e-commerce nos últimos anos, tendo grande destaque no período da pandemia, acabou fortalecendo ainda mais esse mercado. O terceiro trimestre de 2021, segundo levantamento da consultoria JLL, registrou uma queda do número de condomínios logísticos desocupados de 12,87% para 10,66%, tendo a região sudeste como destaque, sendo os grandes varejos e lojas virtuais responsáveis por esse número. Em 2020, a taxa de desocupação era de 14,54%.

Entenda os seus principais objetivos e quais equipamentos devem compor esse local!

O que é um condomínio logístico?

Com uma localização privilegiada, sendo próximo às grandes vias de acesso e longe dos grandes centros urbanos, o condomínio logístico é uma área que engloba diversos tipos de galpões de armazenamento e estoque de uma ou várias empresas em um mesmo local. Diante disso, cada empresa se instala em um galpão adequado e todos os custos são divididos entre os inquilinos.

Devido a sua proximidade com as principais rodovias, o seu local acaba sendo um dos principais motivos desse empreendimento ser tão procurado hoje em dia. Os altos custos com transporte, principalmente quando considerado de longa distância, representam quase metade dos gastos, segundo a fundação Dom Cabral, o que traz a necessidade de optar por esses locais. Com isso, redução de gastos e entregas mais rápidas acabam sendo benefícios proporcionados, fugindo do trânsito dentro das cidades.

É importante ressaltar que isso também ocorre pelo transporte rodoviário ainda ser o principal modal no país, representando quase 60% de todas as cargas transportadas no país, segundo dados do Banco Mundial.

Além disso, um condomínio logístico também apresenta toda a segurança e infraestrutura necessária para um bom desempenho das atividades logísticas. No entanto, o local deve contar com equipamentos e tecnologias adequadas, além de empregados qualificados e treinados para todos os tipos de funções, sempre levando em consideração as particularidades das mercadorias que serão utilizadas.

Benefícios de um condomínio logístico

Optar pelo uso de condomínio logístico, como pudemos ver, auxilia muitas empresas em seus processos logísticos, principalmente com relação ao transporte, reduzindo seus custos e facilitando ainda mais a entrega das mercadorias devido a sua localização ser privilegiada. No entanto, ainda existem outros motivos que mostram que o local é uma boa escolha para o armazenamento e outras atividades logísticas:

  • Infraestrutura completa, com prédios de apoio, seguranças, portarias e tudo que há de mais moderno para suprir as necessidades de armazenagem;
  • Redução de custos, devido a repartição de gastos com outras empresas instaladas no local para manutenção e segurança;
  • Evita a construção de novos armazéns em suas indústrias, economizando com terrenos e outros gastos;
  • Operações centralizadas em um único local, facilitando as operações e aumentando a produtividade.

Como equipar o seu condomínio logístico?

Como pudemos ver, esses locais apresentam diversos benefícios e suprem as necessidades das empresas e, por isso, são cada vez mais procurados pelas empresas, tornando-se uma verdadeira tendência no mercado. Mas, é importante que o local conte com equipamentos e tecnologias que promovam agilidade e segurança em todas as ações, além de prevenir possíveis avarias aos produtos.

O primeiro passo é garantir um layout favorável a movimentação de pessoas e cargas e que promova a organização em todas as etapas, bem como a segurança. Para isso, nós da Rayflex disponibilizamos a Biblioteca BIM que reúne todas as especificações de sua construção. Faça o download agora mesmo, clicando aqui!

Em seguida, são dois outros equipamentos necessários em sua composição: os equipamentos de docas e as portas rápidas.

Equipamentos de docas

Contar com um local de carga e descarga é um dos principais pontos em um condomínio logístico. Isso porque o seu objetivo é receber os veículos para o carregar ou descarregar das mercadorias com segurança e sem avarias.

Portanto, niveladora de docas eletro-hidráulica ou manual , portas de docas (Seccional ou Dockdoor), bem como túneis ou abrigos de docas são equipamentos que devem conter em seu condomínio logístico, proporcionando assim a segurança necessária.

Portas Rápidas

As portas rápidas também devem estar presentes no local, principalmente por conta da economia de energia e aumento da produtividade que elas proporcionam. Vedação contra agentes contaminantes, fechamento automático e isolamento térmico são benefícios que essas tecnologias proporcionam.

Com mais de 30 anos de experiência, a Rayflex é líder nacional no mercado de portas rápidas e equipamentos de docas. Todos os seus produtos possuem o mais alto grau de certificação e são desenvolvidos de acordo com a sua necessidade. Para solicitar o seu orçamento, clique aqui!

Política de privacidade