Assine a nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade

Como-escolher-porta-frigorífica

Como escolher a melhor porta frigorífica para o meu ambiente?

Saiba a importância de escolher a melhor porta frigorífica para sua empresa e conheça os diferenciais de cada modelo oferecido pela Rayflex!

Definir a porta frigorífica ideal para a sua câmara fria é um dos principais pontos para garantir toda a eficiência do ambiente. Esse equipamento hoje é considerado um dos mais importantes devido aos seus benefícios proporcionados.

Entretanto, é necessário saber escolher o modelo certo para cada tipo de aplicação, caso contrário diversos prejuízos podem vir a ocorrer, desde financeiros até operacionais, além de desperdícios de todos os produtos que estão ali dentro.

Isso ocorre pois o principal objetivo de uma câmara fria, também chamada de câmara frigorífica, é realizar a conservação de diversos tipos de produtos, como alimentos e bebidas de um modo geral, insumos farmacêuticos (vacinas, soros e remédios) e alguns tipos de produtos químicos e do setor automobilístico.

Como funciona uma câmara frigorífica?

Uma câmara frigorífica é o local em que os produtos são armazenados em uma temperatura controlada, atuando como uma barreira que promove o isolamento térmico e a refrigeração. Mas, para isso acontecer, é necessário uma série de equipamentos, sendo um deles o tipo correto de porta frigorífica.

Além disso, esse local também possui o objetivo de evitar a contaminação de todos os produtos que estão guardados. Devido às baixas temperaturas, o local evita a proliferação de microrganismos como fungos e bactérias que podem contaminar e, assim, estragar os produtos que ali estão, principalmente quando se trata de alimentos. Portanto, a higienização e a limpeza devem ser feitas periodicamente.

A sua projeção é um dos principais pontos de atenção, pois irá interferir diretamente em seu funcionamento. A utilização de materiais isolantes, equipamentos que monitoram a temperatura e de refrigeração são cruciais, bem como a utilização de tecnologias que atendam as principais normas do local, como é o caso da NR-36, conhecida como a norma dos frigoríficos.

Câmara resfriada x câmara congelada

Ao todo, existem dois modelos de câmaras frias e, a depender da sua escolha, isso irá interferir diretamente no modelo de porta frigorífica a ser escolhida, bem como nos produtos que ali serão armazenados. Alguns tipos de alimentos devem ser armazenados em locais com temperaturas negativas, como é o caso das carnes, e outros em temperaturas positivas, como as frutas e hortaliças.

O modelo chamado de refrigeração se refere ao ambiente em que a sua operação irá ocorrer em temperaturas positivas, entre 0ºC e 18ºC. Já as câmaras frias congeladas são aquelas que realizam o armazenamento em temperaturas negativas, ou seja, abaixo de 0ºC.

Conheça os modelos de porta frigorífica da Rayflex!

As portas rápidas frigoríficas desenvolvidas pela Rayflex contam com tecnologia de ponta e garantem diversas vantagens para o seu ambiente, como processo de abertura e fechamento em poucos segundos, aumento da produtividade e redução de custos.

Desenvolvidas por nossos especialistas, disponibilizamos três modelos:

FrigoMax

As portas FrigoMax são utilizadas em ambos os tipos de câmaras frias, sendo indicadas para ambientes que apresentam uma grande variação de temperaturas, incluindo as câmaras congeladas de até -30 ºC.

Além disso, a porta rápida FrigoMax garante isolamento térmico na lona, vedação total em seu perímetro e conta com um sistema exclusivo de guia resistente a pressões de ar.

FrigoIso

Desenvolvidas para câmaras frias que necessitam de diversos ciclos de abertura e ainda utilizam veículos pesados, a porta frigorífica FrigoIso apresenta um sistema exclusivo de autorreparação, agilidade devido à velocidade de abertura e fechamento, bem como economia, diminuindo os gastos com energia.

Esse modelo de porta rápida, que pode ser utilizada tanto em câmaras resfriadas quanto em câmaras congeladas, também apresenta um sistema de vedação eficaz e exclusivo para todo o seu perímetro, evitando assim a entrada de umidade e a formação de gelo.

Frigo M2

A porta Frigo M2 também é desenvolvida para as câmaras resfriadas e congeladas e possui isolamento térmico na lona, além de vedação em todo seu perímetro, reduzindo a troca de ar entre os ambientes.

O modelo conta com uma tecnologia puxa/empurra, sendo indicada para ambientes que trabalham em condições severas de temperatura e trânsito. Projetada para ilimitadas aberturas diárias, a porta Frigo M2 promove redução de custos com manutenção e energia elétrica.

Garanta já a sua porta frigorífica com a Rayflex!

Todas as portas rápidas da Rayflex são desenvolvidas de acordo com a necessidade do cliente e podem ser equipadas com sensores que realizam a abertura e fechamento sem qualquer tipo de contato, garantindo a sua abertura somente durante a passagem dos empregados e veículos.

Nossa empresa possui mais de 30 anos de mercado e é referência em portas rápidas. Para saber mais sobre nossos modelos e solicitar um orçamento, entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores!

Política de privacidade